Qual é a porcentagem de entrada para financiar um imóvel usado?

Compartilhar a notícia

10 de abril de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 28 de agosto de 2023 8 min de leitura
entrada-imovel-usado-financiamento-imobiliario

A entrada é um valor inicial pago diretamente ao vendedor, sem intermediação do financiamento bancário. Juntá-la costuma ser um desafio para quem está interessado em adquirir um imóvel. Neste texto, vamos mostrar qual é a porcentagem de entrada para financiar um imóvel usado nos principais bancos do país. 

Vamos explicar também quais são as particularidades do financiamento de imóveis usados e quais são as condições e documentos geralmente exigidos pelos bancos para este tipo de operação. 

Qual é a porcentagem de entrada para financiar um imóvel usado?

A porcentagem de entrada para financiar um imóvel usado deve ser de pelo menos 10% para financiamentos dentro do Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI). Isso se a configuração das parcelas do financiamento for feita pelo Sistema de Amortização Constante (SAC), no qual a amortização é constante a cada mês e as prestações são decrescentes. 

Para financiamentos firmados pela Tabela Price (cujas parcelas têm valor constante), o financiamento pode alcançar até 80% do valor do imóvel. Essa regra está na Resolução 4.676/2018, assinada pelo presidente do Banco Central.

Os bancos, no entanto, podem limitar ainda mais esse valor coberto. É comum que, para imóveis comerciais, eles só concedam crédito para até 70% do valor do imóvel. O restante deve ser pago na forma de entrada. Para compor esse aporte inicial, você pode recorrer aos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), por exemplo. 

Mesmo que o banco pague até 80% ou 90% do valor total do imóvel comprado, nada impede que o comprador ofereça uma porcentagem de entrada maior, reduzindo o total financiado. Para quem tem condições de não se descapitalizar com essa atitude, pagar uma entrada maior pode ser uma alternativa para baratear o financiamento. 

“Se você calcula 30 anos de financiamento, vai ver que é caro. Mas se forem só quatro anos, por exemplo, ele sai muito mais barato”, destaca Rafael Godoi, que faz parte da equipe responsável por financiamentos imobiliários na Loft Cred

Qual é o melhor banco para financiar um imóvel usado?

Para saber qual é o melhor banco para financiar um imóvel usado, é preciso simular as condições do crédito em cada um deles. O ideal é que você tenha acesso a todas as linhas de crédito, suas taxas e condições. Pode ser que apenas uma taxa de juros de balcão mais barata não se traduza em uma operação vantajosa a longo prazo. 

Por isso, é recomendado que você procure uma assessoria especializada, como a Loft Cred. Ao discutir as condições e juros de cada proposta de crédito com especialistas na área, você consegue identificar qual banco tem a operação mais barata e vantajosa a longo prazo. 

É importante saber que, além dos juros anunciados, os pagamentos de taxas administrativas, seguros obrigatórios e a própria inclusão de fatores de correção monetária no financiamento influenciam o seu preço final. Por isso, ter a consultoria de quem entende do assunto e analisar com cuidado as condições oferecidas pelos bancos são ações essenciais para fazer um bom negócio. 

Anúncios

Quantos por cento a Caixa financia de um imóvel usado?

Para saber quantos por cento a Caixa financia de um imóvel usado, você precisa saber que tipo de imóvel quer comprar e com que tipo de parcelas. De acordo com a própria Caixa Econômica Federal, o percentual coberto em seus financiamentos está entre 70% e 90% do valor do imóvel, dependendo da modalidade do crédito e da configuração das prestações (se SAC ou Price).

Em outros bancos, os percentuais máximos de cobertura do valor do imóvel usado são:

  • Itaú: até 90% para imóveis residenciais e 70% para comerciais 
  • Banco do Brasil: até 80% do valor do imóvel 
  • Bradesco: até 80% para imóveis residenciais e 70% para comerciais 
  • Santander: até 80% para imóveis residenciais e 70% para comerciais 
Vídeo explica como planejar a entrada de um financiamento imobiliário

Qual é a diferença entre financiar um imóvel novo e usado?

Em termos de pagamento, a principal diferença entre financiar um imóvel novo e usado é que, se o empreendimento tiver em construção na data da compra, você consegue pagar a entrada à construtora em prestações, e financiar o restante do valor junto a um banco. Você começa a pagar as prestações para a instituição financeira só depois da entrega das chaves (embora esse saldo devedor sofra correção ao longo dessa espera). 

Isso acontece porque o comprador, com seus pagamentos iniciais à construtora, ajuda a custear a própria obra. Para quem não tem a porcentagem da entrada do imóvel para ser paga à vista, adquirir uma unidade na planta pode ser uma solução. 

As construtoras também podem oferecer descontos no valor do imóvel se tiverem pressa em fechar uma cota de compradores. Por outro lado, prepare-se para uma espera de anos até que o empreendimento fique pronto – e esse prazo pode sofrer atrasos. 

No financiamento de imóvel usado, você combina como será o pagamento da entrada diretamente com o vendedor. Isso normalmente fica acordado em um contrato de compromisso de compra e venda, que estabelece também como será a transferência imediata do sinal (um valor que faz parte da entrada e existe para garantir a operação). 

Já a entrega das chaves é bem mais rápida no caso de imóveis usados: basta que o contrato de financiamento esteja registrado no Cartório de Registro de Imóveis e os recursos do banco sejam liberados ao vendedor. Depois disso, você pode se mudar. 

Quais são os documentos necessários para financiamento de imóvel usado?

Para fazer um financiamento de imóvel usado, os documentos necessários incluem comprovantes de renda e documentação pessoal (como identidade e certidões de estado civil). A lista padrão de documentos da Loft Cred é a seguinte:

  • RG e CPF (originais e cópia)
  • Certidão de casamento ou união estável
  • Documentos que comprovem o regime de bens (do casamento)
  • Comprovante de residência
  • Comprovante de renda
  • Certidão conjunta negativa de débitos relativos a tributos federais e à Dívida Ativa da União
  • Cópia da carteira de trabalho, extrato da conta do FGTS e autorização para movimentação de conta (caso pretenda usar o FGTS)

Os bancos também costumam pedir alguns documentos do imóvel (a documentação requisitada varia entre as instituições). Quase sempre é preciso providenciar:

  • Certidão de matrícula do imóvel atualizada 
  • Cópia do carnê do IPTU do imóvel (do ano vigente)

Em quanto tempo posso pagar um imóvel usado financiado pela Caixa?

Se você comprar um imóvel usado financiado pela Caixa, é possível pagar a dívida em até 35 anos, segundo a regra atual. No entanto, o prazo de financiamento concedido pelo banco vai depender da análise de crédito e de alguns outros aspectos. 

O principal deles é a sua idade. O prazo concedido para financiar somado à sua idade não pode passar de 80 anos e seis meses, segundo consta na Resolução 205/2009 da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Portanto, se você for maior de 45 anos, dificilmente vai conseguir financiar no prazo máximo. 

Em outros bancos, o prazo máximo de financiamento anunciado é:

  • Itaú: 30 anos para imóveis residenciais e até 20 anos para imóveis comerciais
  • Banco do Brasil: até 35 anos para imóveis residenciais 
  • Bradesco: até 30 anos para imóveis residenciais e 10 anos para imóveis comerciais
  • Santander: até 35 anos para imóveis residenciais e 30 anos para imóveis comerciais

Financie com a Loft Cred

Ao financiar com a Loft Cred, você conta com especialistas em crédito imobiliário para orientá-lo ao longo de todo o processo de financiamento. Esse suporte começa antes mesmo da análise de crédito. 

Nosso time vai buscar as propostas de crédito dos principais bancos do país para o seu perfil. Depois de analisar taxas e condições, e receber informação qualificada do nosso time, você terá a chance de escolher o financiamento mais vantajoso para o seu bolso

Nas etapas seguintes, a Loft Cred vai te ajudar com toda a burocracia e com a documentação que precisa ser apresentada ao banco. Se alguma pendência aparecer, nosso time vai se encarregar de saná-la. Financiando com a Loft Cred, todo o trâmite fica mais ágil e tranquilo para o comprador. Nosso serviço é gratuito para os clientes, e serve para o financiamento de qualquer imóvel que você escolher. 

Conte com o suporte da Loft Cred para financiar com as melhores taxas

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.