Saiba como decorar varanda e aproveitar ao máximo seu espaço

como-decorar-varanda-mulher-lendo
Tempo de leitura: 5 minutos

Confira este guia para decorar a varanda do apartamento e transformá-la em um ambiente relaxante, com muitas plantas e cheio de estilo

A varanda do apartamento costuma ser sinônimo de relaxamento. É a área que escolhemos para sentar, ficar rodeados de plantas e nos sentir um pouco ao ar livre. Se a varanda tiver uma boa metragem, dá até para reunir os amigos para um churrasco ou happy hour numa área gourmet. Com tantos planos para este ambiente da casa, como decorar varanda para aproveitar este espaço da melhor maneira possível?

Neste artigo, vamos dar algumas dicas sobre como decorar a varanda do apartamento, usando, por exemplo, um jardim vertical ou criando uma área social para fazer do espaço uma extensão da sala. Falaremos ainda sobre como escolher os móveis para a varanda e como priorizar suas necessidades.

Como decorar a varanda do apartamento

Antes de começar sua jornada de decoração da varanda, pergunte a si mesmo como você quer se sentir no ambiente. Procura dar um ar praiano, urbano ou de casa de fazenda? Essa reflexão é fundamental para definir o estilo de decoração, os acabamentos e mobiliário que serão utilizados. 

“Tudo precisa estar em harmonia com esse conceito e fazer sentido no conjunto, até o tipo de plantas que você vai colocar lá!”, diz a arquiteta Júlia Guadix, do escritório Liv’n Arquitetura. Confira, a seguir, o passo a passo de como decorar a varanda do apartamento e deixar o ambiente pronto para curtir como quiser:

1) Estilos de decoração

Se você comprou um apartamento que tem um espaço externo, essa pergunta vai chegar em algum momento: como decorar varanda? A arquiteta Júlia Guadix afirma que atualmente os estilos de decoração mais comuns para varandas são o industrial e o contemporâneo.

LEIA TAMBÉM: Como aproveitar a iluminação natural do seu apartamento

“Diria que temos também um estilo um pouco mais rústico chique, com cara de jardim de casa mesmo. Normalmente vemos esse estilo em varandas que são separadas da sala, com a intenção de trazer aquela sensação de que tem um ‘lá fora’”, explica.

2) Paleta de cores

Depois de decidir o estilo, pense em que cores você gostaria de ter neste ambiente. Uma opção pode ser uma paleta mais neutra, com tons de cinza e bastante madeira e vegetação para aquecer, indica a arquiteta. Cores mais vibrantes podem vir em objetos decorativos, como almofadas, quadros e até luminárias. 

3) Móveis e objetos de decoração

Se você tiver espaço e quiser fazer da varanda um “respiro”, invista em um sofá ou uma poltrona e, quem sabe, até um balanço ou uma rede. Essas peças trazem um clima aconchegante e servem para momentos de leitura, descanso e para reunir amigos e família. 

Componha o ambiente com peças versáteis, como bancos que também servem como mesa de apoio. Carrinhos, por exemplo, podem auxiliar a área de fogão ou churrasqueira, além de ficarem ótimos como um bar ou até um mini buffet para o almoço de domingo.

Karla Amadori sugere mais soluções de decoração para a varanda

Bancos compridos oferecem mais área de assento e podem ser aproveitados também como baús. “Outro móvel coringa é aquela caixa que fazemos quando precisamos esconder a condensadora do ar condicionado. Além de ganharmos uma superfície de apoio para plantinhas e objetos, podemos aproveitar a marcenaria para gerar mais área de armazenamento”, explica Júlia Guadix. 

A arquiteta conta que costuma evitar elementos fixos no meio das varandas para manter uma liberdade/flexibilidade de alterar o layout conforme a ocasião. “É muito prático poder mover a mesa ou poltronas e pufes de lugar de acordo com a necessidade de cada momento”, afirma.

Caso você opte por uma varanda gourmet, a recomendação é pensar na circulação entre ela e a cozinha. “Quanto mais livre e fluida, mais prático será utilizar a área gourmet. Além dessa circulação, temos que pensar na circulação interna da varanda entre pia, cooktop, churrasqueira, o local de preparo e o local de servir”, indica Júlia.

4) Materiais e texturas

Quem quiser ter uma bancada na varanda deve optar por fazê-la com uma pedra apropriada para locais externos ou de muita incidência solar. Se sua varanda for à beira mar, móveis de alumínio, fibra sintética e plásticos podem ser uma boa escolha, pois são os mais resistentes à maresia. 

“Evite ferro (mesmo cromado), que enferruja muito rápido. Se quiser usar madeira, precisa ser maciça – lembrando que de tempos em tempos será necessário fazer manutenção no verniz”, afirma a arquiteta.

Outra dica é investir em almofadas e assentos com tecidos impermeáveis e resistentes ao sol, além de redes que possam ser colocadas na máquina de lavar. Sobre as cortinas, as persianas em tela solar, por exemplo, reduzem o calor e protegem os móveis e acabamentos.

É importante consultar o condomínio antes de fazer o envidraçamento da varanda e a escolha das cortinas, pois há casos em que existe um padrão aprovado em assembleia condominial e tudo o que foge disso pode ser considerado alteração de fachada. 

Como decorar varanda pequena com plantas

Uma ótima pedida no quesito “como decorar varanda pequena com plantas” é o jardim vertical, feito com plantas naturais, iluminação, ventilação e irrigação controlada. Desta forma, é possível criar volumes verdes sem ocupar muito espaço. 

como-decorar-varanda
Verticalizar a decoração com plantas garante o máximo aproveitamento de espaço

A arquiteta Júlia Guadix indica ainda usar plantas artificiais de boa qualidade ou “plantas preservadas, que são naturais, porém desidratadas”. Em ambos os casos, a única manutenção é tirar o pó com espanador durante a faxina.

Outra indicação para decorar varanda pequena com plantas é usar vasos estreitos. Há diversos modelos, como floreiras de dois ou mais andares. Em relação às espécies de plantas, a escolha depende de alguns fatores, como clima e a quantidade de sol que bate no espaço. Confira algumas das melhores plantas para apartamento aqui.

Como decorar uma varanda pequena com pouco dinheiro

Comprar um apartamento implica em diversos gastos extras, como reforma, mudança, manutenção e documentação. Isto, no entanto, não precisa ser um empecilho para deixar a varanda para depois.

A arquiteta Júlia Guadix reuniu algumas dicas sobre como decorar uma varanda pequena com pouco dinheiro. Segundo ela, pesquisar bastante antes de comprar móveis e usar a criatividade para fazer composições é a chave para ter um resultado bacana com orçamento apertado. 

“Uma ida a um lar center com muita criatividade e boa vontade ajuda muito. Conseguimos um resultado bem legal usando decks prontos de madeira para deixar o ambiente mais acolhedor, fazendo composições com vasos de plantas e cachepôs, e também composições com quadros que tenham a ver com os moradores”, afirma.

“E não se esqueça da mágica que a iluminação faz. Um pendente ou uma arandela charmosa, sempre com luz mais amarelinha, faz toda a diferença. Luz muda tudo.”

EM BUSCA DE UM APARTAMENTO COM VARANDA? A LOFT PODE TE AJUDAR!

Procurando um novo apartamento para morar? A Loft tem apartamentos nos melhores bairros de São Paulo e do Rio de Janeiro, muitos deles com belas varandas que podem se tornar uma área gourmet.

É possível entrar em contato com a equipe de atendimento da Loft (o e-mail é tenhointeresse@loft.com.br) para traçar um roteiro de visitas que inclua imóveis com esse potencial. Conheça nossos apartamentos à venda e acompanhe as novidades sobre o mercado imobiliário no blog da Loft!