Decoração Minimalista(menos ainda é mais?)

cropped-decoracao-minimalista-loft-1-1.png
Tempo de leitura: 6 minutos

Quer ter um apartamento minimalista e não sabe por onde começar? Entenda as origens do minimalismo e aprenda a aplicar essa filosofia na decoração de casa!

Viver com menos de 100 itens em casa ou ter que morar em um lugar exótico e isolado do mundo são alguns do mitos que rodeiam o minimalismo. O movimento minimalista, no entanto, não é bem sobre o que você não pode ter ou fazer, e sim sobre escolher viver com menos coisas.

Diante de uma agenda cada dia mais disputada, parece uma boa ideia levar uma vida mais simples. Além de práticas sustentáveis, como diminuir o consumo de plástico e carne, o minimalismo se manifesta também na decoração.

Tons sóbrios, geralmente claros, são os mais utilizados na decoração minimalista. Ter poucos móveis distribuídos pela casa é outra característica do minimalismo na decoração. Durante alguns momentos é possível encontrar referências à decoração contemporânea e à decoração industrial nesse estilo de caracterização. Já falamos sobre esses estilos aqui no blog.

E que melhor define a decoração minimalista perante as outras possibilidades é a questão da funcionalidade. O que não tem uma função definida na rotina, não deve entrar no lar.

Life by Lufe fala sobre o minimalismo na vida

O QUE É MINIMALISMO

“O minimalismo é uma ferramenta para se livrar dos excessos da vida em favor de se concentrar no que é importante – para que você possa encontrar felicidade, realização e liberdade.” É assim que o site The Minimalists define o movimento.

Minimalismo: um estilo de vida

A filosofia de vida minimalista prega a liberdade e pretende dar os caminhos para que cada pessoa encontre seus propósitos nesta existência. Ao nos tornamos livres de medos e das armadilhas do consumo exagerado, estaríamos adentrando um outro nível de consciência de nós mesmos e do mundo ao nosso redor.

decoracao-minimalista-sofa-loft
A decoração minimalista é feita com poucos móveis e objetos

Claro que isso não significa que não se possa ter bens materiais. Mas para se manter no estilo de vida minimalista é importante que cada item comprado tenha uma função na sua rotina. 

Os supérfluos devem ser evitados ao máximo, pois tendem a atrapalhar o foco no que é realmente importante: nossa saúde, relacionamentos e crescimento pessoal. Quem segue o minimalismo como estilo de vida busca a felicidade por meio da própria existência, não de coisas.

decoracao-minimalista-banheiro-loft
No banheiro minimalista, os armários podem ser dispensados ou feitos sem portas, para ajudar os moradores a manter tudo sempre organizado

Em um primeiro momento, pode ser difícil dar adeus àquele terceiro casaco preto de lã no armário. Mas se você já tem outros dois, por que precisa de mais um? “Não é fácil dar os primeiros passos, mas sua jornada em direção ao minimalismo fica muito mais fácil – e mais recompensadora – quanto mais longe você for”, diz o manifesto The Minimalists.

Minimalismo na arte

Embora o termo minimalismo tenha ganhado corpo em outras frentes, a arte foi quem trouxe esse conceito ao conhecimento geral. Nesse contexto, o minimalismo movimentou uma série de movimentos artísticos e culturais do século XX, principalmente nas artes visuais, na música e no design. Na pintura, é possível identificar as características do minimalismo na arte com certa facilidade: uso de poucas cores em cada obra e um aparecimento frequente de formas geométricas nos quadros.

As obras da inglesa Edwina Leapman e da cubana Carmen Herrera são exemplos de minimalismo na arte. Com cores sólidas e muita geometria, os quadros representam a simplicidade no modo de ver o mundo, tendo o minimalismo como estilo de vida.

decoracao-minimalista-edwina-leapman-loft
Obra “With Red” (2012), de Edwina Leapman, é exemplo de minimalismo na arte
Carmen Herrera, Alba de 2014

CASA MINIMALISTA x APARTAMENTO MINIMALISTA

Não importa se seu objetivo é ter uma casa minimalista ou um apartamento minimalista. Será preciso praticar o desapego em ambos os casos – o método Marie Kondo pode ser uma boa forma de começar.

Na decoração minimalista, menos é mais. “O minimalismo é uma tendência de decoração, mas também uma tendência de vida. Um ambiente minimalista é aquele que tem poucas e boas coisas”, explica a designer de interiores Daiane Antinolfi.  

Ser organizado e dispensar o que é desnecessário cria o conforto visual necessário à decoração minimalista. Funcionalidade e praticidade saem na frente em todos os ambientes, da sala aos quartos. 

decoracao-minimalista-sala-de-estar-loft
Em uma casa minimalista, vale apostar em móveis de madeira como contraponto ao branco das paredes, para trazer aconchego

A sala de estar minimalista

O Brasil é um país tropical, certo? Na decoração minimalista, um papel de parede com estampa botânica seria um pouco demais, mas nada impede que você tenha plantas na sua sala de estar minimalista.

As plantas aparecem ligadas à decoração minimalista por meio do estilo escandinavo, que prega a geometria e a funcionalidade em móveis e objetos, porém mantém um pé na natureza com alguns pontos de verde nos ambientes. Prefira espécies robustas como a costela-de-adão ou pendentes, como jiboia, e invista em vasos claros e sóbrios. 

decoracao-minimalista-moveis-minimalistas-loft
Na sala minimalista, móveis de linha reta garantem um visual limpo e funcional

Sofá e mesa de linhas retas também são indicados para a sala de estar minimalista. A decoração fica completa com paredes brancas – podem ser inclusive de tijolos – ou cinza.

A cozinha minimalista

“A decoração minimalista preza por espaços arejados e clean. A linguagem deve permear por tons claros, linhas retas e formas simples, que juntos contribuem para organização e amplitude”, defende Daiane Antinolfi. Essas características valem também para a cozinha minimalista.

Ter menos utensílios guardados em armários e gavetas – que quase nunca são usados – é essencial para manter o ambiente de acordo com a decoração minimalista do apartamento. Gosta muito de cozinhar e quer manter tudo? Atente para não deixá-los espalhados. Uma bancada de trabalho limpa e livre de potes e de comida também importa no minimalismo.

decoracao-minimalista-cozinha-loft
Organização é a chave para ter uma cozinha minimalista

“O minimalismo tende a espaços neutros. Normalmente, as paredes transitam entre o branco, o bege, o cinza e as suas nuances. Os tons claros ajudam na iluminação e também colaboram para a sensação de amplitude. Mas não é proibido usar uma cor mais forte”, resume a designer de interiores. 

Isso abre espaço para um sonho antigo de muita gente: ter uma cozinha preta. Para não escurecer demais o ambiente e se manter dentro da proposta de decoração minimalista, procure equilibrar a dosagem. Se armários, bancada e eletrodomésticos serão pretos, invista em paredes brancas e metais dourados.  

O quarto minimalista

Para deixar até o quarto minimalista, a regra de não acumular é a mesma. “A decoração minimalista é famosa por focar na beleza do mobiliário e na organização, que determina tudo em seu devido lugar. E no quarto minimalista não pode ser diferente. É interessante não ter mobiliário que sirva para acumular bagunça, como poltronas, cadeiras e cabideiros”, completa Daiane.

decoracao-minimalista-quarto-loft
O quarto minimalista deve ser sinônimo de conforto e tranquilidade, sem excesso de móveis

DECORAÇÃO MINIMALISTA PARA APARTAMENTO PEQUENO

Quer se mudar para um apartamento pequeno? A palavra-chave segue sendo organização. O minimalismo pode ajudar nessa tarefa, uma vez que, se já não há espaço para itens supérfluos, para que você vai tê-los? 

Uma boa decoração minimalista para apartamento pequeno significa organização. Como já mencionamos, o minimalismo preza por uma casa funcional, onde os moradores possam se libertar de coisas pouco importantes para conseguir perseguir seus verdadeiros propósitos de vida. 

Objetos espalhados passam a impressão de que o espaço é menor e podem acabar “sufocando” o estilo de vida minimalista. Para evitar o problema, faça um planejamento de armários e prateleiras para que cada coisa tenha seu lugar. E sempre devolva tudo para o mesmo espaço de onde tirou. 

decoracao-minimalista-escritorio-loft
Apartamentos pequenos casam bem com a decoração minimalista, já que precisam estar sempre organizados e livres de itens desnecessários

Na Loft, os apartamentos são entregues reformados e com infraestrutura 100% refeita, dos acabamentos à pintura das paredes. Com armários produzidos sob medida pela Bontempo, os imóveis podem seguir um de três tipos de decoração: contemporâneo, industrial e clássico.

Oferecemos apartamentos pequenos decorados, a partir de 25 m², e é possível adaptar a decoração ao estilo minimalista com móveis e objetos funcionais e clean. Conheça nosso portfólio de apartamentos e agende sua visita!