Quanto preciso dar de entrada para financiar um apartamento

Compartilhar a notícia

07 de julho de 2020

Autor Time Loft
Atualizado: 24 de junho de 2022 3 min de leitura
entrada-para-financiamento

Ter o valor de entrada para financiamento é essencial para qualquer pessoa que pretende usar essa modalidade para fazer a compra de um imóvel. Entenda como funciona.

O financiamento imobiliário é uma das principais formas de alcançar o grande objetivo de adquirir uma casa ou apartamento. A popular categoria traz a possibilidade ao favorecido de pagar seu imóvel em prestações mensais por até 35 anos, dependendo da instituição financeira.

Além de segurança financeira para pagar as prestações por um longo período, é preciso levar em consideração que é permitido financiar em média 80% do valor do imóvel. A base para o cálculo é sua renda familiar, o valor das prestações não pode ultrapassar 30% da renda mensal declarada. Então, quanto é o ideal para se dar de entrada?

Leia mais: É seu primeiro financiamento? Veja 7 dicas que preparamos para você

qual o valor mínimo de entrada para financiar um imóvel

Não há uma resposta rápida para a última pergunta. O valor mínimo costuma ser 20% mas as negociações podem variar. Se você tiver mais que isso disponível para dar como entrada, é importante pensar se esse dinheiro não fará falta em um momento de emergência em que você precisar de liquidez. 

Mas vale lembrar que quanto maior o valor dado na entrada, menor o valor a ser financiado, assim as taxas de juros também podem ser menores. Assim, você acaba comprometendo uma parcela menor da sua renda familiar por menos tempo.

Uma decisão importante é avaliar previamente o valor estimado que se pode pagar em um imóvel. Para isso a Loft Cred criou o simulador de potencial de compra de imóvel. Uma ferramenta gratuita que te ajuda a encontrar essa resposta baseado em seus objetivos e poder financeiro.

Seu FGTS é um grande aliado!

O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pode ser utilizado na entrada de um imóvel desde que sejam seguidos alguns critérios estabelecidos pelo Governo Federal:

• Não ter nenhum tipo de financiamento ativo no SFH (Sistema Financeiro de Habitação) no momento da entrada.

• Ter a carteira de trabalho assinada por pelo menos três – seja em uma empresa ou várias, e de forma consecutiva ou espaçada. O importante é o total.

• Garantir que o imóvel financiado será utilizado como moradia do proprietário.

• Residir ou trabalhar na mesma cidade em que está localizado o imóvel financiado.

• Não possuir nenhum imóvel no município onde pretende financiar uma casa ou apartamento.

Anúncios

Encontre soluções para o seu financiamento com a Loft Cred!

Com a Loft Cred, você tem assessoria gratuita de financiamento imobiliário que esclarece todas as suas dúvidas e ainda ajuda a encontrar as melhores taxas, cuidando de toda papelada e burocracia.

Clique aqui para simular suas parcelas!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.