corretor-de-imoveis-de-alto-padrao

Como ser um corretor de imóveis de alto padrão?

8 MINUTOS DE LEITURA

Entenda o que o cliente espera de um corretor de imóveis de alto padrão, como pensar em marketing digital e o que não pode faltar no anúncio.

Como ser corretor de imóveis de alto padrão é uma pergunta frequente entre os profissionais da área. 

Afinal, imóveis de luxo são mais caros e, portanto, rendem comissões mais altas. Os clientes que têm alto poder aquisitivo podem vir a comprar outros imóveis, para si ou para investir, e suas indicações a amigos e familiares valem muito. 

Mas como entrar nesse nicho imobiliário? Ao longo deste blog post, você descobre:

  • O que esperam e como captar clientes de alto padrão
  • Como criar uma persona de marketing digital
  • O que não pode faltar no anúncio de alto padrão

Como captar clientes para imóveis de alto padrão

Como ser corretor de imóveis de alto padrão passa, logicamente, por ter clientes de alto padrão. Para captá-los, é preciso entender como eles pensam, o que desejam e o que esperam de profissionais com quem trabalham.

Ser associado a uma imobiliária de alto padrão, claro, ajuda a abrir essas portas, visto que os clientes já associam a marca ao serviço sofisticado que demandam. Mas também é possível fazê-lo de forma autônoma, desde que dedicando-se a um nível de atendimento excepcional. 

Trata-se de um grupo que está acostumado e espera um atendimento altamente personalizado e multifacetado. Quando o atendimento agrada, ele é inclusive indicado para outros, e começa-se assim um networking que segue rendendo novas oportunidades.

Ao buscar um profissional do mercado imobiliário, o público de alto padrão busca alguém autossuficiente, que saiba sobre assuntos diversos e possa resolver vários tipos de dúvidas e problemas de forma competente e ágil. 

Ter bom conhecimento de economia, e especialmente de investimentos é fundamental para transmitir essa segurança de que o corretor sabe o que está fazendo quando lida com os desejos do alto poder aquisitivo. 

Ter na manga indicações de alta qualidade (como de fornecedores, arquitetos e designers) também ajuda a fortalecer esses laços e a oferecer uma assistência completa

Captar clientes de alto padrão não acontece do dia para noite e, geralmente, é um processo. 

Frequentar eventos e estabelecimentos que seu cliente ideal frequentaria é uma boa ideia para introduzir-se nesse mundo e começar a cultivar relacionamentos que podem render frutos mais adiante – sem nunca perder a educação e a vontade de ajudar, mesmo que gratuitamente em um primeiro momento.  

Outro ponto importante é ter repertório cultural para poder conversar de forma mais fluida com a clientela, desenvolvendo uma atitude de corretor-curador. Aliás, o curador de arte é uma boa analogia: ele sabe falar sobre os vários movimentos artísticos, fazer conexões entre uma obra e seu contexto, o momento de vida dos artistas – e sua apresentação pessoal é impecável e elegante. 

Como fazer marketing digital para imóveis de alto padrão?

O público de alto padrão é sofisticado, exigente e demanda atendimento personalizado a cada etapa de seu processo de compra, do primeiro contato à assinatura da escritura. Adaptar isso ao marketing digital, que acontece em grande escala, não é tarefa rápida!

Mas é possível, claro. Caso contrário, as grandes marcas de luxo do mundo não investiriam tanto dinheiro nesse ramo. O mais importante é acertar na criação da persona, jargão do marketing para falar sobre o cliente ideal, ao redor de quem as ideias serão criadas. 

A persona vai ajudá-lo a definir quem é o cliente para imóveis de alto padrão. Ela precisa responder, pelo menos, às seguintes perguntas:

  • Um endereço
  • Uma profissão
  • Uma história de vida: onde trabalha, onde os filhos estudam, quais são seus planos para a família nos próximos anos, etc.
  • Qual tipo de imóvel deseja e para qual finalidade
  • Quais são os diferenciais de atendimento que aprecia (e do que não gosta)
  • Como é sua situação financeira (se compra à vista, tem investimentos diversificados, investe em imóveis, etc.)
  • Quais são seus principais desejos, receios e interesses
  • Como prefere se comunicar (meios de comunicação e tom de voz)

Como se tornar um corretor de imóveis de alto padrão é uma tarefa que se torna mais fácil com a internet, onde você pode buscar os perfis de pessoas que se encaixam nesse público-alvo e analisar seus hábitos e comportamentos. É possível fazer isso a distância ou através de entrevistas com pessoas desse grupo, caso você tenha acesso a elas.

Assim, com a persona criada, é possível entender qual tipo de marketing digital seria mais apropriado e criar estratégias escaláveis nas plataformas adequadas. 

Talvez o ideal seja apostar em inbound marketing, que trabalha com a criação de conteúdos relevantes para aquela persona, seja via marketing de conteúdo (através de sites, blogs, vídeos ou outros materiais especiais) ou via e-mail marketing. 

Ou pode ser também através de postagens estratégicas nas redes sociais que vão lhe transformar em uma referência no mercado imobiliário de luxo – não é preciso ter dezenas de milhares de seguidores se aqueles que você tiver forem de altíssimo nível. 

Então, o que esse público de alto padrão que você traçou preferiria? 

Receber uma newsletter exclusiva com informações difíceis de obter sobre lançamentos imobiliários ou oportunidades em bairros valorizados? Ou quem sabe um convite para um bate-papo no Instagram com um especialista em tecnologia, abordando as tendências para moradias automatizadas? Ou alguma outra coisa?

O importante é ter um foco para que aquilo que você decidiu executar seja muito bem executado. O corretor de imóveis de alto padrão é especializado justamente para não perder o público que cativou através da excelência.

Por isso, pense primeiro como sua persona para, em seguida, determinar o que ela gostaria de receber e só aí trabalhar para criar o conteúdo necessário.

Leia também: Estratégias comprovadas de marketing digital para corretores

Como divulgar imóveis de alto padrão

Por ser muito exigente, o público de alto padrão exige extremo cuidado na divulgação. Caso contrário, seu anúncio provavelmente vai se perder no feed.

Como ser um corretor de imóveis de alto padrão, portanto, geralmente passa pela contratação de um fotógrafo profissional, que vai poder destacar os melhores ângulos de um imóvel com muito mais eficácia – e atrair a atenção

É possível fazê-lo por conta própria? Sim, mas também pode ser mais trabalhoso. Portanto, para quem sonha em ser um corretor de imóveis de alto padrão, combinar uma parceria recorrente com algum profissional da fotografia pode se revelar muito vantajoso. Na Loft, inclusive, as fotos profissionais já fazem parte do pacote de divulgação dos imóveis à venda.  

Como fazer fotos de imóveis de alto padrão: no vídeo acima, especialista da Loft dá dicas para tornar as fotos mais atraentes

Como anunciar imóveis de alto padrão também passa por destacar os diferenciais arquitetônicos e materiais de um determinado imóvel. O público de luxo sabe identificar mármore, piso de madeira maciça e outros detalhes de acabamentos, e adora novidades tecnológicas e casas inteligentes

Outro ponto importante é conhecer a fundo o condomínio e seus arredores. O cliente de alto padrão não vai abrir mão de sua qualidade de vida, que passa por morar perto de opções de lazer, cultura e gastronomia na região. Você sabe quais são elas? Se não souber, melhor já começar a pesquisa!

Não se esqueça de incluir no anúncio os diferenciais do prédio, detalhes sobre sua segurança e o que torna aquela região valorizada no mercado. Essas informações, assim como custos mensais e outros preços e condições, devem estar na ponta da língua.

E se o prédio ou o projeto do apartamento for assinado por um arquiteto ou estúdio reconhecido, não se esqueça de incluir esse fato. Agrega grande valor ao imóvel!


Leia também: Você sabe o que é home staging? Entenda essa ótima técnica de vendas!

Como ser corretor de imóveis de alto padrão: a Loft pode ajudar!

Para quem se pergunta como ser um corretor de imóveis de alto padrão, a Loft criou um curso online gratuito justamente sobre esse tema no Loft Pro, sua plataforma de ensino a distância. Comece suas aulas hoje!

Outra oportunidade que a Loft oferece é tornar-se um corretor de imóveis parceiro, algo que você pode fazer online e gratuitamente. 

Assim, tem acesso ao portfólio de imóveis selecionados em São Paulo e no Rio e diversos outros diferenciais, como política clara de vínculo entre corretor e cliente, garantia de pagamento de comissão ao vender imóveis Loft e acesso ao programa Top Broker, que oferece benefícios pela alta performance. Cadastre-se aqui!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter