Corretor, aproveite o Dia do Cliente para se aproximar dos seus contatos

dia-do-cliente
Tempo de leitura: 4 minutos

o Dia do Cliente é 15 de setembro. Entenda como o marketing de relacionamento pode fortalecer a ligação com quem você já atende e aumentar sua carteira de clientes.

Nesse artigo você encontrará:

  • Marketing de relacionamento: como conseguir mais clientes?
  • 15 de setembro – dia do cliente: por que se comemora essa data?
  • ideias e ações de marketing para o corretor

Uma ótima maneira de estreitar o relacionamento com seus clientes é celebrando o dia deles. No Brasil, todo ano em 15 de setembro comemora-se o Dia do Cliente. Neste artigo, vamos explicar como surgiu esta data e dar ideias para os corretores colocarem em prática e melhorarem suas perspectivas de venda.

Investir em relacionamento com clientes é uma técnica de venda importante, que pode ajudar até a expandir seus contatos. Isso porque uma das bases da relação corretor-cliente é a confiança. Ao fazer um trabalho de excelência, os clientes irão recomendá-lo a conhecidos ou trazer mais imóveis para você negociar. 

Marketing de relacionamento: como conseguir mais clientes

Devido à alta concorrência em quase todos os setores de serviços, há muita busca por novas formas de conquistar clientes. O marketing de relacionamento é hoje uma das formas mais eficazes de construir uma carteira sólida, com clientela fiel e responsável por atrair novos clientes e mercados para o seu negócio.

Marketing de relacionamento é a construção de uma relação contínua com seus clientes, que gere proximidade e uma percepção positiva da sua marca. A tática vem como resposta à equação de como conseguir mais clientes em uma realidade dominada pelo e-commerce e pelas redes sociais, onde existe muita gente vendendo produtos ou serviços parecidos com os seus.

A forma de se diferenciar dos concorrentes passa a ser o que você oferece algo além do produto. Como o próprio nome da ferramenta já diz, uma rede social exige socialização, relacionamento. Quem sai na frente nessa conjuntura é quem sabe se relacionar com seu público e entende o que ele gostaria de consumir, não apenas em termos de produtos e serviços, mas em conteúdo.

Conteúdo de qualidade atrai clientes e confere relevância à sua marca. No caso do corretor, colocar-se diante dos clientes de forma aberta ao diálogo, trazendo informações de forma acessível e demonstrando sua experiência no mercado imobiliário, pode ser a ponte que faltava para prosperar.

Entenda mais sobre marketing de relacionamento e comece a aplicá-lo ao seu negócio!

Para conquistar ainda mais experiência e know-how no mercado, é importante investir em capacitação e aprimoramento profissional. A plataforma Loft Pro oferece diversos cursos online e gratuitos para o corretor de imóveis, como Alavancar resultado e melhorar desempenho em períodos de crise e Empreendedorismo com Florian Hagenbuch, fundador e Co-CEO da Loft. Saiba mais sobre os cursos aqui!

15 de setembro, dia do cliente: por que se comemora esta data?

Desde 2003, no Brasil, 15 de setembro é dia do cliente. Segundo o portal R7, a data foi criada pelo empresário gaúcho e especialista em Marketing e Recursos Humanos, João Carlos Rego e é celebrada em 14 estados e mais de 160 cidades.

O objetivo da comemoração era não apenas homenagear os clientes, mas também potencializar uma relação de fidelidade entre as partes. Isso é possível com brindes, descontos, eventos e decorações especializadas nas lojas, por exemplo.

Dia do cliente: ideias e ações de marketing para o corretor

A atividade do corretor de imóveis, mesmo que esteja utilizando plataformas online, é bem diferente de lojas que vendem por e-commerce. Por isso, não é possível oferecer descontos em produtos ou frete grátis, que são as duas ações de marketing mais comuns em datas comemorativas do comércio.

Ainda assim, a boa notícia é que, para o dia do cliente, ideias não faltam. Como mencionamos, o marketing de conteúdo é uma ótima fonte de expansão para o corretor, e há muito conteúdo que se pode fazer pensando no dia do cliente. Confira algumas ideias:

1) Aumente seu engajamento no Instagram

O Instagram é a rede social do momento e os recursos em vídeo são os mais acessados. A dica é criar um conteúdo exclusivo que seja útil para o seu público. Por exemplo, digamos que seus clientes são muito interessados em arquitetos famosos. Então, que tal criar uma série de vídeos ou de lives comentando a história de prédios icônicos da região ou da cidade em que você trabalha? Isso gera engajamento com seu público, o que futuramente pode reverter em vendas.

2) Newsletter

Nada melhor do que uma data comemorativa para motivar você a lançar sua newsletter. O e-mail marketing é uma excelente maneira de manter contato constante com seus clientes antigos e conseguir novos clientes em potencial. Quem sabe colocando-os informados das novidades de mercado ou trazendo oportunidades de apartamentos no seu perfil

Ao oferecer acesso a um conteúdo especial gratuito, que pode ser uma newsletter ou um e-book, por exemplo, o corretor tem acesso ao endereço de e-mail dos usuários e pode iniciar uma régua de relacionamento: envio de uma série de conteúdos relacionados àquele tema, sempre com CTAs, ou calls to action, que o chamem para alguma ação. 

3) Brindes

Quem não gosta de ganhar um mimo? Enviar lembranças para os seus clientes pode ativar um gatilho mental importante, o da reciprocidade. Ao mandar um brinde, o corretor fará com que o cliente lembre do profissional que o ajudou num momento importante da sua vida: o da compra de um lar. Conheça outros gatilhos mentais clicando aqui.

4) Parceria com fornecedores

Formar parcerias com decoradores e prestadores de serviços como pintores, encanadores e eletricistas, pode ser uma maneira de fortalecer muitas relações. Você pode combinar com os outros profissionais não só de um indicar o trabalho do outro como também oferecer promoções aos clientes. Quem já fechou um negócio com você recebe um desconto com um fornecedor parceiro, por exemplo.

Aproveite o Dia do Cliente para estreitar relações e atingir a melhor performance. Não esqueça de acompanhar nosso blog para ficar por dentro de dicas e tirar dúvidas sobre assuntos ligados ao mercado imobiliário!