Qual a diferença entre incorporadora e construtora?

diferenca-entre-incorporadora-construtora
Tempo de leitura: 2 minutos

Muitas empresas têm autorização para cumprir os dois papéis, mas há uma diferença entre incorporadora e construtora – e está no nome! 

Você provavelmente sabe os nomes das maiores incorporadoras e construtoras do Brasil, visto que elas estão sempre estampadas pelas cidades em obras de construção civil. Mas o que cada uma faz?

Como é comum que esses nomes se confundam, neste post você aprenderá:

  • A diferença entre incorporadora e construtora (e empreiteira)
  • Quais as atividades de incorporação imobiliária e de construção
  • E o que é a Loft, se ela não é nem uma, nem outra

A diferença entre incorporadora e construtora

No Brasil, é frequente usar esses termos como se fossem equivalentes, embora eles representem empresas diferentes da construção civil. Isso se dá também porque é comum que uma mesma empresa atue nessas duas frentes – ou seja, uma empresa ser tanto incorporadora quanto construtora. 

Como você verá adiante, a grande diferença entre incorporadora e construtora está na expertise aplicada. Basicamente, a primeira planeja o negócio no papel, enquanto a segunda é contratada para tirá-lo do papel. 

Para completar este post, adicionamos também a figura da empreiteira, que está apta a auxiliar a construtora em serviços pontuais de construção – mas não a construir algo sozinha. 

O que é uma incorporadora?

Pense na incorporadora de imóveis como a dona daquele projeto de construção. É ela quem vai adquirir o terreno, formalizar o negócio no Cartório de Registro de Imóveis, tirar as licenças e alvarás necessários e desenvolver ou supervisionar o desenvolvimento do projeto construtivo e arquitetônico – e contratar a construtora e os fornecedores para tirar tudo isso do papel. 

Dentro desse projeto imobiliário estão as diversas estratégias para aquele edifício que vai subir. Quantos apartamentos haverá por andar, por exemplo? Quais são os tipos de área comum? Perfil residencial ou comercial? Qual é o perfil de cliente que se deseja alcançar? Qual será a estratégia de vendas? E por aí vai.

O que é uma construtora?

A construtora é a responsável pela construção desse bem físico. Como o nome indica, é ela que vai construir o edifício. Entre suas responsabilidades está a contratação e a aquisição de tudo que for necessário para isso, como mão de obra, equipamentos e tecnologia. 

Uma construtora fica responsável tanto pela integridade física daquela construção quanto por cumprir o cronograma de entregas. 

E empreiteira, o que é?

Visto que estamos falando dos principais atores da construção civil, melhor incluir a figura recorrente da empreiteira, certo? A empreiteira também participa da construção da obra, mas só pontualmente, com alguns serviços, e sob supervisão da construtora.

Isso acontece porque a construtora precisa ter registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) e contar com profissionais de engenharia que estejam aptos a executar as obras. Já a empreiteira não precisa desse registro, então pode ser apenas contratada pela construtora como auxiliar na construção.  

Afinal, o que é a Loft?

A Loft não é nem incorporadora, nem construtora, nem empreiteira, nem imobiliária: é uma plataforma de transação imobiliária. Através de seu site (confira aqui!), ela pode tanto comprar imóveis, reformá-los e vendê-los já reformados quanto intermediar a venda de imóveis de terceiros. 

Para agregar valor e facilitar ainda mais a vida dos clientes (vendedores, compradores e corretores de imóveis), a Loft oferece também serviços relacionados, como a assessoria imobiliária para garantir a segurança jurídica dos negócios e o Loft Cred, que negocia pelo cliente as melhores taxas de financiamento imobiliário e crédito com garantia.

Quer saber mais sobre a Loft? Assista ao vídeo abaixo!