Escritório em casa: dicas para ter seu próprio home office

cropped-escritorio-em-casa-home-office-loft.png
Tempo de leitura: 5 minutos

Saiba como montar um escritório em casa e criar o canto ideal para trabalhar ou estudar sem perder o foco no conforto do seu lar.

Novos tempos, novas dinâmicas de trabalho: nos últimos anos é cada vez mais frequente encontrar profissões e empregos em que o home office — isto é, o escritório em casa — se torna uma prática comum, principalmente em grandes cidades. 

Não importa se você é da turma que trabalha remoto o tempo todo ou se faz parte das pessoas que de vez em quando levam uma tarefa ou outra consigo depois do expediente, a regra é uma só: para se concentrar bem e acelerar a produtividade é necessário projetar um bom cantinho de escritório em casa. 

“Pode ser um espaço que você usa o dia inteiro ou meia hora por semana, o importante é ser um lugar aconchegante, onde dá vontade de ficar”, explica Nathalia Hartung Carvalho, arquiteta da Loft. Com a ajuda dela, separamos algumas dicas para você montar o home office que melhor funciona para a sua rotina profissional. 

ESCOLHA O MELHOR MODELO DE ESCRITÓRIO EM CASA 

Apesar de ser o cenário considerado ideal por Nathalia, nem toda casa tem um cômodo extra para fazer as vezes de home office, principalmente quando se mora em apartamento. Por isso, o primeiro passo para projetar o seu home office é entender qual modelo de escritório em casa é o mais adequado para a sua situação. 

Quando a ideia é receber clientes, por exemplo, o mais indicado é que o home office seja montado nasala ou em um espaço reservado. “Um escritório no quarto não funciona bem nesses casos, porque a pessoa pode se sentir incomodada ou intimidada de entrar lá”, explica Nathalia. 

escritorio-em-casa-sala-loft
Montar um escritório na sala é uma boa pedida para quem não tem um cômodo extra para isso

Se não tiver jeito, como em apartamentos em que a sala e o quarto são integrados, uma característica bastante vista em apartamentos com decoração industrial por exemplo, a arquiteta recomenda modelos de escritório em que uma decoração descontraída se encarrega de quebrar o gelo. “Dá para apostar em cores vibrantes e em quadros legais para deixar o ambiente mais descolado”, diz.

Outra opção nesse caso é receber os clientes para reuniões em cafés próximos à sua casa. Se, por outro lado, você acha que seu apartamento precisa de um cômodo extra para ter o escritório em casa que você sempre quis, conheça os apartamentos da Loft.

apartamento-rua-capitao-pinto-ferreira-65-sp
Este, na rua Capitão Pinto Ferreira, tem três dormitórios com boa iluminação natural. 

Para Thiago Maboni, um dos nossos especialista em Marketing, trabalhar de forma remota já fez parte do seu dia a dia. Ele nos trouxe um pouco de como foi essa experiência e o que ele entendeu como mais importante para um Home-office ideal. Dê uma olhada no que ele tem pra dizer sobre o assunto:

ESCRITÓRIO NO QUARTO: PODE?

escritorio-em-casa-quarto-loft
Escritório no quarto nem sempre é o ideal, mas se bem projetado pode funcionar

Por falar em escritório no quarto, não é raro o questionamento — afinal, pode ou não pode? E a resposta é: depende. “O ideal é que seja em outro cômodo, porque para algumas pessoas faz muita diferença o fato de ter que sair do quarto para trabalhar”, diz Nathalia.

No entanto, algumas estratégias podem ajudar a criar disciplina mesmo com a escrivaninha próxima à cama. O segredo é transformar o canto do escritório no quarto em um ambiente diferente do resto do cômodo. “Dá para fazer outro tipo de pintura na parede e colocar uma iluminação artificial mais focada na mesa de trabalho, como uma luminária de trilho”, sugere a arquiteta da Loft

escritorio-em-casa-sala-loft
Uma pintura diferente pode ser a solução para demarcar o espaço de trabalho e o espaço de descanso quando o escritório é no quarto

APOSTE EM UMA BOA ILUMINAÇÃO E EM CORES ESTIMULANTES

A iluminação, aliás, é o maior trunfo de um bom home office. “É essencial que o escritório em casa seja um lugar bem iluminado”, diz Nathalia. Aquele cantinho perto da janela, com boa luz natural, ou uma luminária ou abajur que destaque a mesa da iluminação central do cômodo são boas apostas. 

escritorio-em-casa-luminaria-loft
Uma iluminação focada na mesa de trabalho ajuda na concentração

Outro diferencial são as cores escolhidas. “Procuro optar por uma cor que desperte a criatividade e, ao mesmo tempo, gere conforto, mas sem dar sono.” A luz e a pintura podem ajudar a distinguir o escritório do resto da decoração do apartamento ou casa. “É muito fácil se distrair trabalhando em casa. Essas são soluções simples para criar um espaço de trabalho em que nada atrapalha”, explica a arquiteta.

NEM SÓ DE MESA E CADEIRA SE FAZ UM BOM HOME OFFICE

É claro que uma bancada ou escrivaninha e uma boa e ergonômica cadeira são o coração do escritório em casa. A decoração do home office, porém, não pára por aí. Na hora de idealizar o design do ambiente, a palavra de ordem é conforto — e não só na escolha da cadeira e da mesa do escritório. “As cores e as luzes também devem trazer um bom conforto visual”, defende Nathalia.

Ela também aposta em quadros e plantas para criar um ambiente menos monótono e mais vivo. Investir em texturas que não fazem parte do resto da casa, como piso ou parede diferentes, também pode reforçar a singularidade do escritório, separando espaços de descanso e lazer do lugar de trabalho na casa. 

escritorio-em-casa-sala-loft
Plantas e quadros podem conferir uma bem-vinda alegria ao home office

ESCRITÓRIO PLANEJADO: O QUE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO?

Projetar um escritório com móveis planejados é uma boa alternativa para tornar o espaço ainda mais personalizado. A altura da mesa, adequada ao tipo físico de quem vai usá-la, é a primeira coisa a levar em conta. A extensão e a largura do tampo também podem variar dependendo da natureza do trabalho e da quantidade de objetos e equipamentos utilizados no dia a dia. 

Além disso, é interessante investir em espaços de armazenamento. “Gavetas ajudam muito na organização, principalmente quando a pessoa lida com muitos papéis ou pastas”, diz Nathalia. “Também é legal ter pelo menos uma prateleira para colocar livros ou materiais de trabalho”, recomenda a arquiteta da Loft.