Corretor, saiba como vender imóveis pelo Whatsapp

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Pensar em modelos de venda é essencial para o sucesso do corretor. Vender imóveis pelo Whatsapp melhora sua relação com os clientes e amplia as possibilidades de venda

05 de agosto de 2019

Autor Time Loft
Atualizado: 21 de agosto de 2023 7 min de leitura

A boa relação entre corretor e clientes é a alma de um trabalho bem sucedido. Para melhorar o entrosamento, saber como vender imóveis pelo Whatsapp pode ser um ótimo meio de estreitar relacionamentos e aumentar as possibilidades de venda. O aplicativo pode ser um ótimo recurso para manter presença na memória dos clientes. 

Vendas por aplicativos de mensagens, principalmente o Whatsapp, vêm ganhando cada vez mais espaço entre os usuários de smartphones. Atualmente, é necessário pensar nesse modelo como um aperfeiçoamento da suas estratégias de venda.

Com a popularização da internet, se tornou imprescindível manter uma presença digital para ampliar o alcance da marca. Entretanto, para vender produtos de alto valor agregado como imóveis pelo Whatsapp é preciso ter muita atenção para as especificidades desse modelo de negócio. Utilizá-lo de forma equivocada pode estragar definitivamente suas chances de sucesso. 

Conhecer as estratégias comprovadas de marketing digital para corretores é fundamental para melhorar as vendas. Selecionamos as melhores dicas para você saber como vender imóveis pelo Whatsapp.

Por que vender imóveis pelo whatsapp? 

Nos últimos anos, o Whatsapp se tornou o aplicativo mais utilizado no mundo. No Brasil, 98% dos usuários de smartphones usam o Whatsapp diariamente. De 2014 à 2019, o número de brasileiros que utilizam aplicativos de mensagens de texto subiu de 36 milhões para 77 milhões. 

Outro dado relevante é que, em 2020, muito por conta da pandemia do coronavírus que impossibilitou a mobilidade em diversos serviços, 13 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra online.

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Smartphones – de luxo à realidade em poucos anos

Qual estratégia de venda devo usar?

Nas últimas décadas, o formato de comunicação das propagandas mudou. As estratégias de marketing deixaram de se basear em abordagens diretas com frases no imperativo, afirmando porque o cliente deve comprar o produto.

Estratégias de venda modernas se apoiam na promoção de um estilo de vida, um “clima” que envolve o consumidor e o convence que o produto não é apenas funcional – ele também pode mudar para melhor toda as esferas da vida. 

Quando falamos de venda de imóveis, essa abordagem pode ser ainda mais eficaz. A casa representa muitas coisas na vida do morador. É nela que procuramos descanso, descontração e lazer, além de passar os momentos ao lado de família e amigos. Ao comprar um lar, estamos comprando, literalmente, um estilo de vida. 

Tenha isso em mente na hora de desenvolver a abordagem de sua venda. Conheça os gostos dos clientes, quais estilos de vida e necessidades particulares de cada um deles. 

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Como abordar os Seus clientes?

Assim como você faria ao conhecer qualquer pessoa, não adicione e saia mandando mensagens para seu cliente como se já se conhecessem há anos. No Whatsapp, vendas são resultados do processo de criação de relacionamento entre vendedor e consumidor. 

Tenha um tom mais conversativo e aberto na abordagem, mas seja mais sutil em relação às estratégias de venda tradicionais. Para vender imóveis pelo Whatsapp, o tom de discurso deve ser menos invasivo ao tratar do negócio. Caso passe o dia no escritório, utilizar a versão web do Whatsapp pode facilitar sua vida

Lembre-se que algumas pessoas utilizam o aplicativo apenas para conversas íntimas. Há também aquelas que não gostam de ficar presos aos celulares. Por isso, conheça seu cliente antes de abordá-lo.

Peça permissão para conversar com o cliente pelo whatsapp

Ao adicionar o número do seu cliente, pergunte quais as melhores formas para conversar e sugira o diálogo via Whatsapp. Caso a resposta seja positiva, peça para ele adicionar seu número no próprio smartphone – isso irá ajudá-lo na hora de montar as listas de contato. 

Ao abordar os clientes, tenha em mente:

Perceba o estilo de conversa do cliente: sinta se ele está mais ou menos aberto a bater papo e contar sobre a própria vida. Se o cliente for de poucas palavras, respeite – não insista nem force um diálogo, isso pode deixá-lo desconfortável. Se o cliente for conversativo, aproveite! Mas não lote as notificações dele com mensagens logo de cara. Conheça-o aos poucos e estreite o relacionamento gradualmente. 

Não faça o cliente se sentir apenas mais um contato na sua lista de telefones: mande uma mensagem perguntando como o cliente está e cumprimentando antes de mandar uma propaganda ou folder. Seja gentil, como seria se estivesse encontrando a pessoa na rua. 

Vá além das mensagens automáticas: mensagens automáticas economizam tempo. Mas, ao encontrar clientes interessados em comprar, investir mais tempo e trabalho em conversas particulares pode trazer mais resultados. 

Conquiste a confiança do cliente: pode levar algum tempo, mas clientes que confiam no vendedor são mais fiéis e voltam ou indicam seus serviços para conhecidos. 

Envie mensagens em horário comercial: mantenha o profissionalismo. Não mande mensagens muito tarde ou muito cedo.

Não cobre respostas: se o cliente não quiser responder, não insista. 

Mostre que está disponível: ofereça ajuda ou auxílio para quando o cliente tiver possíveis dúvidas. 

O conteúdo publicitário é importante, mas não deve ser o objetivo principal da conversa: manter um relacionamento somente através de folders, mensagens e links pode não dar muito resultado. 

Tenha um número de whatsapp só para venda

Manter um número de Whatsapp para a venda e outro para sua vida particular te dará mais tempo livre para conversar sobre outros assuntos com seus conhecidos sem ser cobrado por respostas 24h por dia.

Crie listas de transmissão segmentadas

Com listas de transmissão você consegue enviar mensagens para até 256 contatos de uma vez. Isso te poupará muito trabalho. A principal vantagem das listas é que você não precisa selecionar quais contatos receberão as mensagens cada vez que for mandá-las, os grupos criados permanecem montados.

E o melhor, você pode criar quantas listas quiser. As mensagens dos contatos que respondem aparecem só para você – um contato não verá o comentário dos outros. Com elas, você também consegue verificar se todas as mensagens foram entregues. Conheça aqui como criar uma lista aqui

Crie listas segmentadas

Crie listas com clientes que possuem o mesmo perfil e necessidade: diferencia os que procuram um apartamento para comprar seja ele novo, usado ou na planta. Separar clientes com as faixas de preço que podem pagar também pode ser uma boa estratégia. 

Crie conteúdos específicos para o whatsapp

Crie conteúdos com foco nos clientes do Whatsapp: monte imagens e folders que sejam fáceis de visualizar no aplicativo. Não crie imagens com muitas coisas escritas ou letras muito pequenas, elas são difíceis de ler e podem fazer com que o cliente disperse.

O ideal é produzir conteúdos fáceis e rápidos de ler. Use cores elegantes e simples, para que sejam agradáveis para todos os estilos de clientes. Escolha fotos atraentes e que despertem o interesse de quem vê. 

Dê preferência para imagens com a extensão .jpeg ou .jpg, elas são mais leves e se adaptam bem ao aplicativo. Evite enviar arquivos em PDF ou outros formatos que necessitam de mais empenho do cliente para visualizar. 

Vender imóveis pelo whatsapp amplia suas vendas e te aproxima dos clientes

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