Como ter uma cozinha dos sonhos no seu apartamento?

cozinha-dos-sonhos
Tempo de leitura: 5 minutos

Não importa se você cozinha bem – ter uma cozinha dos sonhos pode ser a peça que faltava para completar o quebra-cabeça do bem-estar na sua casa; saiba como chegar no seu tipo de cozinha ideal

Nesse artigo você encontrará informações sobre os temas:

  • Existe tamanho ideal para cozinha?
  • Conheça os tipos de cozinha existentes
  • Como planejar a cozinha dos sonhos?
  • Cozinha de apartamento grande x cozinha pequena

Um dos cômodos mais importantes em um apartamento, a cozinha muitas vezes é considerada o coração da casa. E se comida é afeto, nada mais natural do que desejar ter uma cozinha acolhedora para preparar as melhores refeições para família e amigos.

Diante de tamanha importância, a cozinha pode ser o divisor entre comprar ou não um imóvel. Por isso, neste artigo vamos mostrar como ter uma cozinha dos sonhos no seu apartamento, desde a busca por um imóvel com potencial até os tipos de cozinha existentes. 

Vamos apresentar os conceitos para uma cozinha confortável, além de dicas para deixar o ambiente agradável e funcional. Conheça ainda as vantagens e as desvantagens de ter uma cozinha de apartamento grande ou uma cozinha pequena.

Existe um tamanho ideal para cozinha?

O tamanho ideal para cozinha vai depender totalmente dos hábitos dos moradores. Se mora sozinho e não costuma preparar muitos pratos, uma cozinha compacta resolve bem. Para famílias com filhos ou pessoas que gostam muito de cozinhar, vale a pena procurar imóveis com mais espaço neste ambiente.

A cozinha costuma influenciar bastante na decisão de compra de apartamento, especialmente em relação ao tamanho. Os compradores avaliam tanto o estado atual do cômodo, como as possibilidades de reforma. Por exemplo, tem quem sonhe com uma cozinha aberta para a sala. Caso não seja possível remover a parede que separa os ambientes, é provável que o comprador em potencial desista de fechar negócio.

O mais importante ao buscar a cozinha dos sonhos é saber dizer o que você quer ter neste ambiente. Não tenha medo de colocar os sonhos no papel por que eles envolveriam uma reforma – o processo nem sempre é complicado. Pensando em simplificar a obra, a Loft criou um departamento de reformas que atende a todos que pensam em fazer mudanças no apartamento, inclusive renovar totalmente a cozinha.  

O cliente participa de todas as etapas do projeto, que será avaliado por ele via ferramentas 3D para que possa ver como os ambientes vão ficar antes mesmo da reforma começar. Uma vez aprovado o projeto, a Loft se encarrega de efetuar a obra e você tem garantia de um ano após a conclusão. Saiba mais sobre a reforma da Loft aqui!

Conheça os tipos de cozinha existentes

A cozinha dos sonhos varia de pessoa para pessoa e há muitos estilos de decoração possíveis. Para ajudar você a visualizar o que melhor se adequa ao seu lar, separamos os 6 tipos de cozinha mais comuns em apartamentos. Confira:

1) Cozinha em L

A cozinha em L ganha esse nome porque tem uma bancada que se estende por duas paredes do ambiente. O resultado é o formato da letra L.

Cozinha em L de apartamento do Loft Select na Vila Madalena, em São Paulo
Cozinha em L de apartamento do Loft Select na Vila Madalena, em São Paulo

2) Cozinha americana

Muito comum em apartamentos pequenos e em empreendimentos novos, a cozinha americana tem uma bancada para refeição separando o ambiente da sala. 


3) Cozinha em U

A cozinha em U geralmente tem uma bancada em L, que é complementada por uma parede com marcenaria. Também há casos em que a bancada se estende pelas três paredes.


4) Cozinha com ilha

Ilha é uma bancada deslocada das paredes da cozinha, geralmente fixada no meio do ambiente. Pode ser de pedra, madeira ou metal, e pode abrigar ou não a pia – ou ainda o cooktop. O material escolhido vai depender do uso que se quer para a ilha.

Exemplo de cozinha com ilha em apartamento na Bela Vista, em São Paulo
Exemplo de cozinha com ilha em apartamento na Bela Vista, em São Paulo


5) Cozinha corredor ou paralela

Neste tipo de cozinha, há duas grandes paredes, que abrigam bancada, marcenaria e eletrodomésticos. As outras paredes costumam ser muito pequenas e, por isso, não vale a pena instalar itens nelas.


6) Cozinha linear

Uma bancada única é a principal característica da cozinha linear. Os eletrodomésticos são todos dispostos ao longo da bancada e da marcenaria planejada.

Cozinha linear em apartamento no tranquilo bairro de Moema
Cozinha linear em apartamento no tranquilo bairro de Moema


Como planejar uma cozinha dos sonhos?

Muitas dúvidas surgem quando você faz uma pausa para pensar em como planejar uma cozinha. Por onde começar? Preciso quebrar tudo ou não? Posso mudar as coisas de lugar, como a pia, por exemplo? Tem como fazer uma ilha na cozinha gastando pouco?

O que as fotos lindas e as referências salvas nas redes sociais não te contam é que você pode ter uma cozinha como sempre sonhou, mas que seja simples. Como adiantamos no início deste artigo, o tamanho ideal da cozinha e o estilo de decoração vão depender dos seus gostos e necessidades. A partir daí, será possível criar um projeto de reforma com um arquiteto, para na sequência fechar o orçamento.

Nesse ponto, você tem dois caminhos possíveis: 1) adequar seus sonhos ao orçamento que tem disponível, priorizando itens essenciais e deixando os outros para depois; 2) mexer nos valores destinados para outros ambientes da casa, caso ter uma cozinha dos sonhos seja seu desejo mais imediato.

projeto para cozinha em apartamento no Jardim América
A Loft possui um departamento de reformas para ajudar a todos que desejam renovar a casa, com projetos para cozinhas como a deste apartamento no Jardim América


A princípio, quase tudo pode ser trocado na cozinha, desde o encanamento até a posição de bancadas, eletrodomésticos e armários. Junto com os profissionais contratados, você chegará às soluções que mais atendam às suas necessidades para o espaço.

Para quem sonha em ter uma cozinha com ilha, mas tem o orçamento mais enxuto, há alternativas às bancadas de pedra, que costumam ser mais caras. A bancada pode ser de madeira, comprada pronta ou feita sob medida, ou ainda de metal. 

Cozinha de apartamento grande X cozinha pequena

Como mencionamos ao longo do artigo, o tamanho ideal para cozinha varia muito de morador para morador. Uma cozinha de apartamento grande pode ser ótima para uma família com filhos em idade escolar, mas também pode atender perfeitamente um chef ou cozinheiro amador. Da mesma forma, uma cozinha pequena pode ser transformada para servir a diversos usos.

Está se perguntando como planejar uma cozinha de apartamento pequeno? Primeiro, defina os usos, os eletrodomésticos e os utensílios que gostaria de ter. Lembre-se que não é necessário ter três conchas diferentes, por exemplo. Depois, invista em marcenaria planejada, que deve acomodar todos os itens listados para que nada fique à toa.

Na Loft, há apartamentos de todos os tamanhos e para todos os orçamentos, para que você encontre sua cozinha dos sonhos. Confira nossos apartamentos à venda em São Paulo e no Rio de Janeiro, e acompanhe as notícias sobre o mercado imobiliário no blog da Loft!