Como acertar na decoração rústica

decoracao-rustica-loft
Tempo de leitura: 6 minutos

Materiais naturais, como diferentes tipos de madeira, estão muito presentes na decoração rústica. Saiba como combinar acabamentos e mobiliário para aderir ao estilo de forma equilibrada.

Tem dias que o peso de morar em uma grande metrópole, como São Paulo, pode atrapalhar a rotina. Não é que você não goste da cidade, apenas gostaria do respiro que uma casa de fazenda pode oferecer.

Trazer o campo para dentro do seu apartamento é mais fácil do que parece. E a decoração rústica é a forma mais eficiente de fazer isso. Através desse estilo, é possível adicionar ao décor elementos que remetem à natureza, sem perder o ar urbano condizente com a decoração contemporânea.

Além do uso de algumas espécies de plantas, como as frutíferas, a decoração rústica costuma englobar o uso de materiais naturais, como diferentes tipos de madeira. Tudo para garantir como resultado ambientes calorosos e aconchegantes.

“É um estilo de decoração mais rudimentar, com elementos mais simples, encontrados na natureza”, explica Fernanda Giacomeli, arquiteta do time de Home Planning da Loft.

Materiais rústicos: a chave para uma decoração rústica

A vontade de se reconectar com a natureza tem levado muita gente a inserir itens naturais na decoração. As diferentes texturas e a imperfeição dos acabamentos fazem com que móveis e objetos feitos com materiais rústicos sejam responsáveis por um clima mais aconchegante no lar.

Um regador de ferro envelhecido e desgastado, por exemplo, pode ser utilizado como um vaso de flores na decoração rústica. Metais que aparentam estar oxidados, madeira com pouco ou nenhum acabamento e tecidos naturais, como palha, lã e algodão, devem estar sempre presentes em ambientes que sigam esse estilo.

“A decoração rústica é caracterizada por materiais mais orgânicos, como tijolinhos à vista, madeiras mais rústicas ou de demolição, fibras naturais, pedras e também a presença de elementos em ferro e couro”, destaca Fernanda.

Cozinha com madeira rústica

bancada-cozinha-decoracao-rustica-loft
A bancada de madeira dá o tom da cozinha rústica, mas não é uma regra

Instalar mesas e bancadas de madeira rústica é o primeiro passo para deixar a cozinha de acordo com o estilo. Se decidir colocar pinus na bancada, que é uma madeira mais clara, a mesa pode ser em um tom mais escuro e vice-versa. O importante é brincar com tons diferentes de madeira rústica.

cozinha-estantes-metal-decoracao-rustica-loft
Além da madeira, a cozinha rústica conta com elementos de metal, como estantes

O mesmo vale na escolha das cadeiras. Fuja de combinações perfeitas, como ter mesa e cadeiras de eucalipto, por exemplo. E se quiser ousar ainda mais, faça um jogo de cadeiras de modelos diferentes, como na imagem acima.

Para um visual mais contemporâneo, você pode compor o ambiente com piso e paredes de cimento queimado. Assim, estará no limite entre a decoração rústica e a decoração industrial.

cozinha-contemporaneo-decoracao-rustica-loft
O rústico pode encontrar o contemporâneo para um ambiente mais atual

A sala rústica

Para transformar a sala em um ambiente rústico, a regra de utilizar materiais naturais continua. “Trabalhe com elementos e mobiliários que são característicos desse estilo, como os móveis de madeira, tecidos orgânicos, como os de fibras naturais e o couro, e capriche na escolha dos adornos, claro”, indica Fernanda.

sala-cestos-palha-fibra-decoracao-rustica-loft
Cestos de palha e tecidos de fibras naturais garantem um visual rústico para a sala

Também é possível apostar em um caminho mais sofisticado para a sala rústica, com uma pegada de design assinado. Experimente fazer uma base com materiais naturais, inclusive pedra, e adicione uma ou duas peças contemporâneas – pode ser uma poltrona do seu designer favorito, por exemplo.

sala-parede-pedra-decoracao-rustica-loft
A parede revestida de pedra é o pano de fundo perfeito para a decoração rústica

O uso de materiais rústicos passa pelo reaproveitamento, de modo que sua sala rústica pode se tornar um ambiente ainda mais sustentável. Os pallets, grades de madeira utilizadas no transporte e armazenamento de cargas na indústria, ganham nova vida quando transformados em móveis e adornos.

sala-pallets-decoracao-rustica-loft
Os pallets, feitos com madeira mais rústica sem acabamento, ganham novo sentido na sala rústica e podem se tornar bonitas mesas de centro

Sala de jantar: mesa de madeira rústica

Ao entrar em uma sala de jantar, os olhos logo se voltam para a mesa, a estrela do ambiente. Sem o móvel, o espaço perde o sentido, pois é em volta da mesa que toda a ação acontece. Por isso, deve ser escolhido de forma bem pensada.

Uma mesa de madeira rústica pode transformar por completo a decoração, sem que seja necessário investir em outros itens decorativos, como luminárias, castiçais e outros adornos de mesa.

sala-de-jantar-mesa-decoracao-rustica-loft
Cadeiras e louças escuras combinam com o visual da mesa de madeira rústica

As mesas de madeira rústica escura são mais fáceis de encontrar e combinam com a maioria das cadeiras disponíveis nas lojas especializadas. Uma boa opção é procurar mesas de madeira de demolição, que possuem um formato orgânico único.

sala-de-jantar-talheres-decoracao-rustica-loft
Metais dourados e acobreados fazem um bom casamento com os tons da madeira rústica

O quarto rústico

Aconchegante, o quarto rústico preza pelo conforto absoluto. Os materiais rústicos, como madeira e tecidos de fibras naturais, estão presentes desde a cabeceira até os jogos de lençóis da cama.

quarto-cama-decoracao-rustica-loft
A cabeceira da cama do quarto rústico pode ser feita com madeira de demolição

É comum que o quarto rústico traga características semelhantes ao estilo nórdico de decoração. “Assim como o estilo rústico, o estilo nórdico também faz uso de materiais mais orgânicos em sua composição. A diferença básica entre eles é que o nórdico geralmente utiliza tons mais suaves e claros, além de uma composição de adornos mais clean”, esclarece a arquiteta.

quarto-estilo-nortico-decoracao-rustica-loft
A decoração rústica tem semelhanças com o estilo nórdico, com uso de fibras naturais, como palha

“É interessante e divertido combinar o aconchego natural dos elementos rústicos à utilização de móveis de linhas retas e simples, completadas com revestimentos de pedra ou madeira ou até mesmo por paredes brancas. Se optar por acabamentos rústicos, combine-os com mobiliários mais modernos, e vice-versa”, recomenda Fernanda.

quarto-madeira-escura-decoracao-rustica-loft
A madeira escura deve ser combinada com paredes claras e móveis mais contemporâneos

Cores que combinam com decoração rústica

Os tons terrosos são cores que combinam com decoração rústica. Branco e cinza também compõem uma boa paleta com os diferentes tons de madeira do mobiliário. Há ainda espaço para tons pastéis, como verde-água, creme e os rosados.

“A paleta acaba sendo composta pela cor original dos elementos decorativos, que são feitos de materiais encontrados na natureza. Associe elementos de cores primárias (que combinam com tudo) e tons neutros, que não competem com os demais”, arremata a arquiteta.

cores-decoracao-rustica-loft
Tons neutros e pastéis combinam com a madeira rústica

Os apartamentos à venda da Loft são entregues reformados, com infraestrutura totalmente nova e um perfil de cores neutras nas paredes e acabamentos, que pode servir de base para sua decoração rústica.

Conheça já nossos apartamentos e agende sua visita!