Cor do ano Pantone: saiba como usar essa tendência na decoração!

cor-do-ano-pantone
Tempo de leitura: 5 minutos

O Classic Blue é um tom sóbrio que permite diversas combinações. Descubra mais sobre a cor deste ano e veja como aplicá-la no seu apartamento!

Nesse artigo você encontrará:

  • Quem é Pantone e como é escolhida a cor do ano?
  • Como aplicar a cor do ano na decoração da sua casa?
  • Outras opções de cor para 2020

Não é só a bordo de um barco em alto mar que você pode olhar para um azul profundo. A cor do ano Pantone pretende trazer o conforto e a reflexão do azul para todos os aspectos da vida, desde a sua roupa até a decoração de casa. Neste artigo, vamos mostrar como aplicar a cor Pantone 2020 – o Classic Blue – no seu lar, além de explicar como é feita a escolha anual do tom.

“As mudanças de cores de um ano para outro estimulam novos olhares para para a decoração e para o design de interiores. Acredito que as cores devem ser usadas sem medo quando projetamos nossos espaços”, diz a arquiteta Luciana Uras, do Studio ArquitetUras. 

“Além de personalidade para os ambientes, elas trazem alegria e isso se reflete diretamente em como os espaços vão ser utilizados e conectados uns com outros”, completa Evelyne Grande, também do Studio ArquitetUras. 

Quem é a Pantone e como é escolhida a cor do ano Pantone?

Para quem se pergunta “afinal, quem é a Pantone?”, a resposta até que é simples. Pantone é a empresa responsável pelos guias de cores usados por marcas de moda, revistas, design de interiores e mídias digitais. 

Em 1963, o fundador Lawrence Herbert criou um sistema para identificar, combinar e comunicar cores para obter consistência nas indústrias de impressão e design têxtil. O segmento mais conhecido da empresa, porém, é o Color Institute, que faz a previsão da cor do ano Pantone, que em tese será vista em todos os lugares nos próximos meses. 

O Instituto estuda como “a cor influencia os processos de pensamento humano, as emoções e as reações físicas, aumentando seu compromisso em proporcionar aos profissionais uma maior compreensão da cor e ajudá-los a utilizar a cor de maneira mais eficaz”, diz o site oficial.

A cor do ano Pantone é escolhida depois de muita pesquisa feita pelo Instituto Pantone e geralmente é divulgada em dezembro. O tom de 2020 é o Classic Blue, número 19-4052, eleito para representar a busca por segurança, estabilidade e proteção.

“O uso da cor na decoração promove concentração e ajuda a organizar os pensamentos, um equilíbrio em relação ao ritmo acelerado que a tecnologia nos impõe”, diz a Casa Vogue sobre a cor do ano. À revista, a diretora executiva da Pantone, Leatrice Eiseman, acrescentou: “O Classic Blue nos encoraja a olhar além do óbvio, a expandir nossos horizontes, nos encorajando a pensar profundamente, abrir nossa perspectiva e melhorar a comunicação”.

Como aplicar a cor do ano Pantone 2020 na decoração

Se em 2019 os tons terrosos ganharam as paletas de designers do mundo todo, este ano são os tons frios e profundos que ditarão a moda, tanto nas ruas quanto dentro de casa. Para aplicar a cor do ano Pantone 2020 na decoração, é preciso fazer uma reflexão: o quanto você de fato se identifica com o Classic Blue? A partir da sua resposta, será possível traçar a melhor estratégia para estar com a casa “na moda” e, ainda assim, se manter fiel às suas preferências.

Digamos que você gostou da cor deste ano, mas não o suficiente para pintar uma parede nesse tom. Que tal, então, aplicá-la em almofadas, vasos de plantas ou em guardanapos de pano para os jantares especiais? Para quem se apaixonou pela cor Pantone 2020, as opções também são muitas, e vão desde pintar as paredes da sala até trocar a cor dos armários da cozinha, por exemplo. Confira mais ideias a seguir!

O Classic Blue pode ser aplicado nos sofás, tapete e vasos de plantas na sala de estar
A dupla de arquitetas do Studio ArquitetUras investiu em um hall de entrada todo azul para impactar as visitas | Foto Guilherme Pucci
cor-do-ano-pantone-quarto
No quarto, invista em mantas e almofadas azuis para trazer a sensação de relaxamento ao ambiente
cor-do-ano-pantone-cozinha
Quem quer repaginar os armários pode pintá-los na cor do ano Pantone 2020 para uma cozinha mais moderna e com personalidade

Outras opções de cor deste ano

Além da cor do ano Pantone, há também os tons eleitos pelas principais marcas de tintas do Brasil. As cores que vão dominar as casas em 2020 seguem a tendência de serem mais frias e serenas, para estimular a reflexão e o autoconhecimento. Veja todas as opções:

1) Mantra

O verde-azulado da Suvinil sugere um mergulho interior profundo. Pode ser usado tanto na sala quanto nos quartos, para trazer mais serenidade.

2) Naval

A Sherwin-Williams escolheu o tom Naval, um azul-marinho suavizado. “A cor faz alusão ao estilo Art Déco dos anos 20 e funciona bem tanto como elemento de destaque do ambiente quanto um tom secundário para outras composições”, ressalta a Casa Vogue.

3) Praça no Inverno

A Coral também apostou em um tom de verde frio, mais acinzentado, inspirado em uma manhã de neblina. “A cor é clara, transmite calma e seu efeito muda conforme as cores ao seu redor, o que resulta em uma opção bastante versátil para as casas, com diversas opções de combinações e fácil de usar em todos os ambientes”, diz a Casa Vogue.

4) Modernismo

cor do ano pantone opcao rosa
Reprodução/Olhares.news

O rosa pastel da Eucatex quer transmitir afeto, compreensão, doçura e prosperidade. A cor foi inspirada nos tons claros das obras de Alfredo Volpi, Cândido Portinari e Di Cavalcanti, ícones do Modernismo, movimento artístico que marcou o início do século XIX no Brasil.

Encontre um apartamento novo com a Loft e decore do seu jeito!

Tem o apartamento ideal em mente, mas ainda não conseguiu encontrá-lo? A Loft pode ajudar, já que tem um portfólio de apartamentos extenso em São Paulo e no Rio de Janeiro. Continue acompanhando as novidades do mercado imobiliário no blog da Loft!