Contratar um decorador ou montar você mesmo a nova casa?

decorador-loft
Tempo de leitura: 4 minutos

Entenda qual é o papel do decorador e como ele pode ser fundamental para deixar seu apartamento belíssimo e quais outras opções para deixar seu novo lar com a sua cara.

Tirar as ideias da cabeça e colocá-las no papel nem sempre é tarefa fácil. Se for sobre um assunto prático, como um roteiro de férias, uma planilha pode resolver. Mas quando se trata de decorar seu apartamento, o volume de referências e estilos diferentes pode causar confusão até nas pessoas mais organizadas!

Decidir se vai decorar sua casa nova por conta própria ou se vai contratar ajuda profissional é o primeiro passo. A partir daí, definir o estilo, o prazo para conclusão do projeto e os itens que você irá comprar fica mais simples. Neste artigo, vamos explicar como é o trabalho de um decorador para que você tire as conclusões se contratar alguém para tirar sua visão do papel é ou não o melhor caminho.

Primeiro, vale lembrar que contar com ajuda de um profissional não significa que você não vai participar ativamente do processo de decoração – muito pelo contrário! O movimento DIY (do it yourself, ou ‘faça você mesmo’, em português) mudou a forma de trabalho de arquitetos e decoradores, que agora criam projetos de braços dados com os clientes.

“O DIY nos fez repensar o modo de trabalho, porque quando o cliente quer por a mão na massa, às vezes é preciso rever o conceito do projeto para criar algo junto com ele ou dar mais destaque às suas criações”, diz a designer de interiores Patrícia Ribeiro.

Como é o trabalho de um decorador?

O decorador é o profissional que, seja por formação ou por experiência no ramo, atua na escolha e na combinação de móveis e acessórios de decoração. Ao contrário de arquitetos, engenheiros e designers de interiores, o decorador não emite laudos para obra e não pode coordenar a reforma de um apartamento. Seu trabalho começa quando a obra termina. 

No entanto, algumas etapas do trabalho são semelhantes, como a reunião de briefing com os clientes para discutir gostos e expectativas, assim como a apresentação de um projeto – só que de decoração. Inclusive, a reunião é o momento ideal para informar seu decorador sobre objetos de valor afetivo que você gostaria de incluir nos ambientes.

Patrícia indica o que fazer antes de se reunir com o profissional: “É importante consultar sites, revistas e blogs de decoração para separar o que você gosta e entender qual é o seu estilo. Guarde referências, para depois conseguir definir o que lhe agrada e o que não agrada.”

LEIA TAMBÉM: Loft inicia o ano com atuação em novos bairros, veja-os!

Contrato um decorador ou planejo eu mesmo meu novo apartamento?

É natural ficar em dúvida sobre contratar um decorador ou fazer você mesmo a decoração do apartamento. Os dois motivos mais comuns para a indecisão são o desejo de deixar tudo com a sua cara – e daí vem o ímpeto de fazer você mesmo – e a vontade de economizar.

O trabalho de um decorador, no entanto, pode levar justamente a uma economia, apesar do valor que deverá ser pago ao profissional. Isso acontece porque com o auxílio dele, você será capaz de fazer escolhas certeiras sobre móveis e objetos, evitando gastos com coisas que não terão utilidade e que não combinam com seu espaço. 

Com a rotina cada vez mais atribulada, a economia de tempo nesse caso também deve ser levada em conta. Não é porque você não tem tempo para planejar a decoração do seu apartamento sozinho que seu lar não terá sua cara e um toque pessoal. 

LEIA TAMBÉM: 5 dicas para ter um apartamento decorado com o seu estilo

Basta apresentar todas as suas referências ao decorador e expor seus gostos e desejos. Isso será fundamental para ter a decoração que você idealizou!

Agora, pode ser que você esteja procurando um apartamento já decorado por profissionais dedicados do mercado e ainda localizado nos melhores bairros da cidade. Neste caso, a Loft pode te ajudar.

A Loft também tem apartamentos decorados para o seu estilo!

A Loft chegou ao mercado em 2018 com o objetivo de revolucionar o processo de compra e venda de imóveis, transformando-o em algo descomplicado e vantajoso para compradores, vendedores e corretores de imóveis.

Basta acessar nosso site para conferir apartamentos de todos os tipos. E você ainda pode optar por uma reforma customizada de acordo com as suas preferências, acessorado por nosso time de arquitetos, decoradores e especialistas no assunto.

Um novo diferencial é que agora também é possível comprar um dos apartamentos decorados da Loft. Com apartamentos nos bairros de Jardim Paulista, Jardim América e Vila Nova Conceição, em São Paulo.

Ana Carolina Silva, do time de Home Planning da Loft, nos contou um pouco mais sobre esses apartamentos: “Com os móveis, o cliente pode ter uma noção melhor de espaço e potencial do apartamento. Todas as nossas peças foram adquiridas e temos parcerias com lojas que nos dão desconto na compra, um benefício que também é dado para o cliente Loft”.

Além disso, a Loft também tem parceria com fornecedores de acabamentos, que estendem seus descontos para todos os clientes da empresa. O catálogo de parceiros é dividido em oito categorias: acessórios, conforto, marcenaria, mudança, automações, relocation, personal organizer e open house. 

Quer saber mais sobre nossos imóveis? Confira nossos apartamentos à venda e acompanhe as principais informações sobre mercado imobiliário aqui no blog da Loft!