
Entenda como priorizar suas compras, planejar seus custos e qual erro clássico costuma impactar quanto custa mobiliar um apartamento.
Acabou de se mudar e quer deixar o imóvel novo com a sua cara? Deu vontade de dar novos ares em casa? Sem problemas! Ao longo deste blog post, você confere:
- Como planejar seu espaço em 5 passos
- Quando vale a pena investir em móveis planejados
- O que evitar na hora da decoração
- Como a Loft pode ajudar com seus serviços de reforma
Quanto custa mobiliar um apartamento?
Não existe uma tabela fixa para indicar quanto custa mobiliar um apartamento. E o motivo faz muito sentido: cada espaço é diferente em termos de tamanhos e necessidades, e os custos para mobiliá-lo podem passar tanto por reformas prévias quanto apenas pela compra dos móveis em si. É tanta variação que é impossível estabelecer um preço único.
As reformas – que são muitas vezes necessárias para mobiliar bem um apartamento – são compostas por:
- Custos fixos (materiais, mão de obra e serviços), que ficam entre 20% e 40% do valor da reforma
- Custos variáveis, que dependem dos seus gostos e escolhas
Quando você opta por custos variáveis menores (usando revestimentos mais baratos, por exemplo), o custo de mobiliar um apartamento acaba sendo menor. Ou seja, há muito espaço aí para conseguir fazer um bom negócio!
Como mobiliar um apartamento: por onde começar
A melhor maneira de abordar a pergunta sobre quanto custa mobiliar um apartamento é entender o processo empregado por arquitetos e designers de interiores para definir os cronogramas e preços. E a palavra-chave aqui é planejamento.
Passo 1: Entenda o espaço
O primeiro passo é entender o espaço que você quer mobiliar. E não só em termos de medi-lo em metros e centímetros – não se esqueça de medir também altura e largura dos batentes! – para não comprar nada errado, mas também de entender sua rotina e o que cada ambiente deve entregar para você.
Por exemplo: se você é alguém que gosta muito de receber amigos em casa, a sala é um ambiente importante. E ela precisa ser confortável, com um bom sofá e outras opções de assentos para os convidados, uma mesa bacana e uma iluminação convidativa.
Ou imagine (como muitos estão fazendo agora, em um momento de pandemia e home office) que você trabalha de casa com um computador e precisa de um bom ambiente para isso. Ter um cantinho com uma mesa adequada e uma cadeira que ofereça conforto ergonômico é essencial no seu dia a dia, certo? Então essa é uma de suas prioridades espaciais.
Passo 2: Crie um projeto
Entendeu o uso do espaço e a sua rotina? Já tem uma noção do todo? Hora de olhar em volta e ver o que precisa mudar para chegar lá. E pode variar bastante: talvez seja preciso refazer a parte elétrica para instalar uma iluminação diferente, trocar azulejos ou passar uma camada de tinta para então partir para o mobiliário.
Um arquiteto ou designer de interiores profissional vai conseguir enxergar essas coisas com grande facilidade, mas se não for possível contratá-los, dá para seguir algumas diretrizes básicas:
- O que você precisa ter para compor aquele espaço?
- O que você precisa comprar para isso?
- Como cada ambiente vai ser configurado?
Projetar suas ideias de forma organizada vai poupá-lo de dores de cabeça relacionadas ao tempo de obra ou gestão financeira, então não pule essa etapa criativa!
Passo 3: Confira o que seu projeto exige
Nem sempre quebrar uma parede significa só quebrar uma parede. Pode ser que, ao fazê-lo, você tenha também que chamar um especialista em infraestrutura hidráulica para trocar um cano de lugar.
É nesse momento que você pensa nas consequências de cada ato da reforma e começa a encaixar (imaginariamente) as peças e entender como suas decisões interagem entre si.
Passo 4: Monte uma planilha de controle do projeto
Agora que você já sabe melhor quais serão os profissionais necessários e quais são os materiais envolvidos, é momento de criar uma planilha para manter tudo sob controle e não se perder no mar de notas fiscais.
Lembre-se de usar e não aposentar essa planilha: ela deve ser preenchida e acompanhada regularmente até o fim do processo, sinalizando inclusive suas compras parceladas.
Passo 5: Priorize suas compras de mobiliário
A vontade de mobiliar o apartamento de uma vez só e estar em casa logo é grande. O ideal, no entanto, é não fazer tudo de uma vez.
Liste primeiro os móveis e itens absolutamente prioritários, como eletrodomésticos essenciais e itens que você usa todos os dias, como cama, colchão e luminária. Em seguida, parta para aqueles primeiros móveis que vão deixar sua casa do jeito que você quer.
Com um pouco de paciência, você logo vai chegar no fim da lista – com aquela plantinha ou almofada estampada –sem sacrificar seu equilíbrio financeiro.
Como (e quando) mobiliar um apartamento com móveis planejados
Optar por móveis planejados é uma opção interessante para otimizar espaços ou para criar aquela peça super especial e que nenhuma loja satisfaz. O investimento é relativamente alto, então acaba sendo destinado a armários e outros móveis de armazenamento muito utilizados, principalmente na cozinha.
Se você busca algo para usar a longo prazo e com um formato específico, o móvel planejado é sem dúvida uma boa solução. Antes de encomendá-lo, no entanto, confira algumas perguntas para se fazer antes de encomendar aquele móvel planejado:
- O que você espera desse móvel?
- Por quanto tempo vai utilizá-lo?
- Ele pode ser reutilizado em outro apartamento depois?
- É realmente impossível encontrar algo mais barato pronto no mercado?
Aliás, justamente por serem móveis planejados exclusivamente para um determinado espaço, a pergunta “quanto custa mobiliar um apartamento com móveis planejados” passa, necessariamente, por um orçamento. Tudo vai depender dos materiais e da complexidade do projeto!
Ideias para mobiliar apartamento: como garantir um bom resultado?
Você vê aquela mesa de centro linda, adquire para não perder a chance e, quando chega em casa, vê que seu sofá é tão grande que, ao adicionar a mesa, não sobra espaço para andar. Ou compra aquele quadro lindo, coloca na parede e não fica nada parecido com como você imaginou na loja. Parece familiar?
É normal: a “pegadinha” mais comum ao mobiliar um apartamento é pensar nos itens decorativos individualmente e não como parte de um conjunto. O ideal é imaginar os espaços já com os móveis conversando entre si, e isso fica mais fácil ao eleger um ponto de partida – como o sofá do exemplo anterior.
Assim, você mobilia o apartamento ao redor desse item – suas cores, texturas, dimensões –, criando uma composição mais harmônica e coesa. Ao eleger seus móveis preferidos (se você já tem) ou dos sonhos (aquele que com certeza você quer ter) e criar os espaços em volta deles, você diminui seu investimento e fica mais satisfeito com o resultado final!
Se você ainda está na fase de pensar nas ideias para mobiliar um apartamento, vale dar uma olhada em outros posts do blog da Loft sobre o assunto para se inspirar:
- O que você precisa saber sobre decoração industrial
- Como aplicar a decoração clássica em casa
- Como utilizar (e pensar) a decoração contemporânea
- Salas decoradas: Veja dicas para o ambiente mais nobre do apartamento
- Faça você mesmo a decoração criativa de casa
- Como fazer a combinação de cores para apartamento perfeita

Quanto custa decorar um apartamento? Depende. Se você decidir construir ambientes ao redor de peças-chave, tiver uma paleta de cores em mente e buscar alternativas criativas (em brechós, antiquários e lojas de móveis), fica bem mais em conta do que ir comprando uma série de coisas bonitas que não conversam entre si.
Quer planejar sua reforma? A equipe da Loft está pronta para trabalhar!
A Loft tem uma grande expertise no campo das reformas, que começou com a reforma de seus próprios apartamentos à venda, entregues após reformas profundas e de alto padrão.
Hoje, qualquer pessoa em São Paulo pode contratar os serviços dos arquitetos especialistas da empresa para unir todos os fatores mencionados ao longo desse post e criar projetos personalizados para cada imóvel, sempre respeitando seu orçamento.
Com a ajuda dos profissionais da Loft, você vai conseguir:
- Contextualizar e distribuir o uso de cada espaço
- Otimizar ao máximo cada ambiente
- Pensar em cada acabamento e revestimento
- Viabilizar financeiramente a reforma dos seus sonhos
Quer transformar seu apartamento no lar dos seus sonhos? Saiba mais sobre o serviço de reformas da Loft!