Corretor de imóveis: o que é e qual sua importância no mercado imobiliário?

Compartilhar a notícia

Se você está no mercado imobiliário, provavelmente já ouviu falar sobre a importância do papel do corretor. Mas o que exatamente ele faz? Vamos explorar suas funções e como elas podem ser cruciais em transações imobiliárias.

18 de abril de 2024

Autor Time Loft
Atualizado: 18 de abril de 2024 8 min de leitura

O corretor de imóveis, também chamado de corretor imobiliário, é peça-chave quando se trata de transações imobiliárias. É ele que está apto a intermediar processos de compra, venda, locação, permuta e administração, tanto em áreas urbanas quanto rurais.

No Brasil, a profissão se regulamentou em 1962 e novamente em 1978, quando se criou um caminho claro para quem quer atuar nela: após uma especialização técnica e um estágio, é possível se credenciar junto ao Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) do estado. Com a carteirinha em mãos, a pessoa está apta a atuar como corretora de maneira autônoma ou em uma imobiliária.

O que faz um corretor de imóveis?

Ser um corretor imobiliário é abraçar uma profissão dinâmica e desafiadora, que vai além de simplesmente intermediar negociações.

Esse profissional atua compreendendo as necessidades dos clientes, oferecendo orientações especializadas e encontrando o imóvel perfeito para cada cliente, sabendo como vender um imóvel mais rápido, entre outras negociações.

Principais atividades de um corretor de imóveis

  • Prospectar clientes em potencial;
  • Realizar visitas aos imóveis apresentando detalhadamente as propriedades;
  • Negociar condições e preços;
  • Elaborar contratos;
  • Auxiliar em todo o processo burocrático da transação.
Anúncios

O que é preciso para ser um corretor de imóveis?

Para ser um corretor de imóveis, é fundamental realizar um curso de formação específico, que fornecerá os conhecimentos teóricos e práticos essenciais para a profissão.

Em seguida, é preciso obter o registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci), que habilita legalmente o profissional para exercer a atividade.

Somente assim é possível atuar de forma legal, seja como autônomo ou em uma imobiliária.

Precisa de curso superior para ser um corretor imobiliário?

Não é obrigatório ter um curso superior para atuar como corretor imobiliário.

No entanto, a profissão exige a conclusão do curso de Técnico em Transações Imobiliárias (TTI) e o registro no Creci para exercer a atividade de forma legal.

Como tirar o Creci?

Para saber como tirar o Creci é necessário seguir alguns passos importantes para estar apto a exercer a profissão de corretor imobiliário.

Assim, o interessado deve concluir com êxito o curso de TTI, que é oferecido por instituições autorizadas pelo Creci, e realizar o estágio em uma imobiliária.

Depois, com o diploma de conclusão em mãos, o próximo passo é se inscrever no Creci de sua região, apresentando a documentação exigida.

Geralmente, as exigências incluem cópias de documentos pessoais, comprovante de residência, certificado de conclusão do curso e pagamento da taxa de registro.

Quanto ganha um corretor de imóveis?

Segundo a Pesquisa Salarial da Catho Online, um corretor de imóveis no Brasil tem salário médio de R$ 3.251,63.

Vale lembrar, no entanto, que quanto ganha um corretor de imóveis varia de acordo com o recebimento da corretagem, ou seja, da porcentagem recebida por cada compra ou venda bem-sucedida.

Até recentemente, o Creci (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) de cada estado tinha um tabelamento com honorários de transações imobiliárias. Em março de 2018, no entanto, o Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) proibiu a prática.

Atualmente, as taxas de corretagem são livres, variam entre 5% e 12% e incidem sobre compras, vendas, aluguéis e administração de prédios em áreas urbanas ou rurais. As tabelas continuam sendo um ponto de partida importante para entender a precificação de seu mercado.

Qual é a diferença entre consultor e corretor de imóveis?

Embora ambas as atividades estejam relacionadas ao mercado imobiliário, há distinções significativas entre o papel do consultor e o do corretor de imóveis.

O corretor atua como intermediário entre compradores e vendedores, focando na negociação e na venda de imóveis específicos. 

Por outro lado, o consultor imobiliário adota uma abordagem mais abrangente, atendendo às necessidades do cliente de forma personalizada, oferecendo orientações sobre o mercado e sugerindo soluções mais alinhadas às suas expectativas e aos seus objetivos.

Corretor autônomo versus corretor na imobiliária: quais são as diferenças?

A principal distinção entre o corretor de imóveis autônomo e o corretor vinculado a uma imobiliária está na forma de atuação e no tipo de relação empregatícia.

O corretor autônomo trabalha de forma independente, sem vínculo formal com uma empresa, o que lhe confere maior flexibilidade em sua rotina de trabalho, mas também exige maior responsabilidade na prospecção de clientes e na condução dos negócios.

Como é trabalhar em imobiliária?

corretor de imóveis que atua em uma imobiliária pode contar com o suporte da empresa, como a oferta de imóveis, treinamentos, estrutura e marketing, porém deve cumprir com as metas e as normas estabelecidas pela organização.

Portanto, trabalhar em uma imobiliária pode oferecer um ambiente dinâmico e estimulante para o corretor de imóveis.

Ambas as opções têm vantagens e desafios, sendo importante que o profissional avalie seu perfil e seus objetivos para fazer a melhor escolha em sua carreira imobiliária.

O que é preciso para ser um corretor imobiliário de sucesso?

Para se destacar como um corretor imobiliário de sucesso, é essencial investir em capacitação contínua e se manter atualizado sobre as tendências do mercado. Do mesmo modo, é preciso desenvolver habilidades de comunicação, empatia e negociação que são fundamentais para construir relações sólidas com os clientes.

Como impulsionar a carreira como corretor imobiliário?

Impulsionar a carreira como corretor requer dedicação e estratégia. Buscar capacitação por meio de cursos específicos e treinamentos é um caminho para aprimorar habilidades e conhecimentos.

Além disso, investir em marketing pessoal, utilizando as redes sociais e criando um site imobiliário profissional, pode aumentar a visibilidade do corretor no mercado.

Conheça, a seguir, as melhores práticas para alcançar esse objetivo e conquistar uma carreira promissora, repleta de realizações como corretor.

Cursos e atualizações

O caminho para o aperfeiçoamento profissional em um mercado imobiliário em constante evolução é buscar conhecimento para ter sucesso como corretor imobiliário.

Cursos e atualizações especializadas proporcionam as habilidades necessárias para entender as demandas dos clientes e as tendências do setor.

Sendo assim, invista em temas como marketing imobiliáriotécnicas de vendas e gestão de negócios para potencializar a atuação do profissional.

Networking e troca de experiências com profissionais do ramo

Fortaleça sua rede profissional construindo um sólido networking no ramo imobiliário.

Essa é uma estratégia valiosa para além de um curso para corretor imobiliário, porque você interage com outros profissionais do setor e troca experiências.

Compartilhar conhecimentos e aprender com práticas bem-sucedidas em eventos, workshops e associações do ramo são maneiras eficazes de expandir sua rede de contatos.

Conhecimento de novas tecnologias

No mundo imobiliário em constante transformação, dominar novas tecnologias é uma vantagem competitiva para o corretor de imóveis.

Ferramentas digitais podem otimizar a gestão de clientes, auxiliar na divulgação de imóveis e facilitar a negociação. Conhecer plataformas de realidade virtual, análise de dados e automação de processos permite oferecer um serviço mais eficiente e personalizado aos clientes.

Uso do CRM para inteligência de negócio

Customer Relationship Management (CRM) é uma poderosa ferramenta que possibilita ao corretor imobiliário gerenciar relacionamentos com clientes e prospects de forma estratégica.

Com o CRM imobiliário, é possível acompanhar históricos de interações, preferências e necessidades dos clientes, o que auxilia na personalização do atendimento e na identificação de oportunidades de negócio.

Seja para o corretor autônomo que busca uma gestão eficiente do negócio, seja para o profissional vinculado a uma imobiliária que deseja otimizar o relacionamento com clientes, o uso do CRM é uma estratégia fundamental para potencializar a performance e alcançar o sucesso no mercado competitivo de hoje.

Conheça a Loft Mais Negócio

A Loft tem um conjunto completo de soluções comerciais, tecnológicas e financeiras, que abrangem todas as fases da jornada de compra, venda e aluguel de imóveis. Nosso compromisso é criar uma experiência segura e transparente, impulsionando o crescimento das imobiliárias.

Somos especialistas em soluções para imobiliárias, impulsionando o setor em todo o Brasil com soluções comerciais, tecnológicas e financeiras através da Loft Mais Negócio.

Conheça nossas soluções: Loft/ CRMLoft/ Fiança AluguelLoft/ Financiamento Imobiliário e Loft/ Portfólio Único Compartilhado.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.