Contratar um decorador ou montar você mesmo a nova casa?

Compartilhar a notícia

Entenda qual é o papel do decorador e como ele pode ser fundamental para deixar seu apartamento belíssimo e quais outras opções para deixar seu novo lar com a sua cara.

28 de janeiro de 2020

Autor Time Loft
Atualizado: 11 de outubro de 2022 4 min de leitura
decorador-loft

Tirar as ideias da cabeça e colocá-las no papel nem sempre é tarefa fácil. Se for sobre um assunto prático, como um roteiro de férias, uma planilha pode resolver. Mas quando se trata de decorar seu apartamento, o volume de referências e estilos diferentes pode causar confusão até nas pessoas mais organizadas!

Decidir se vai decorar sua casa nova por conta própria ou se vai contratar ajuda profissional é o primeiro passo. A partir daí, definir o estilo, o prazo para conclusão do projeto e os itens que você irá comprar fica mais simples. Neste artigo, vamos explicar como é o trabalho de um decorador para que você tire as conclusões se contratar alguém para tirar sua visão do papel é ou não o melhor caminho.

Primeiro, vale lembrar que contar com ajuda de um profissional não significa que você não vai participar ativamente do processo de decoração – muito pelo contrário! O movimento DIY (do it yourself, ou ‘faça você mesmo’, em português) mudou a forma de trabalho de arquitetos e decoradores, que agora criam projetos de braços dados com os clientes.

“O DIY nos fez repensar o modo de trabalho, porque quando o cliente quer por a mão na massa, às vezes é preciso rever o conceito do projeto para criar algo junto com ele ou dar mais destaque às suas criações”, diz a designer de interiores Patrícia Ribeiro.

Como é o trabalho de um decorador?

O decorador é o profissional que, seja por formação ou por experiência no ramo, atua na escolha e na combinação de móveis e acessórios de decoração. Ao contrário de arquitetos, engenheiros e designers de interiores, o decorador não emite laudos para obra e não pode coordenar a reforma de um apartamento. Seu trabalho começa quando a obra termina. 

No entanto, algumas etapas do trabalho são semelhantes, como a reunião de briefing com os clientes para discutir gostos e expectativas, assim como a apresentação de um projeto – só que de decoração. Inclusive, a reunião é o momento ideal para informar seu decorador sobre objetos de valor afetivo que você gostaria de incluir nos ambientes.

Patrícia indica o que fazer antes de se reunir com o profissional: “É importante consultar sites, revistas e blogs de decoração para separar o que você gosta e entender qual é o seu estilo. Guarde referências, para depois conseguir definir o que lhe agrada e o que não agrada.”

Contrato um decorador ou planejo eu mesmo meu novo apartamento?

É natural ficar em dúvida sobre contratar um decorador ou fazer você mesmo a decoração do apartamento. Os dois motivos mais comuns para a indecisão são o desejo de deixar tudo com a sua cara – e daí vem o ímpeto de fazer você mesmo – e a vontade de economizar.

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para ter um apartamento decorado com o seu estilo

O trabalho de um decorador, no entanto, pode levar justamente a uma economia, apesar do valor que deverá ser pago ao profissional. Isso acontece porque com o auxílio dele, você será capaz de fazer escolhas certeiras sobre móveis e objetos, evitando gastos com coisas que não terão utilidade e que não combinam com seu espaço. 

Com a rotina cada vez mais atribulada, a economia de tempo nesse caso também deve ser levada em conta. Não é porque você não tem tempo para planejar a decoração do seu apartamento sozinho que seu lar não terá sua cara e um toque pessoal. 

Basta apresentar todas as suas referências ao decorador e expor seus gostos e desejos. Isso será fundamental para ter a decoração que você idealizou!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.