entrevista-financiamento-imobiliario-caixa

Como se preparar para a entrevista de financiamento imobiliário na Caixa

6 MINUTOS DE LEITURA

Pediu financiamento e recebeu a ligação da Caixa Econômica Federal? Na torcida para ter o crédito aprovado, a entrevista para financiar seu imóvel pode te trazer algumas dúvidas. Afinal, para que serve a entrevista na Caixa para financiamento imobiliário? O que é perguntado? É possível reprovar nessa fase?

Vamos te ensinar aqui tudo o que você precisa saber sobre como funciona a entrevista da Caixa para o financiamento. Assim, você já chega sem preocupações e na hora de dar mais um passo e realizar seu sonho de ter um imóvel próprio!

Para que serve a entrevista no financiamento imobiliário

Diferentes bancos pedem uma entrevista com a pessoa que quer tomar um financiamento imobiliário após ela ter o seu crédito pré-aprovado. Esta parte do processo serve para o banco confirmar informações fornecidas pelo cliente e tirar dúvidas para garantir mais segurança e financiar um imóvel com menos riscos – como de inadimplência ou fraude.

Por exemplo: na análise de crédito, o banco ou instituição financeira vai pedir seus documentos e analisar sua renda, sua idade, histórico pagador e se você tem nome sujo ou restringido pelo banco. A entrevista complementa esse processo como uma forma de prova oral – mas de forma muito mais simples, apenas confirmando informações e tirando dúvidas. 

Tudo isso vale também para a Caixa, como veremos a seguir.

Como é a entrevista da Caixa para financiamento imobiliário?

Nada de desespero nessa hora! A entrevista com a Caixa para o financiamento do seu imóvel é uma conversa tranquila, em que o mais importante que você pode fazer é responder de forma clara ao que for pedido pela(o) gerente habitacional do banco. Afinal, a Caixa quer que você feche seu financiamento – ela lucra com isso e quer diminuir eventuais riscos no processo.

Para ter uma ideia de como é a entrevista da Caixa para o financiamento: você será chamado pelo banco algum tempo depois de ter escolhido o imóvel (ou planejado a construção do imóvel novo), tido a documentação confirmada e o crédito pré-aprovado. Ou seja: já vai ter passado pelas fases iniciais, que são as mais desafiantes.

Na entrevista de financiamento da Caixa, que não costuma levar mais do que 20 e poucos minutos, a(o) gerente habitacional vai checar informações que já foram entregues por você anteriormente e, em alguns casos, perguntar sobre valores que possam não ter batido em alguma parte da análise. Isso é importante para que o banco, que é público, evite ao máximo riscos de incumprimentos nos pagamentos ou mesmo fraudes.

Entenda na prática como é a entrevista da Caixa para o financiamento

O que é perguntado na entrevista da Caixa para financiamento?

Geralmente, o que é perguntado na entrevista da Caixa para financiamento do imóvel não muda muito. As questões são geralmente objetivas e diretas e servem para:

  • Confirmar informações pessoais e financeiras que você entregou para seu correspondente bancário ou corretor, como holerites;
  • Verificar valores eventualmente discrepantes, como pagamentos anteriores que não tenham ficado muito esclarecidos ou descompassos entre holerites e imposto de renda pago, por exemplo. Isso pode acontecer mais com quem tem renda informal;
  • Tirar dúvidas pessoais e sobre sua documentação para ter certeza de que você pode assumir as parcelas (que não podem ultrapassar 30% de sua renda mensal).

De modo geral, na entrevista de financiamento da Caixa, o que você pode esperar são perguntas que confirmem aquilo que você já sabe. Para isso, então, o importante é sempre falar a verdade (e mandar sempre tudo certinho antes da entrevista)! Toda(o) gerente habitacional tem como verificar se suas informações financeiras são verdadeiras ou não.

Confira o que é perguntado na entrevista da Caixa para financiamento imobiliário.

É possível ter seu financiamento negado na entrevista?

É bastante difícil que você seja rejeitado na entrevista da Caixa para o financiamento imobiliário – a menos que você fique com o nome sujo em cima da hora ou minta para a/o gerente habitacional! Se você comprova que falou a verdade e que tem como pagar pelo financiamento, não há nada a temer.

Os riscos de você ser negado pelo gerente são apenas caso o banco verifique restrições em seu CPF até o dia da entrevista – ou se sua renda acabar sendo muito comprometida por causa de novas dívidas entre a convocação e a entrevista em si.

Ah – e algumas dicas são importantes para ter menos risco ainda na entrevista:

  • Fale sempre de forma direta e clara, sem mentir e nem fugir do foco;
  • Releia os documentos que vão ser verificados por quem vai te entrevistar;
  • Evite trazer mais pessoas para a entrevista, já que elas podem interferir no que você estiver dizendo. A conversa é entre a(o) gerente e você! 

Dicas para facilitar seu financiamento imobiliário

Seja na entrevista para financiamento imobiliário na Caixa ou em qualquer financiamento nela ou em outro banco, o importante para ter mais chances de aprovação é demonstrar de forma bem clara que você tem como arcar com a entrada e tenha como pagar as parcelas sem problemas – sem comprometer mais do que 30% de sua renda bruta mensal.

Para ter mais chances de aprovação, aposte principalmente em ter um bom histórico de pagamentos, pagando contas e prestações em dia. Nada de restrições cadastrais ou nome sujo em órgãos como SPC e Serasa. Garanta score de crédito alto e nome limpo, sempre!

Independente do que for, uma dica que facilita muito a vida é contar com uma assessoria de crédito especializada no setor imobiliário. Com o auxílio de profissionais que entendem do assunto, você tem muito mais segurança e não se complica em etapas que podem ser mais complexas.

Na Loft, nossa equipe especializada te orienta e assessora do início ao fim do seu financiamento imobiliário, garantindo as melhores condições para você realizar o sonho de ter seu imóvel próprio! Desde a documentação até a liberação do crédito, a gente torna tudo mais fácil para você – e sem custos extras. Aproveita e vem descobrir na Loft o apê dos seus sonhos!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter