Quais são os custos para quem quer vender um apê

Compartilhar a notícia

05 de novembro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 12 de setembro de 2023 4 min de leitura
custos-para-vender-ape

Vender um apartamento pode soar como um sinônimo de receber uma boa quantia em troca daquele imóvel. Mas também existem custos envolvidos no processo de venda que você precisa saber. Quais gastos devem ser levados em consideração na hora de calcular estes custos? É isso que veremos neste artigo!

Custos de corretagem na venda do imóvel

A taxa de corretagem é uma remuneração paga ao corretor pelos serviços prestados por intermediar a compra, venda, aluguel ou permuta de imóveis. Apesar de não ser um valor definido por lei, é prática de mercado que quem está vendendo o imóvel pague a taxa, já que é esta pessoa que está recebendo um valor pelo serviço. 

Essa taxa também não tem um valor único definido, porém o CRECI (Conselho Regional de Corretor de Imóveis) de cada região indica uma sugestão de percentual de acordo com o tipo de imóvel.

Na Loft, tudo isso é definido com transparência no contrato de compra e venda(CCV), e quem paga a taxa são os vendedores do apê. O valor costuma ser de cerca de 6%, e já está embutido no preço do imóvel sugerido pela Loft.

Custos com documentação do seu imóvel

Para a análise de documentação e elaboração do contrato é necessária a emissão de uma série de documentos dos vendedores e do imóvel, o que muitas vezes pode gerar custos. 

Na venda com a Loft, nossa equipe jurídica auxilia neste processo de emissão de todos os documentos públicos. Os vendedores têm muito menos trabalho, atuando principalmente na hora de separar e apresentar os documentos.

Dependendo da maneira como é feita a negociação, há também o custo dos advogados que irão elaborar os contratos e intermediar as negociações. Mas como você já deve ter imaginado, vendendo com a Loft, o auxílio jurídico da Loft é gratuito na maioria dos casos, podendo acontecer exceções caso a negociação apresente complexidades fora da normalidade. Tudo conversado previamente e de forma transparente com os vendedores.

Anúncios

Imposto de renda sobre ganho de capital

Ao vender um apartamento, o vendedor deve pagar o Imposto de Renda sobre ganho de capital, que gira em torno de 15% sobre o lucro com a venda. Existem algumas exceções em que este imposto pode variar ou não ser cobrado, a depender do valor do imóvel. 

Vale lembrar que um imóvel parado também gera custos, e você pode ler mais sobre isso aqui no blog. 

Custo de anúncio do imóvel

A maioria dos sites de venda de imóveis não cobra para disponibilizar o anúncio. Porém, isso não quer dizer que seu anúncio será visto, já que corre o risco de ficar na galeria do site por longos meses sem nenhuma visita. 

O site da Loft conta com milhões de acessos todos os meses e além disso oferece fotos profissionais gratuitamente para todos os apartamentos que estão à venda. Sabemos que uma boa foto aumenta muito as chances de alguém se interessar por um imóvel, e fazemos isso para valorizar o seu apê e mostrar todo o potencial que ele tem aos interessados.

A Loft ainda ajuda você a analisar apês similares ao seu para encontrar o melhor preço de venda!

Além disso, anunciando com a Loft você tem acesso a um painel personalizado que mostra como o seu apê está performando, além de ajudar na hora de agendar visitas, ver propostas e muito mais.

Que tal evitar uma longa espera por interessados e anunciar o apê com a Loft?

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.