Veja como fazer a decoração de Páscoa do seu apartamento

Compartilhar a notícia

Aprenda a fazer uma decoração de Páscoa simples, deixe sua casa pronta para a festividade e, de bônus, ainda entreter e divertir as crianças no processo.

03 de abril de 2020

Autor Time Loft
Atualizado: 05 de maio de 2023 6 min de leitura
Decoração de páscoa

Assim como o Natal, a Páscoa é uma festa religiosa, cuja tradição pede que seja comemorada em família. Com a recente crise provocada pela epidemia do COVID-19, boa parte das pessoas está vivendo dias de quarentena e a reunião familiar pode não acontecer presencialmente. Mas este não deve ser um motivo para fazer a decoração de Páscoa!

Neste artigo, vamos mostrar como preparar a decoração de Páscoa de forma fácil e barata, sem deixar o ar sofisticado de lado. A atividade ainda pode envolver seus filhos como ajudantes, como mais uma forma de entretenimento para as crianças em casa

Dicas para montar uma decoração de Páscoa

É importante ter em mente que períodos turbulentos pedem momentos de escape, e decorar seu apartamento é uma das formas de cuidar da sua saúde mental. E para reunir a família em volta da mesa decorada, vale usar a tecnologia a seu favor: cada um prepara o almoço de Páscoa na sua casa e todo mundo come junto por chamada de vídeo. 

A seguir, confira as dicas que separamos para uma decoração de Páscoa fácil e elegante. E ainda: dicas de como entreter as crianças em casa durante o processo!

Mesa temática

O cardápio de Páscoa é muito importante, afinal, para quem segue a tradição à risca, há restrições alimentares durante o período. Na Sexta-feira da Paixão, por exemplo, os cristãos não devem comer carne vermelha. Mas além de decidir o que vai cozinhar e servir, preparar a mesa com itens temáticos certamente vai fazer toda a diferença na sua comemoração de Páscoa.

Veja as opções fáceis e dentro do orçamento que você pode fazer sem estresse:

Anúncios

Mesa com guardanapo dobrado em formato de orelhas de coelho

Mesa posta com decoração de páscoa

Soluções simples, como amarrar os guardanapos em formato de orelhas de coelho, transformam a decoração de Páscoa.

Cascas de ovos como castiçais

Decoração de páscoa com casca de ovo como castiçal
Use as cascas de ovo como pequenos castiçais para iluminar a mesa à luz de velas

Use as cascas de ovo como pequenos castiçais para iluminar a mesa à luz de velas.

Ovos de codornas fazem parecer ovos de páscoa

Decoração de páscoa com ovos de codorna

Ovos de codorna também podem ser usados na decoração da mesa.

Ramos de folhas

Mesa decorada com ramos e folhas para páscoa

A decoração de Páscoa também pode ser feita apenas com ramos de folhas ou galhos, usados como centro de mesa

Porta ovos

Decoração de mesa de páscoa vermelha e branca

Se tiver algumas unidades de porta-ovo quente, use-as para decorar os pratos à mesa.

Coelho da Páscoa para as crianças

Decoração de páscoa colorida
Fazer biscoitos temáticos de Páscoa é uma boa atividade para crianças em casa

Acreditar no Coelhinho da Páscoa é uma fase valiosa da infância, um momento em que tudo parece possível para a criança. Para manter a tradição e a fantasia acesas, os pais podem preparar uma manhã com a mão na massa para a criançada. O objetivo? Fazer biscoitos de Páscoa!

Brincadeiras na cozinha são sempre interessantes para o desenvolvimento infantil, pois estimulam o foco e a atenção aos detalhes, além da memória e do paladar. Biscoitos em formato de coelho ou de ovos são uma ótima saída para entreter os pequenos, que depois ainda podem brincar de confeiteiros pintando os cookies depois de assados. 

Os biscoitos ainda funcionam como uma boa decoração de Páscoa para a mesa. Podem ser colocados em cestinhas que simulem um ninho (no caso dos ovos) ou uma floresta (para os coelhos).

Pintura e caça aos ovos 

Ovos pintados para decorar na páscoa
As cascas dos ovos podem ser pintadas com tinta guache ou para artesanato, contanto que seja atóxica

Após a sessão de confeitaria dos biscoitos, é hora de mais pintura. Dessa vez, você pode promover uma fábrica de pintura artesanal de ovos. Depois de pintados, esconda-os pela casa. O desafio para as crianças será encontrar todos os ovinhos. Quem encontrar mais, vence!

Vale pintar ovos cozidos ou vazios. Para esvaziar, faça dois furos com uma agulha grossa, um na parte de cima e outro na base do ovo. Depois, sopre para dentro de um dos furos e a gema e a clara sairão do ovo. Atenção para não fazer muita pressão ao criar os furos para que o ovo não se quebre.

Criança pintando os ovos na páscoa
Também é possível utilizar corante alimentício para tingir os ovos de Páscoa

História sobre a Páscoa

A Páscoa é uma festividade de cunho religioso, comemorada de maneira diferente pelos cristãos, pelos judeus e por cultos pagãos. Essa data comemorativa originou-se com os judeus e teve seu sentido re-significado após a crucificação de Cristo.

De acordo com o Mundo Educação, a palavra “páscoa”, em português, deriva dos termos “Pessach”, em hebraico, “Pascha”, no latim, e “Paskha”, no grego. “A Páscoa judaica é chamada de ‘Pessach’ (significa ‘passagem’ no hebraico) e comemora a libertação dos hebreus da escravidão no Egito. Essa festa judaica era comemorada tradicionalmente próximo ao período em que se inicia a primavera no hemisfério norte.”

Na Páscoa cristã, a Semana Santa representa os três dias entre a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Acredita-se que esses eventos teriam ocorrido durante a realização da Páscoa Judaica (comemorada durante sete dias), o que criou um paralelo entre as datas das duas religiões.

“Na comemoração da Igreja Católica, a Páscoa encerra o período da Quaresma, que é marcado por jejuns e no qual muitos fazem promessas. A última semana desse período é conhecida como Semana Santa e inicia-se com o Domingo de Ramos, que relembra a entrada triunfal de Cristo em Jerusalém”, diz o Mundo Educação.

Com o passar dos séculos, alguns itens de origem pagã foram agregados à Quaresma, como os coelhos e os ovos, muito usados na decoração de Páscoa e em outros produtos, como chocolates. Acredita-se que esses símbolos representavam a fertilidade para diferentes povos. Depois que os pagãos foram cristianizados, os símbolos acabaram incorporados à data cristã.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.