Empréstimo com garantia de imóvel: conheça suas vantagens

Tempo de leitura: 4 minutos

Com juros mais baixos que em um empréstimo pessoal, esse tipo de crédito oferece liquidez rápida – e você pode começar a pagar até 6 meses depois!

O empréstimo com garantia de imóvel (EGI), também conhecido como crédito com garantia de imóvel, antecipação de venda ou home equity, está se tornando cada vez mais popular no Brasil. 

Como o nome indica, é um tipo de crédito oferecido em troca da garantia (alienação fiduciária) do bem imobiliário. Sua posse continua com o tomador, que pode usá-lo normalmente. 

Visto que colocar um imóvel como garantia diminui substancialmente o risco de inadimplência do empréstimo, credores podem oferecer esse crédito com taxas bem mais baixas do que um empréstimo sem garantia – e o dinheiro sai rapidamente, em até 2 meses!

Basta uma comparação rápida para se assegurar da grande vantagem: um empréstimo pessoal pode custar de 5 a 7% ao mês, enquanto o EGI custa a partir de 1,14% + IPCA (índice que mede a inflação nacional). Em março de 2020, o IPCA foi 0,07% e, em abril, -0,31%.

Raphael Tomé, Head de Business & Sales da Loft, explica que é justamente por isso que o EGI se manteve relativamente desconhecido até agora. “Os bancos nunca tiveram interesse em fazer esse produto rentável, por isso que o brasileiro remete empréstimo a taxas tão altas. O crédito com garantia de imóvel é o melhor empréstimo que há no mercado“, fala.

Outro ponto importante do EGI é que, apesar de ter “imobiliário” no nome, a soma obtida com ele tem uso livre, ou seja, pode ser aplicada em qualquer coisa. 

E se você ainda estiver quitando seu financiamento imobiliário, saiba que também pode optar pelo crédito com garantia de imóvel – desde que seu saldo devedor já esteja abaixo de 30% do valor do imóvel.

Como funciona?

Com o Loft Cred, a assessoria 100% gratuita da Loft que negocia por você com os bancos e FinTechs do Brasil, é possível aproveitar a expertise de especialistas no assunto e encontrar as melhores condições do mercado. 

Mais uma boa notícia: o serviço é aberto para proprietários de imóveis de todas as grandes cidades do Brasil, sejam eles clientes da Loft ou não! 

Atualmente, o Loft Cred obtém, através de seus parceiros, empréstimos desse tipo com taxas mensais a partir de 1,14% + IPCA e prazo de até 180 meses (15 anos). A quantia mínima para o EGI é R$ 50 mil e a máxima, 50% do valor do imóvel

O processo leva entre 30 e 60 dias e todo o valor é transferido de uma vez. A depender do valor emprestado, o pagamento pode ter um período de carência opcional de entre 3 e 6 meses

Quando o crédito com garantia de imóvel faz sentido?

Trata-se de uma ótima opção tanto para proprietários com problemas urgentes, como: 

  • Pagar dívidas de cartão de crédito ou contas médicas inesperadas
  • Desejos e sonhos cotidianos, como reformar a casa
  • Investir em seu próprio negócio

“Tem uma série de pessoas que vende seu imóvel porque precisa ter liquidez por algum motivo e, às vezes, não precisaria ter vendido”, fala Tomé. 

Para proprietários que já desejam vender seu imóvel de qualquer forma, o EGI pode ser uma boa saída para investir em uma reforma que o torne mais valioso no mercado, além de comprar tempo para analisar propostas e vendê-lo com calma.

Ele também pode ser estratégico para quem tem novas despesas recorrentes para pagar por um determinado período. “Imagine que sua filha cursa medicina e seus custos de estudo e habitação somam 10 mil reais por mês. Você pode fazer um empréstimo com garantia de dez ou vinte anos, abaixar sua conta mensal para algo em torno de 4 mil reais e, quando ela se formar, pode ajudar a pagar”, exemplifica.

Outro uso muito comum do crédito com garantia de imóvel é quando uma pessoa ou famíia está buscando trocar de imóvel, já encontrou seu novo lar mas ainda não vendeu seu imóvel. Muitas pessoas anunciam seus imóveis no Loft Market e já solicitam a antecipação de venda para dar entrada em seu novo imóvel e não deixar passar aquela oportunidade de compra. Depois, quando ocorre a venda do imóvel, o empréstimo ou antecipação é pago com o dinheiro recebido pela transação.

Financiamento imobiliário e EGI: é a mesma coisa?

Raphael Tomé desmistifica esse ponto: financiamento imobiliário e crédito com garantia de imóvel não são a mesma coisa.

“Financiamento imobiliário é um tipo de produto com uma única finalidade: comprar um imóvel. Você não consegue financiar com outra finalidade”, explica. Já o EGI, por ser um empréstimo, não envolve amarra alguma. “Você tem a liberdade de fazer o que quiser com seu dinheiro.”

Crédito com garantia de imóvel: passo a passo do Loft Cred

Confira abaixo o passo a passo para obter crédito com garantia de imóvel com o Loft Cred

  1. Solicitação: após você preencher um formulário online, um consultor do Loft Cred entrará em contato para fazer simulações e criar uma proposta personalizada
  2. Envio da documentação
  3. Análise: o time do Loft Cred acompanha a análise de crédito e jurídica junto ao parceiro credor
  4. Assinatura do contrato
  5. Registro da alienação fiduciária na matrícula do imóvel
  6. Liberação: o Loft Cred continua ajudando até o dinheiro cair na sua conta!

Lembrando que o serviço do Loft Cred é totalmente gratuito para o cliente-proprietário! Corretores de imóveis também podem aproveitá-lo e, em caso de contrato assinado por seus clientes, ganham 1% de comissão paga pela Loft sobre o valor emprestado.