Como utilizar (e pensar) a decoração contemporânea

cropped-decoracao-contemporanea-minimalismo-loft-1.png
Tempo de leitura: 7 minutos

Não há uma única maneira de seguir a decoração contemporânea, mas há diversos traços em comum que apontam para uma vida mais simples e prática. Entenda!

A decoração contemporânea não tem definição exata, visto que há muitas ideias, possibilidades e tendências no ar. Há, no entanto, um campo que se fortalece cada vez mais e que privilegia os traços certeiros, a geometria e a utilidade. 

Suas origens remontam aos países nórdicos europeus, onde o décor serve a ideia de levar uma vida mais simples e descomplicada. Essa ideia tem se espalhado de forma exponencial nos últimos anos, e está presente tanto em grandes lojas de mobiliário quanto nos principais showrooms de design do mundo.

O que significa decoração contemporânea

Entre as pinturas rupestres milenares nas paredes da Serra da Capivara, a opulência do Palácio de Versalhes e os designs do Salão do Móvel de Milão, o maior e mais concorrido evento do tipo do mundo, há uma conexão: a decoração, que sempre fez parte do dia a dia.

Por que nós decoramos? Para adequar a arquitetura ao ser humano. Só assim as pessoas podem usar o espaço arquitetônico, e por isso arquitetura e design de interiores são indissociáveis”, começa Glaucus Cianciardi, professor do Centro Universitário Belas Artes.

A pluralidade de opções de hoje é capaz de deixar qualquer um zonzo: são inúmeros os tipos de móveis, cores de tinta, apliques, objetos e apetrechos. As combinações são infinitas e capazes de transmitir, em detalhes, a mensagem que você quiser.

Para Glaucus, a decoração é por si só processo de domínio territorial. “É querer ter posse daquele espaço”, explica. Isso a torna essencialmente subjetiva, indissociável de você – o que é perfeito em tempos de opções infinitas e liberdade para decorar.

A decoração contemporânea, ou seja, a decoração de seu tempo, sempre responde aos desejos e anseios sociais. Atualmente, de forma geral, isso parece apontar para um fim do excesso e para busca da praticidade e do espaço, além do uso inteligente da tecnologia.

Na prática, vê-se uma oferta cada vez maior de ambientes e mobiliários polivalentes, traçados com linhas limpas e novos materiais e formas para oferecer o que um morador precisa nas cidades.

estilo contemporâneo, o que isso quer dizer?

Logo de cara, Glaucus Cianciardi esclarece que estilo contemporâneo é tudo que é feito nos dias de hoje, independente das referências seguidas. Até que se impacte também a arte e a cultura – o que cria um verdadeiro e longevo estilo, digno desse nome – o correto é tratar um dado modo de decorar como tendência.

Uma das principais tendências é o estilo escandinavo. É em seus elementos que muitos pensam quando evocam o termo “estilo contemporâneo”: algo clean, em tons neutros e com linhas retas, que é simultaneamente atemporal e vigente. A simplicidade é palavra de ordem.

A tendência é nova, mas esse jeito de decorar surgiu nos anos 1950 nos países escandinavos ao norte da Europa, como Suécia (de onde vem a famosa loja de móveis do tipo, a IKEA), Dinamarca, Noruega e Finlândia. 

“Por lá, eles praticam a busca por uma vida mais simples, saudável e ligada à natureza. O estilo aflora mais agora porque as pessoas estão buscando isso mundo afora”, opina o professor.

Entre os materiais mais utilizados estão madeiras claras, peles e couros (sintéticos), linho, juta, algodão e seda. Os tons são em sua maioria neutros, como branco e cinza. O resultado é um design mais limpo e prático – tanto no desenho dos ambientes quanto do mobiliário em si – e que transmite uma amplitude espacial.

No vídeo acima, veja 40 ideias para decorar sua sala em estilo escandinavo contemporâneo

Design contemporâneo vs design moderno

Este é um bom momento para sanar uma dúvida comum: ao contrário do que alguns pensam, design contemporâneo e design moderno não são a mesma coisa

O design moderno tem uma estética bastante característica: linhas bem marcadas, cores neutras quentes, equilíbrio e uma referência constante a épocas passadas, como o modernismo e o Art Deco. Tons terrosos e materiais como madeira, couro e pedra são frequentes.

O design contemporâneo, por outro lado, tem sua essência na simplicidade, sustentabilidade e atemporalidade, com linhas retas e silhuetas orgânicas que combinam metais e texturas naturais. 

6 pontos para decoração de apartamento em estilo contemporâneo

  1. Prefira tons neutros, mas não tema toques de cores fortes nos acessórios pendurados nas paredes ou mesmo na tinta de uma parede específica
  2. Aposte em linhas limpas e bem delineadas, sejam elas verticais, horizontais ou curvas
  3. Procure manter espaços vazios nas paredes e entre os móveis para se oferecer espaço e destacar as peças que você escolheu
  4. Prefira peças estruturalmente expostas (com pés e pernas expostos, por exemplo) e sem detalhes como franjas, camadas ou saias
  5. De costelas de adão a suculentas e cactos, as plantas são suas amigas: utilize-as no chão e nas prateleiras
  6. Em pratos, vasos, luminárias e outros objetos decorativos, busque opções geométricas
decoracao-contemporanea-sofa-loft
a curva dos móveis dá o tom arrojado em um espaço contemporâneo

Grandes nomes da arquitetura contemporânea

Do mesmo jeito que decoração contemporânea é tudo aquilo que se cria nos dias de hoje, a arquitetura contemporânea é tudo aquilo que surge e caracteriza tempos atuais, o que inclui edifícios high-tech, cheios curvas metálicas ou ecologicamente corretos com enormes paredes vivas.

Para quem busca inspiração, ícones da arquitetura contemporânea incluem: 

Entre esses grandes nomes estão os criadores de obras renomadas da contemporaneidade, como: Walt Disney Concert Hall, em Los Angeles; o Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro; o MAXXI, em Roma; a Pirâmide do Louvre, em Paris; e o Burj Al Arab, em Dubai.

decoracao-contemporanea-zaha-hadid-loft
O premiado MAXXI (Museu Nacional das Artes do Século XXI), em Roma, foi projetado por Zaha Hadid e é exemplo de arquitetura contemporânea / Foto: Jean-Pierre Dalbéra

Exemplos de casa contemporânea

A casa contemporânea pode ser tanto aquela projetada por um arquiteto quanto um lar que segue os preceitos de alguma tendência de estilo contemporâneo na decoração (vale lembrar que, neste artigo, estamos tratando principalmente de elementos como linhas limpas e espaço amplo).

Confira abaixo alguns exemplos de decoração contemporânea em casa:

decoracao-contemporanea-moveis-loft
Objetos geométricos, plantas, madeiras claras e branco: todos elementos de decoração contemporânea inspirada no estilo escadinavo

Cores são bem vindas na decoração contemporânea, que privilegia o espaço e as linhas delineadas

decoracao-contemporanea-cozinha-loft
Na cozinha de estilo contemporâneo, o espaço é clean e as superfícies são retas
decoracao-contemporanea-sala-contemporanea-loft
Paredes neutras, piso de madeira clara, móveis com pernas expostas e tapete e arte atuais: uma boa ideia para espaços maiores, como essa sala contemporânea

4 perguntas para pensar em estilos de decoração

O que Glaucus recomenda acima de tudo é pensar com calma. Esteja você decorando sua casa sozinho ou ao lado de um designer de interiores profissional, ter clareza sobre o que você busca e como quer utilizar aqueles ambientes faz toda a diferença. Até porque “hoje a grande tendência é não ter tendência”, diverte-se o professor.

Não significa que você não precisa de referências de estilos de decoração (vale destacar que a rede social Pinterest é especialmente boa para isso). Pelo contrário. Apenas que é uma boa ideia refletir sobre as seguintes perguntas antes de sair comprando as latas de tinta:

  1. O que você deseja para aquele espaço? Se for algo mais requintado, pode ter metais polidos e mármore. Se for mais simples, madeiras e elementos naturais. Mantenha-se a criatividade!
  2. Como aquele espaço será usado no dia a dia? Sua ideia de decoração é factível nesse sentido?
  3. Como será feita a manutenção daquele espaço? Quem vai fazê-la?
  4. Quando estiver pronto para fazer sua lista de compras, comece primeiro pelas grandes superfícies: piso, parede e teto. Qual será a base da sua composição?

A Loft também aposta na decoração contemporânea

Após adquirir seus apartamentos residenciais nos bairros mais nobres de São Paulo, a Loft investe em uma grande reforma em cada um, que refaz toda a infraestrutura local e explora ao máximo o potencial da planta, sem medo de derrubar as paredes, para torná-lo apto aos dias atuais.

Em seguida, o time de arquitetura aplica pisos, detalhes nos tetos e cores nas paredes de acordo com um desses perfis: decoração industrial, decoração contemporânea ou decoração clássica. Eles podem servir de base para vários outros estilos de decoração de interiores.

decoracao-estilos-loft
estilos utilizados nas reformas dos apartamentos da Loft
decoracao-contemporanea-alameda-ministro-rocha-azevedo-976-Loft
Situado no Jardim América, este apartamento à venda fica na Alameda Ministro Rocha Azevedo e tem 128 metros quadrados e 3 dormitórios (1 suíte)
decoracao-contemporanea-alameda-Rua-Itacema-366-Loft
Na Rua Itacema, no Itaim Bibi, fica este apartamento à venda que tem 146 metros quadrados e 3 dormitórios (1 suíte)
decoracao-contemporanea-Alameda-Ministro-Rocha-Azevedo-495-Loft
Outra opção no Jardim América e na Alameda Ministro Rocha Azevedo, este apartamento à venda tem 139 metros quadrados e 2 suítes