Veja como fazer a decoração de Páscoa do seu apartamento

decoracao-pascoa-loft
Tempo de leitura: 5 minutos

Aprenda a fazer uma decoração de Páscoa simples, deixe sua casa pronta para a festividade e, de bônus, ainda entreter e divertir as crianças no processo.

Assim como o Natal, a Páscoa é uma festa religiosa, cuja tradição pede que seja comemorada em família. Com a recente crise provocada pela epidemia do COVID-19, boa parte das pessoas está vivendo dias de quarentena e a reunião familiar pode não acontecer presencialmente. Mas este não deve ser um motivo para não celebrar a Páscoa!

Neste artigo, vamos mostrar como preparar a decoração de Páscoa de forma fácil e barata, sem deixar o ar sofisticado de lado. A atividade ainda pode envolver seus filhos como ajudantes, como mais uma forma de entretenimento para as crianças em casa

O que é a Páscoa?

A Páscoa é uma festividade de cunho religioso, comemorada de maneira diferente pelos cristãos, pelos judeus e por cultos pagãos. Essa data comemorativa originou-se com os judeus e teve seu sentido re-significado após a crucificação de Cristo.

De acordo com o Mundo Educação, a palavra “páscoa”, em português, deriva dos termos “Pessach”, em hebraico, “Pascha”, no latim, e “Paskha”, no grego. “A Páscoa judaica é chamada de ‘Pessach’ (significa ‘passagem’ no hebraico) e comemora a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Essa festa judaica era comemorada tradicionalmente próximo ao período em que se inicia a primavera no hemisfério norte.”

Na Páscoa cristã, a Semana Santa representa os três dias entre a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Acredita-se que esses eventos teriam ocorrido durante a realização da Páscoa Judaica (comemorada durante sete dias), o que criou um paralelo entre as datas das duas religiões.

“Na comemoração da Igreja Católica, a Páscoa encerra o período da Quaresma, que é marcado por jejuns e no qual muitos fazem promessas. A última semana desse período é conhecida como Semana Santa e inicia-se com o Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém”, diz o Mundo Educação.

Com o passar dos séculos, alguns itens de origem pagã foram agregados à Quaresma, como os coelhos e os ovos, muito usados na decoração de Páscoa e em outros produtos, como chocolates. Acredita-se que esses símbolos representavam a fertilidade para diferentes povos. Depois que os pagãos foram cristianizados, os símbolos acabaram incorporados à data cristã.

Dicas para montar uma decoração de Páscoa

É importante ter em mente que períodos turbulentos pedem momentos de escape, e decorar seu apartamento é uma das formas de cuidar da sua saúde mental. E para reunir a família em volta da mesa decorada, vale usar a tecnologia a seu favor: cada um prepara o almoço de Páscoa na sua casa e todo mundo come junto por chamada de vídeo. 

A seguir, confira as dicas que separamos para uma decoração de Páscoa fácil e elegante. E ainda: dicas de como entreter as crianças em casa durante o processo!

Mesa temática

O cardápio de Páscoa é muito importante, afinal, para quem segue a tradição à risca, há restrições alimentares durante o período. Na Sexta-feira da Paixão, por exemplo, os cristãos não devem comer carne vermelha. Mas além de decidir o que vai cozinhar e servir, preparar a mesa com itens temáticos certamente vai fazer toda a diferença na sua comemoração de Páscoa.

Veja as opções fáceis e dentro do orçamento que você pode fazer sem estresse:

decoracao-pascoa-guardanapos-orelhas-loft
Soluções simples, como amarrar os guardanapos em formato de orelhas de coelho, transformam a decoração de Páscoa

decoracao-pascoa-ovos-velas-loft
Use as cascas de ovo como pequenos castiçais para iluminar a mesa à luz de velas

decoracao-pascoa-ovos-loft
Ovos de codorna também podem ser usados na decoração da mesa

decoracao-pascoa-ramos-folhas-galhos-loft
A decoração de Páscoa também pode ser feita apenas com ramos de folhas ou galhos, usados como centro de mesa

decoracao-pascoa-porta-ovos-pratos-loft
Se tiver algumas unidades de porta-ovo quente, use-as para decorar os pratos à mesa

Coelho da Páscoa para as crianças

Acreditar no Coelhinho da Páscoa é uma fase valiosa da infância, um momento em que tudo parece possível para a criança. Para manter a tradição e a fantasia acesas, os pais podem preparar uma manhã com a mão na massa para a criançada. O objetivo? Fazer biscoitos de Páscoa!

decoracao-pascoa-biscoitos-tematicos-loft
Fazer biscoitos temáticos de Páscoa é uma boa atividade para crianças em casa

Brincadeiras na cozinha são sempre interessantes para o desenvolvimento infantil, pois estimulam o foco e a atenção aos detalhes, além da memória e do paladar. Biscoitos em formato de coelho ou de ovos são uma ótima saída para entreter os pequenos, que depois ainda podem brincar de confeiteiros pintando os cookies depois de assados. 

Os biscoitos ainda funcionam como uma boa decoração de Páscoa para a mesa. Podem ser colocados em cestinhas que simulem um ninho (no caso dos ovos) ou uma floresta (para os coelhos).

Pintura e caça aos ovos 

Após a sessão de confeitaria dos biscoitos, é hora de mais pintura. Dessa vez, você pode promover uma fábrica de pintura artesanal de ovos. Depois de pintados, esconda-os pela casa. O desafio para as crianças será encontrar todos os ovinhos. Quem encontrar mais, vence!

decoracao-pascoa-ovos-pintados-loft
As cascas dos ovos podem ser pintadas com tinta guache ou para artesanato, contanto que seja atóxica

Vale pintar ovos cozidos ou vazios. Para esvaziar, faça dois furos com uma agulha grossa, um na parte de cima e outro na base do ovo. Depois, sopre para dentro de um dos furos e a gema e a clara sairão do ovo. Atenção para não fazer muita pressão ao criar os furos para que o ovo não se quebre.

decoracao-pascoa-ovos-corante-alimenticio-loft
Também é possível utilizar corante alimentício para tingir os ovos de Páscoa

Saiba mais sobre a Loft!

A Loft quer revolucionar o mercado imobiliário através da compra e venda descomplicada de imóveis. Hoje, temos apartamentos nos melhores bairros de São Paulo. Nossos imóveis são entregues com opção de reforma, para renovação completa da infraestrutura.

Conheça nossos apartamentos à venda e saiba mais sobre o mercado imobiliário no nosso blog!