Cores para sala: ideias e dicas de como escolher

Compartilhar a notícia

Seja para ter uma sala vibrante ou relaxante, as cores serão suas aliadas na decoração do ambiente. Veja como montar a paleta ideal e como distribuir suas cores favoritas sem pesar o visual do apartamento

02 de janeiro de 2020

Autor Time Loft
Atualizado: 05 de maio de 2023 5 min de leitura
Decoração com cores para sala

Cada pessoa tem uma cor favorita, certo? Pois saiba que trazer essas cores para sala não só é permitido, como muito bem-vindo. A boa decoração deve transmitir a personalidade dos moradores, e nada mais justo do que fazer isso por meio da combinação de cores diferentes.

Por ser um ambiente de múltiplos usos, as cores para sala devem ser definidas com atenção. Se você adora azul e faz questão de ter paredes nesse tom, os móveis e objetos devem ser coordenados cuidadosamente. Tons de laranja, por exemplo, vão bem com a família dos azuis e podem aparecer em almofadas ou cadeiras para equilibrar o ambiente.

Importância das cores para Sala

Sala decorada com cor azul na parede e no sofá
Os tons de azul costumam trazer a sensação de relaxamento para os ambientes

Cada cor pode transmitir sensações, emoções e sentidos diferentes nas pessoas. Sendo assim a combinação de cores para sala utilizadas em uma residência é de extrema importância para o bem estar e conforto dos seus moradores.

Paletas de cores para sala

Sala com duas cores predominantes: branco e mostarda
Cores vibrantes como o mostarda podem aparecer em detalhes da decoração de sala

Como chegar na paleta ideal? O desafio está no equilíbrio. Se a proposta for explorar tons vibrantes e quentes, como o Living Coral, cor do ano da Pantone, ou o tom Quentão, da Suvinil, é importante trazer objetos em cores neutras para arrematar e ter cores que combinam para sala.

Alguns exemplos de cores consideradas neutras são o branco, o cinza, o nude e o preto. Cores neutras possuem inúmeras vantagens e são uma escolha mais segura, com menor possibilidade de a pessoa enjoar com o passar do tempo. Além disso, garantem uma liberdade para ousar mais em itens de decoração, como almofadas, quadros, enfeites, tecidos e pequenos objetos.

Da mesma forma, se optar por fazer uma sala Greenery, cor do ano em 2017, será preciso equilibrar o tom com outras cores que combinam para sala, como a família dos beges e marrons.

Anúncios

Ideias de cores para sala

A psicologia das cores pode ser uma aliada na hora de definir a paleta de cores para diferentes modelos de salas. “Um dos primeiros passos para definir a paleta de cores ideal para os modelos de salas é fazer uma análise, na qual se identificam as características como tamanho, quantidade de entrada de luz natural e altura do pé direito, pois as cores ajudam a fazer com que, por exemplo, um apartamento com pouca iluminação natural passe a sensação de ser mais claro”, diz a arquiteta.

Cor para sala pequena

Se a sala é pequena, o branco e as demais cores neutras serão responsáveis por trazer mais amplitude. Trabalhando com várias intensidades de cores, é possível criar efeitos visuais nos ambientes, como ampliar, encurtar ou estreitar. As cores podem visualmente destacar pontos positivos ou disfarçar pontos negativos do apartamento em questão.

Cor para sala quadrada

Em uma sala quadrada, também pode ser melhor ir por tons neutros, para diminuir a sensação de que se está em uma caixa. Já as salas em L permitem ousar um pouco mais nas ideias de cores para sala, com a criação de dois ambientes. Essa divisão pode ser feita por meio de pequenas diferenças nas paletas (no caso de ambientes integrados).

Cores para sala grande

A sala para três ambientes permite o uso de uma paleta distinta para cada um deles, especialmente se houver alguma divisão física entre eles, como uma porta de correr, por exemplo. A sala de estar tem uma paleta, a sala de jantar tem outra e a sala de TV ou escritório, mais uma.

Cores para sala de TV

Sofá rosa e parede cinza escuro, ótima combinação de cores para sala
Para quebrar a sobriedade do cinza, você pode aplicar boiseries na parede e trazer relevo para a sala

Ao escolher as cores para sala de TV, tenha em mente que a protagonista do espaço é mesmo a televisão, e que, quando estiver ligado, o aparelho vai trazer diversas cores diferentes para o ambiente.

Tons neutros mais escuros são cores que combinam para sala de TV. Uma paleta com várias nuances de cinza é a melhor opção, sem chance de errar. 

No sofá e em móveis como rack ou estantes, é bom permanecer nas cores neutras. Já em almofadas, mantas e outros objetos decorativos, cores vibrantes são bem-vindas.

Cores para parede de sala

Sofá cinza e parede branca, exemplo de cores claras para sala
Cores neutras são ideais como base para salas pequenas

As salas costumam ser espaços de descanso, usadas pelos moradores para confraternizar e relaxar nos sofás. Claro que a textura de parede vai depender do perfil da família – as mais ativas e energéticas podem desejar uma sala em tom mostarda, por exemplo. Mas os tons sóbrios costumam ser os queridinhos, por permitirem a fácil combinação de cores com os demais itens de decoração.

Cores neutras são mais recomendadas para uso em paredes, revestimentos e marcenarias. Elas combinam entre si mais facilmente, proporcionando ambientes mais aconchegantes e elegantes.

Em salas pequenas, além da textura de parede neutra, você pode investir em um espelho para sala. Pode ser em uma parede da sala de jantar ou até mesmo na sala de estar.

Em salas de jantar integradas com a sala de estar o ideal é que todo esse ambiente integrado siga a mesma paleta de cores. Se os ambientes forem fisicamente separados, é possível utilizar paletas diferentes entre as salas.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Veja também

Sala de Imprensa

28 de março de 2024

Relatório Equidade Salarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.