Decoração com espelhos: saiba como aplicar a tendência no seu lar

decoracao-espelhos-loft
Tempo de leitura: 5 minutos

Uma decoração com espelhos garante maior sensação de amplitude e luminosidade; veja nossas dicas de onde instalar e como distribuir as peças com equilíbrio

Já faz tempo que os espelhos deixaram de morar apenas nos quartos e banheiros. Isso acontece porque as peças passaram a ter uma função decorativa, além da utilidade habitual de refletir o corpo humano.

Neste artigo, vamos mostrar como fazer uma decoração com espelhos, para aproveitar tudo o que essa tendência tem a oferecer ao design de interiores. Entenda como usar os diferentes formatos e molduras de espelhos e saiba distribuí-los nos ambientes com equilíbrio.

Para começar, tem ideia de quando os espelhos surgiram? Pesquisadores sugerem que as primeiras superfícies espelhadas foram criadas há cerca de 5 mil anos na antiga Suméria, região que hoje é parte do Iraque. Essas peças eram placas de bronze polidas com areia.

“Até por volta do século 13, os espelhos eram feitos de metal polido, ligas de prata ou bronze duras o suficiente para agüentar o processo de polimento mecânico e não riscar facilmente”, disse o engenheiro Hélio Goldenstein, da USP, à Superinteressante

Apenas no início do século 14, artesãos da cidade de Veneza, na Itália, desenvolveram uma mistura de estanho e mercúrio que, aplicada sobre um vidro plano, formava uma fina camada refletora – os primeiros espelhos de vidro. O mercúrio, no entanto, causava intoxicação nos artesãos e tornava a produção cara.

“Só no século 19 foram descobertas formas de espelhar o vidro com prata química, sem a necessidade do mercúrio”, completa Hélio. A partir dessa técnica, os espelhos se popularizaram mundo afora.


decoracao-espelhos-redondos-loft
A decoração com espelhos amplia os ambientes e traz mais luminosidade

Como ter uma sala decorada com espelho

Se um dia os espelhos foram artigos de luxo e até usados como moeda de troca, inclusive durante a colonização portuguesa no Brasil, hoje todo mundo pode ter alguns exemplares em casa. E já avisamos: os espelhos são grandes aliados da decoração de interiores. 

Uma sala decorada com espelho costuma resultar em um ambiente elegante e amplo, qualquer que seja o estilo de decoração. De acordo com a designer de interiores Giseli Koraicho, da Infinity Spaces, as principais vantagens de uma decoração com espelhos são:

1) Ter um objeto funcional e decorativo em um só item;

2) Ampliar o ambiente;

3) Melhorar a iluminação;

4) Criar pontos de interesse no espaço;

5) Equilibrar as energias, segundo Feng Shui.

A sala de estar e de jantar são ótimos espaços para dispor espelhos. “Espelhos grandes irão aumentar a sensação de profundidade, refletindo mais luz natural e artificial, o que aumenta a iluminação do ambiente”, ressalta Giseli.

A designer sugere que na parede da sala de jantar, pensando em uma decoração clássica, é possível colocar espelhos com molduras ou fazer sem molduras com acabamento bisotado. Se sua decoração for contemporânea, espelhos lisos ou bisotê sem moldura, ou até com uma moldura estreita de aço ou bronze, irão combinar mais.


decoracao-espelhos-sala-jantar-loft
O espelho da sala de jantar pode ter moldura ou não e ajuda a refletir a iluminação dos pendentes

“Em projetos contemporâneo e modernos, ainda podemos recortar o espelho em vários formatos. Vai depender da criatividade e da funcionalidade que se pretende”, completa Giseli Koraicho. Já na decoração rústica, vale investir em formatos clássicos, como os ovais e retangulares, com moldura de madeira.

Mas atenção ao uso da peça em salas de TV: evite instalar espelhos atrás da televisão. Como refletem luz, os espelhos podem competir com a luz emitida pelo aparelho televisor, resultando em um cansaço nos olhos.


decoracao-espelhos-rustica-moldura-loft
Na decoração rústica, prefira espelhos com moldura de madeira e outros materiais naturais, como couro

LEIA TAMBÉM: Contratar um decorador ou montar você mesmo a nova casa?

Decoração de sala pequena com espelho

Para quem está quebrando a cabeça para deixar um apartamento pequeno mais funcional pode respirar aliviado. A decoração de sala pequena com espelho é uma solução valiosa para esse dilema.

Colocar um espelho em um ambiente com um lustre ajuda a refletir a luz emitida pela luminária, espalhando-a pelo ambiente. Cuidado apenas com a lâmpada, que não pode estar aparente na luminária (prefira pendentes que cubram a lâmpada) para não ofuscar os olhos.


decoracao-espelhos-luminarias-loft
Espelhos perto de luminárias deixam o ambiente ainda mais claro

Decoração com espelhos na parede em frente à janela também ajuda a dar amplitude a salas pequenas. Outra dica é revestir algum móvel com espelhos, como o carrinho de bar. 

Decoração com espelhos em outros ambientes

Além da sala, é bastante comum aplicar espelhos no hall de entrada do apartamento. A peça pode aparecer com ou sem moldura, de acordo com o conceito de projeto. Uma solução interessante é instalar o espelho na porta de um armário no hall, ou na porta que leva à área íntima.


decoracao-espelhos-hall-loft
Instalados no hall, espelhos ampliam a área social do apartamento

No lavabo, os espelhos são utilizados para ampliar e garantem boa funcionalidade quando há visitas. Caso pretenda revestir o espaço com um papel de parede estampado, por exemplo, evite colocar um espelho grande demais, pois pode gerar a impressão contrária e tornar o ambiente claustrofóbico.

Fique atento a outros erros comuns na decoração com espelhos:

– Uso exagerado, levando a uma decoração carregada; 

– Espelhos x reflexão: atenção para não posicionar a peça de modo a refletir algo indesejável (por exemplo, refletir a lavanderia na sala); 

– Molduras que não estão de acordo com o conceito do ambiente (clássico, contemporâneo, rústico, industrial, etc.)

– Utilizar espelhos pequenos em paredes vazias.

Que tal decorar um novo lar?

A Loft quer revolucionar o mercado imobiliário através da compra e venda descomplicada de imóveis. Hoje, temos apartamentos em diversos bairros de São Paulo e do Rio de Janeiro. Nossos imóveis são entregues com opção de reforma, para renovação completa da infraestrutura. Depois de reformado, você decora seu lar do seu jeito!

Conheça todos os nossos apartamentos à venda em São Paulo e no Rio de Janeiro e saiba mais sobre o mercado imobiliário no nosso blog.