Entenda como a Loft precifica e chega no valor de um apartamento

Compartilhar a notícia

Um algoritmo desenvolvido pela própria Loft, alimentado com dados exclusivos e também históricos do mercado, determina o preço de compra e venda dos imóveis. Entenda como!

10 de maio de 2019

Autor Time Loft
Atualizado: 25 de setembro de 2023 4 min de leitura
calcular-loft

Talvez você já saiba o que é ou tenha ouvido falar sobre data science, uma área multidisciplinar que utiliza métodos científicos e algoritmos para extrair conhecimento e insights de grandes quantidades de dados. Essa é a base do modelo de precificação da Loft, e o resultado é uma oferta justa, em sintonia com o histórico regional de transações

“Usamos tanto informação própria quanto da base do mercado”, resume Daniel Pacífico, responsável pelo time de Pricing. “E sempre comparamos nossas informações com os dados reais que conhecemos para checar se nosso modelo está fazendo sentido.”

Se você estiver buscando vender o apartamento com a Loft  a captação desses dados acontece em duas frentes principais.

Vendendo com e para a loft

Após o cadastro online do imóvel, você recebe uma avaliação prévia onde, após analisar uma série de variáveis, a Loft oferece uma proposta de compra ou uma oferta de divulgação do imóvel no site da Loft. A nossa estrutura de precificação é a melhor da América Latina, o que, para o cliente, é garantia de uma transação justa e uma ferramenta poderosa para que o imóvel não fique exposto à venda por muito tempo.

Em caso de oferta de Compra pela Loft, nós seguimos as avaliações baseadas em critérios pré determinados para oferecer uma proposta justa e alinhada com o mercado.

Nos casos onde a proposta enviada pela Loft é de divulgação no site, o proprietário assina um termo de autorização e que dá exclusividade para um corretor trabalhar aquele imóvel, organizar as agendas de visitas, mediar as negociações, entre outros. A divulgação no site da Loft atinge mais de 1 milhão e meio de acessos mensais.

Dados históricos do mercado

Grande parte dos dados de análise vem do próprio mercado imobiliário, através de informações sobre transações reais naquele bairro em particular que auxiliam a equipe a conferir se a proposta de compra estará de acordo com a realidade.

Conseguimos essas informação via dados públicos onde constam informações como localização, metragem, descrição do espaço e histórico de compra e venda.

Assim, é possível entender por quanto saem apartamentos na mesma faixa de metragem que estejam situados num prédio na mesma faixa de idade, por exemplo, entre muitas outras opções de análise. “É uma maneira muito boa de balizar o preço”, fala Daniel.

Anúncios

O algoritmo que torna tudo mais eficiente

Essas contas não são feitas na ponta do lápis. Tudo gira dentro do algoritmo proprietário da Loft, desenvolvido com o intuito de precificar apartamentos da maneira mais eficiente possível ao compará-los com outros imóveis parecidos.

Esse algoritmo aprende quais são as variáveis relevantes para calcular similaridade entre apartamentos, comparando +100 variáveis em um universo de +70 mil transações, entregando os melhores comparáveis para precificação.

O estado de conservação do apartamento importa?

Em caso de apartamentos cuja Loft faz oferta para compra, “nossa precificação estima por quanto vamos vender o imóvel na Loft“, elucida Daniel. “Independentemente de seu apartamento estar bem ou mal conservado, esse valor de venda é o mesmo. O que muda é que, quanto mais intervenção ele precisar ter, maior será o investimento necessário e menor será nossa proposta.” 

O processo de negociar um preço justo

Uma vez apresentada a proposta de vender com a Loft, ainda há espaço para conversar sobre a oferta. O principal pilar do do site da Loft é a precificação correta sem especulação imobiliária e baseada em dados reais de transações. Entendemos que esse é um dos principais problemas atuais do mercado imobiliário.

É claro que existem margens de negociação, mas o princípio é passar a ajustar e conscientizar o mercado com relação a precificação subjetiva e trazer transparência e informação para as três pontas da cadeia: quem vende (proprietário), quem assessora a venda (corretor) e quem compra (comprador).

Como mostramos aqui, os dados que embasam o processo são concretos e estão em linha com a realidade do mercado.

O motivo para tanto está em nosso DNA, que é reinventar o processo de compra e venda de apartamentos com ajuda dos nosso corretores parceiros. Encontrar um valor justo para seu imóvel, de maneira rápida e eficaz, não precisa exigir dor de cabeça e estresse – pelo menos não mais.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.