definir-preco-de-venda-do-apartamento

Definindo o preço de venda do seu apê

4 MINUTOS DE LEITURA

O momento de vender um apê pode gerar uma série de dúvidas, e uma das principais costuma ser em relação ao preço de venda. Como definir o valor do seu imóvel? Quais critérios devem ser considerados? O que fazer com o aspecto emocional de vender um bem que pode ter sido importante para você? O bairro, o estado do imóvel e serviços do condomínio entram nesta conta? 

Acompanhe este artigo até o final para encontrar algumas possibilidades para sentir mais segurança para colocar um valor no seu apê!

Calculando o valor do metro quadrado

Para começar a pensar em um valor de venda no apartamento, a maneira mais comum é calcular o preço por metro quadrado, o que pode variar a cada região. Com a média do valor do metro quadrado da sua região, você multiplica esse preço pelo tamanho do apê e tem uma base do valor. 

Pronto? É só isso? Na verdade não. Para calcular este valor você precisa considerar uma série de características, além da metragem do imóvel e localização, como a distribuição da planta, a disponibilidade de vagas na garagem, o andar do apartamento, as vistas das janelas, etc. Não é uma ciência exata e algumas variáveis são subjetivas.

Um apê com boa estrutura para uma família, com 3 quartos e uma vaga de garagem, pode ser mais valorizado se também estiver numa região bem abastecida de escolas e opções de lazer. Já se ele estiver no centro financeiro da cidade, com poucas opções de ensino e infraestrutura para crianças, pode se tornar menos atraente, e portanto ter um valor reduzido no metro quadrado.

É uma análise detalhada e que leva diversas variáveis em consideração. Um elemento essencial para ajudar neste cálculo é avaliar as vendas de imóveis parecidos com o seu. Dessa forma você amplia a sua base de referências e se aproxima mais do valor praticado pelo mercado. 

E o estado do imóvel, também conta?

Sim! O estado atual do seu apê também deve ser considerado, e podemos dizer que, em geral, uma boa reforma pode valorizar um imóvel e aumentar seu preço final. Basta pensar que o preço de um apartamento na planta costuma ser mais baixo que o de um apê pronto pra morar, já que será preciso fazer uma reforma antes de se mudar. Neste artigo você pode saber mais sobre quais melhorias mais valorizam um apê.

O que considerar no bairro para fazer o cálculo?

Alguns bairros são melhor abastecidos ou possuem melhor infraestrutura do que outros. Para isso, é preciso considerar a oferta de serviços, opções de lazer, shoppings, teatros, restaurantes, escolas e presença de parques e áreas verdes.

banner-loft-1

Na dúvida de como começar? Conheça a sessão de análise de preços da Loft

Listamos aqui os principais fatores que influenciam no cálculo do metro quadrado do seu apê, e deu para ver que eles não são assim tão simples e podem demandar uma série de informações e pesquisas. 

Pesquisas que a Loft pode ajudar você a fazer com uso de alta tecnologia e um enorme histórico de transações feitas no site por imóveis similares ao seu. Além disso, também consultamos os valores de apartamentos parecidos com base nas matrículas de imóvel, que compramos nos cartórios da cidade, para ter uma visão mais ampla de como está o mercado.

Ao cadastrar seu apê no site da Loft, sugerimos um valor de venda baseado em dezenas de dados e variáveis, e que pode ou não ser aceito por você na hora de validar o anúncio. Para chegar neste preço, a Loft considera o valor de imóveis parecidos no seu bairro, o valor de outros imóveis comprados pela Loft e o histórico de apartamentos que já foram vendidos.

Entenda como funciona a Estima de Preço sugerida pela Loft para o seu apartamento e depois de se preparar sabendo que escolheu um preço justo, basta anunciar com a Loft e receber as melhores propostas pelo apê!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter