Quais são os documentos necessários para fazer um financiamento imobiliário?

Compartilhar a notícia

21 de novembro de 2019

Autor Time Loft
Atualizado: 24 de junho de 2022 5 min de leitura
documentos-financiamento-imobiliario-loft

Pessoa física ou jurídica, saiba quais são os documentos necessários para financiamento imobiliário e esteja preparado para obter as melhores taxas do mercado.

Financiar um imóvel é um processo bem mais simples do que as pessoas imaginam, inclusive em termos burocráticos. Como você aprenderá ao final desse artigo, a lista de documentos exigidos para fazer o pedido não é longa e, felizmente, não é complexa de se obter. 

Na sequência você irá aprender: 

  • Quais os documentos necessários p/ pessoa física
  • Quais os documentos necessários p/ pessoa jurídica
  • O que é preciso para usar o FGTS
  • Como comprovar renda independente do modelo de recebimento

O melhor a se fazer para não perder o imóvel dos sonhos é já ter esses documentos (originais) logo antes ou assim que você começar o processo de buscar, encontrar e financiar seu novo imóvel. 

Caso você esteja usando versões autenticadas de algum dos documentos(o RG é o caso clássico), essa é a hora de providenciar a segunda via. Vai ser preciso apresentá-las, junto com cópias simples, na hora da solicitação do financiamento imobiliário.

Caso encontre no caminho a necessidade de um documento que você nunca emitiu, como a certidão conjunta negativa de débitos junto ao governo federal ou o extrato do FGTS, saiba que a burocracia está a seu favor: o banco costuma se encarregar de obter o primeiro (o que é feito online) e o segundo pode ser pedido em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

Veja então quais são os documentos básicos exigidos por pessoas físicas e pessoas jurídicas, assim como os adicionais necessários caso você vá aplicar seu saldo do FGTS em seu financiamento imobiliário.

Importante também saber que essa é a lista básica de documentos para um financiamento imobiliário. É possível que seu agente financeiro exija outros, além dos imprescindíveis. 

Quer receber uma proposta de financiamento imobiliário ou simular as parcelas?
Veja como a Loft pode te ajudar!!

Quais são os documentos obrigatórios do imóvel? 

Para pedir um financiamento imobiliário, tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas precisam especificar qual é o imóvel em questão. Para isso, os bancos exigem dois documentos: 

  • Matrícula do imóvel 
  • Certidão do IPTU do imóvel 

Caso você esteja optando por um apartamento da Loft, não é preciso se preocupar com obter esses papeis no cartório ou com a prefeitura: o time da Loft se encarrega de encaminhá-los para você!

Quais são os documentos necessários para Pessoa Física?

  • Documentos pessoais (RG e CPF)
  • Certidão de nascimento (se solteiro)
  • Certidão de casamento (se casado/a ou em união estável)
  • Documentos pessoais do cônjuge (caso se aplique)
Anúncios

Quais são os documentos necessários para Pessoa Jurídica?

Não é preciso ter uma grande empresa para adquirir um financiamento como Pessoa Jurídica – quem é Microempreendedor Individual (MEI) também pode! Em tempo: para saber se financiar um imóvel como pessoa jurídica faz sentido para você, converse com profissionais da área e de sua confiança.

Documentos para utilizar saldo do FGTS

  • Cópia da Carteira de Trabalho
  • Cópia da mais recente declaração de Imposto de Renda (se solteiro)
  • Cópia da mais recente declaração conjunta de Imposto de Renda (se casado/a)
  • Extrato atualizado do FGTS (emitido pela Caixa Econômica Federal)
  • Comprovante de residência (limite de emissão: 3 meses)

A questão da comprovação de renda

No Brasil, há pessoas trabalhando em diversos modelos. Entre quem tem renda formal, há aqueles que trabalham com carteira assinada, ganhando como pessoas físicas, e também os empresários ou autônomos que ganham como pessoas jurídicas. Há também trabalhadores informais e aqueles que possuem renda de aluguel de outros imóveis. 

Saber onde você se encaixa nesse aspecto é importante para o financiamento imobiliário, visto que esta informação impacta na comprovação de renda que as instituições financeiras utilizam para integrar seus processos de análise. 

“É com isso que os bancos vão saber qual é o valor máximo de parcela que você pode pagar“, explica João Paredes, do time de crédito da Loft. “Normalmente, esse valor é 30% da renda que você puder comprovar. Se a renda for de 10 mil reais, essa parcela será de 3 mil.”

E não importa onde você se encaixe, o banco sempre vai exigir o recibo da sua mais recente declaração do Imposto de Renda.

documentos exigidos para comprovação de renda 

  • Recibo da última declaração do Imposto de Renda (todos os casos)
  • Últimos três holerites (para pessoas físicas contratada por empresas) 
  • Extrato bancário dos últimos três a seis meses (para pessoas jurídicas e autônomas)
  • Matrícula do imóvel e contrato de locação assinado (para quem tem renda devido a aluguel de imóvel)

pronto para fazer uma simulação de financiamento?

A ferramenta de simulação da Loft ajuda você a entender as melhores condições para comprar seu apartamento nas melhores condições. Basta acessar o link abaixo

faça sua simulação de financiamento

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.