Como escolher o melhor apartamento: 7 dicas para guiá-lo na escolha!

escolher-apartamento-loft
Tempo de leitura: 4 minutos

Tem dúvidas sobre o que pesquisar e o que verificar durante a busca por um imóvel? Descubra os itens essenciais que precisam entrar na sua lista antes de visitar um apartamento e fechar negócio

Se está se preparando para comprar seu primeiro apartamento ou para investir em mais imóveis, saiba que o momento é bastante favorável. A economia voltou a crescer e o mercado imobiliário recebeu um impacto positivo no último. Especialistas dizem que, quem compra agora, tem toda a chance de ver a valorização do seu bem nos próximos anos.

Neste artigo, vamos destacar o que você deve observar na busca por um imóvel para escolher o melhor apartamento possível. Ao seguir nossas dicas, você deve se sentir confiante e preparado para esse passo tão importante que é a conquista de um novo imóvel.

“Comprar bem pode ser entendido como comprar barato, mas eu entendo como comprar um apartamento líquido. Aqui entram a reforma e a segurança jurídica oferecida pela Loft, que fazem com que o apartamento tenha vários diferenciais frente aos demais”, explica Raphael Tomé, do time de Sales da Loft.

A liquidez vem da possibilidade de valorização do imóvel ao longo dos anos. Isso vai depender de alguns fatores, que estão detalhados a seguir nas nossas dicas.

7 dicas essenciais sobre como escolher o melhor apartamento

Começou a agendar visitas a imóveis, mas não sabe bem o que observar? Antes de sair batendo perna por aí, é importante se organizar. 

Separamos dicas que vão ajudá-lo a escolher o melhor apartamento com base nas suas necessidades e prioridades. Confira a seguir e leve um caderninho ou o celular nas visitas para anotar todas as informações:  

1) Analise a disposição dos cômodos

A planta do apartamento é a primeira impressão que se tem do imóvel. É importante verificar, por exemplo, se as áreas úmidas, como cozinha e banheiro, têm boa ventilação. Na sala e nos quartos, atente à iluminação natural para garantir seu bem-estar na casa nova. 

Se seu sonho é ter ambientes integrados, investigue se a parede entre a sala e a cozinha pode ser removida, caso ainda não tenha sido. Assim, você evita a dor de cabeça e a frustração de descobrir que não poderá ter o apartamento que imaginou depois que o negócio já foi fechado.

2) Cheque se a região tem o que você precisa

A localização do imóvel é outra grande preocupação dos compradores – e com razão. Pesquise bastante os bairros de seu interesse antes de comprar um apartamento e visite a região em diferentes horários e dias da semana. Mapear as opções de comércio e escolas também é importantíssimo.

Saiba mais: Qual o melhor bairro de São Paulo para morar? Faça o quiz e descubra!

3) Pesquise sobre a valorização do bairro

Em São Paulo, por exemplo, algumas regiões estão passando por valorização imobiliária, como a Vila Olímpia e a Vila Madalena. Novos empreendimentos estão sendo lançados e outros, já existentes, passam por reformas para se adequarem às demandas da vida moderna. Por isso, comprar um apartamento em uma região emergente é um ótimo negócio.

4) Confira a privacidade e a segurança

Durante as visitas aos apartamentos de seu interesse, aproveite para verificar se o prédio tem câmeras de segurança, portaria 24 horas, portões automáticos e outras medidas de segurança. Hoje, já há condomínios equipados com reconhecimento facial ou de voz, por exemplo. 

O imóvel tem varanda? Planeje a instalação de cortinas e plantas para apartamento para garantir sua privacidade. O mesmo vale para as janelas dos quartos, especialmente se a vista for para o prédio ao lado.

5) Avalie o valor do condomínio 

É comum que o valor alto do condomínio assuste os compradores. Antes de se alarmar, no entanto, verifique se a conta condiz com as comodidades que o edifício oferece. As dúvidas sobre como escolher um apartamento para alugar também costumam passar pelo valor do condomínio, portanto, caso esteja comprando para investir e ter uma renda fixa com aluguel, esse tópico é de extrema importância.

LEIA TAMBÉM: 5 passos para quem está comprando um apartamento

pet-escolher-apartamento-loft
Se tem gato ou cachorro, é preciso considerar o pet antes de escolher um apartamento

6) Tem pets? É importante ponderar sobre o espaço para eles

Muitas vezes, no lugar de se perguntar “como escolher um cachorro para apartamento” ou “como escolher um gato para apartamento”, o melhor seria adequar o imóvel ao seu pet. Sabemos que esse poder de escolha pode ser limitado por várias razões, desde o valor do imóvel até o bairro. 

Mas já há condomínios preparados para receber moradores com pets, com área para brincadeiras e para banho e tosa. Pesquise bastante e, se possível, leve o pet na visita para ver se ele se sente em casa ou não.

7) Pergunte se o imóvel passou por uma reforma recentemente

É verdade que quem compra um apartamento reformado se livra dos possíveis perrengues e imprevistos de uma obra, além de ter uma economia de tempo. Isso porque, depois da compra, é só se mudar ou anunciar para o mercado de aluguel, caso esteja comprando para investir. Além disso, a reforma costuma valorizar o imóvel, e assim você sai na frente fechando negócio.

Encontre seu novo apartamento com a Loft!

Um dos diferenciais dos imóveis da Loft é a opção de reforma em apartamento. Funciona assim: durante a negociação do imóvel de propriedade da Loft, é apresentado o plano de reforma ao comprador, que pode personalizá-lo para que o apartamento fique no seu estilo. Caso seja um apartamento do Loft Market, o cliente também pode optar por fazer uma reforma com nosso time de arquitetos e decoradores.

Quer conhecer mais sobre nossos imóveis à venda? A Loft oferece apartamentos de 25 m² a 323 m² nos melhores bairros de São Paulo, como Jardins, Higienópolis, Moema, Vila Madalena e Vila Olímpia.

Confira nossos apartamentos à venda e acompanhe as principais informações sobre mercado imobiliário no blog!