Você sabe qual curso de corretor de imóveis deve fazer

curso-para-corretor-de-imoveis
Tempo de leitura: 4 minutos

Conheça opções para formação e especialização e aumente seu portfólio de recursos com os cursos online gratuitos para corretores de imóveis oferecidos no Loft Pro!

A profissão de corretor é regulamentada por lei e exige registro em Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, o Creci. O Creci, por sua vez, exige certificação de algum curso de corretor de imóveis, que pode ser um curso profissionalizante ou um curso superior na área. 

É por isso que embora muitos se perguntem “quanto tempo demora para tirar o Creci”, essa é uma pergunta relativa: essas formações têm durações variadas, de dez meses a 4 anos, e há também o tempo de estágio obrigatório para poder finalmente se tornar um profissional. 

Neste blog post, você entende quais são as possibilidades de curso obrigatório e quais outros cursos que podem ajudá-lo a ir além na carreira – incluindo as videoaulas gratuitas de especialização oferecidos pela plataforma Loft Pro.

É Preciso fazer curso de corretor de imóveis?

Sim! Segundo a lei federal n° 6.530/1978, quem quer atuar na área precisa ter curso de corretor de imóveis. Sem esse certificado, não é possível se cadastrar no Creci. E trabalhar sem esse registro pode resultar em penalidades por crime de contravenção penal.

Na prática, é preciso ter um título de Técnico em Transações Imobiliárias ou Tecnólogo em Gestão Imobiliária ou, ainda, um diploma de curso superior em Gestão de Negócios Imobiliários ou Ciências Imobiliárias.

O curso de Técnico em Transação Imobiliária dura aproximadamente um ano. Já o curso superior para Tecnólogo em Gestão Imobiliária dura de dois a três anos. Por fim, há bacharelados em Gestão de Negócios Imobiliários e Ciências Imobiliárias, formações completas com duração de de quatro anos. 

Há opções que podem ser feitas a distância, presencialmente ou de forma semipresencial (parcialmente online e offline). Antes de se comprometer, porém, certifique-se de que a instituição está autorizada pelas autoridades competentes, como Conselho Estadual de Educação ou Ministério da Educação.

Além da certificação, O que você precisa para ser corretor de imóveis?

Ter sua certificação de curso de corretor de imóveis é o primeiro passo: antes de conseguir seu registro, ainda é preciso fazer um estágio supervisionado obrigatório. A carga horária exigida varia entre 130 e 200 horas.

Depois que já está afiado nessas frentes, falta se inscrever no Creci do estado onde você pretende trabalhar para ganhar sua credencial. Os documentos necessários são os seguintes:

  • RG
  • CPF
  • Foto 3×4
  • Título de eleitor e comprovantes
  • Certificado de reservista (para homens)
  • Comprovante de residência
  • Diploma de curso de corretor de imóveis
  • Comprovante de conclusão do Ensino Médio
  • Comprovante de pagamento das taxas do Creci

Importante citar que, como todo registro profissional desse tipo, o Creci envolve o pagamento de uma anuidade de manutenção. O custo varia de estado para a estado e, em São Paulo, está na casa dos R$ 1300. 

Leia mais: Você sabe as diferenças entre corretores autônomos e de imobiliárias?

Há cursos de especialização para corretores de imóveis no mercado?

Como qualquer outra, a profissão de corretor de imóveis está passando por mudanças decorrentes principalmente das transformações digitais. Aprimorar suas habilidades é, portanto, uma ótima maneira de se destacar no mercado.

Não faltam instrutores e aulas online ou presenciais Brasil afora: com a ajuda da Internet, você sempre vai conseguir encontrar alguém para te ensinar algo novo. Entre os temas interessantes de cursos para corretores de imóveis estão:

  • Técnicas de venda
  • Técnicas de comunicação
  • Avaliação imobiliária
  • Financiamento
  • Gestão de tempo 
  • Gestão de clientes
  • Direito Imobiliário
  • Programas habitacionais (como Minha Casa Minha Vida)
  • Administração de condomínios

É importante ressaltar que um curso de corretor de imóveis atraente não se restringe aos voltados para esse público. Imagine ser um corretor que tenha conhecimentos de estratégias de marketing digital, por exemplo. Agora, você está apto a oferecer uma experiência ainda mais sofisticada, certo?

Por isso, vale dar uma olhada em portfólios de cursos gratuitos como os do Sebrae, que abordam temas de empreendedorismo, customer success, vendas por WhatsApp e mais, e se inspirar.

A loft tem cursos de especialização gratuitos para corretores de imóveis

De olho nessa demanda por especialização, a Loft criou sua própria plataforma online e 100% gratuita de curso de corretor de imóveis: Loft Pro! Atualmente, há 3 cursos disponíveis:

  • Primeiros passos do corretor parceiro Loft 
  • Técnicas de vendas para imóveis de alto padrão 
  • Jornada de sucesso do Top Broker

Produzidas por especialistas, as videoaulas trazem informações relevantes e contemporâneas, com exemplos de aplicação e cases. Há ainda materiais complementares (que podem ser salvos e consultados depois) e certificados de conclusão que você pode divulgar em suas redes sociais, como LinkedIn.

Para Johnny Silva, que integra o programa Top Broker da Loft, os conteúdos agregaram ao dia a dia. “Em poucas horas de vídeoaulas, afirmei tudo que aprendi em 14 anos de profissão e sempre tem algo novo, uma dica interessante para se aprender entre um curso e outro”, fala 

Para quem quer saber mais sobre como a tecnologia é aplicada na prática, ele destaca o curso introdutório sobre a Loft: “Nele pude captar mais informações e argumentos sobre a precificação da Loft, os algoritmos usados e toda expertise adquirida”.

Para Johnny, é fundamental que corretores apostem na educação continuada: “A profissão é inconstante. Passamos por momentos de fartura e de crise, como o atual. O bom corretor precisa se manter em movimento, buscando aprender coisas novas“. 

“Esses cursos de aprimoramento são uma ferramenta essencial para a reciclagem e renovação da nossa profissão, assim como para uma renovação mental também“, segue.

Quem ainda desconfia de um curso de corretor de imóveis online, é melhor já se habituar: o digital chegou para ficar. “Na era da tecnologia – e com cada vez mais visitas e fechamentos virtuais –, o corretor tem que se atualizar. É uma necessidade”, finaliza Johnny.

Inscreva-se aqui no curso de corretor de imóveis da Loft Pro!

Seja parceiro da Loft!

A plataforma de curso de corretor de imóveis é apenas um dos diferenciais que a Loft – que já conta com mais de 11 mil parceiros no ramo – oferece para profissionais da corretagem. 

Afinal, a boa parceria é essencial para o sucesso do nosso negócio: quando corretores avançam na carreira, a Loft avança também! Para se tornar parceiro também, você só precisa preencher um formulário online

Assim, você já pode aproveitar uma série de benefícios e vantagens, como:

  • Participação no Top Brokers, que oferece leads qualificados e incentivos financeiros aos corretores com alta performance
  • Acesso a treinamentos exclusivos
  • Política clara de vínculo entre cliente e corretor
  • Assistência jurídica para fechar negócios
  • Kit de divulgação completo para cada apartamento à venda
  • Portfólio de imóveis em SP e no Rio de Janeiro
  • Comissão de até 6% pela venda de imóveis da Loft

Inscreva-se hoje e torne-se parceiro da Loft!