Como fazer churrasco em apartamento?

Compartilhar a notícia

15 de agosto de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 25 de abril de 2023 5 min de leitura
fazer-churrasco-apartamento

Tire suas dúvidas sobre como fazer churrasco em apartamento, os tipos de equipamentos adequados e como se manter dentro das regras de convivência do condomínio

Uma das paixões de muitos brasileiros, o churrasco se tornou uma tradição de fim de semana para famílias e grupos de amigos. Mas se há algumas décadas as pessoas costumavam morar em casas, quase sempre com um quintal disponível, a configuração atual da vida em condomínios de apartamentos pode ser um desafio para os churrasqueiros.

Afinal, como fazer churrasco em apartamento sem prejudicar o bem-estar dos vizinhos? É permitido usar churrasqueira no seu imóvel ou apenas a da área de lazer? E que tipo de equipamentos estão disponíveis para apartamentos? Preparamos este artigo para tirar essas dúvidas. Saiba quais são as boas práticas e o que fazer de acordo com a configuração do seu imóvel.

É permitido fazer churrasco em apartamento?

Em tese, não há uma proibição geral na legislação para churrasqueira em apartamento, então é permitido fazer churrasco em apartamento. No entanto, cada condomínio pode aprovar uma regra diferente sobre o assunto em assembleia, por isso é importante checar as regras de convívio do seu prédio antes de se aventurar. 

Dependendo da situação, fazer um churrasco em casa pode resultar em multa. O problema da churrasqueira em apartamento é que a fumaça gera reclamação dos vizinhos que, com razão, não querem ficar com o próprio apartamento cheirando a fumaça. 

Agora, caso as unidades do seu condomínio já tenham sido entregues com churrasqueira na varanda gourmet, muito provavelmente foi construído um sistema de exaustão da fumaça, o que evita o problema.

Como fazer churrasco dentro do apartamento?

Há algumas opções para quem deseja aprender como fazer churrasco dentro do apartamento. Como mencionamos, o mais importante é conferir as regras do seu condomínio antes de avançar na compra e instalação de equipamentos de churrasco no seu imóvel. Confira as possibilidades de acordo com a planta e o espaço disponível no apartamento:

Anúncios

1) Churrasqueira na varanda gourmet

Condomínios mais novos já costumam trazer a possibilidade de ter uma churrasqueira na varanda gourmet. Quando o equipamento é previsto desde a construção do imóvel, é feito um sistema de exaustão para a fumaça liberada pelo carvão. Assim, não há escape de fumaça para os apartamentos vizinhos, evitando problemas de convivência.

2) Terraço grill

O terraço grill é uma área gourmet no terraço, que pode estar presente em apartamentos duplex ou coberturas. A vantagem é que fica mais fácil instalar o sistema de exaustão para churrasqueira no terraço, já que não mexe com a fachada do prédio.

3) Churrasqueira na área gourmet

Não tem varanda gourmet, mas mesmo assim montou um cantinho especial para preparar refeições e receber os amigos? Dá para ter uma churrasqueira na área gourmet. Embora deem resultados diferentes daquelas movidas a carvão, há modelos de churrasqueiras elétricas disponíveis no mercado. Novamente, tenha a atenção de posicionar o equipamento de forma a não levar fumaça ou cheiro para outros apartamentos.

4) Churrasco na sacada do apartamento

Não chega a ter o espaço de uma varanda, mas também dá para fazer um bom churrasco na sacada do apartamento. Você pode optar por um modelo portátil ou elétrico, ou ainda realizar os preparos na cozinha e apenas servir na mesa montada na sacada.

churrasco-de-ape.jpg
Há modelos de churrasqueira portátil ou elétrica para quem quer fazer churrasco em apartamento

5) Churrasco sem varanda

Quem não tem sacada, varanda ou terraço grill tem como fazer churrasco em apartamento, sim. Para preparar o churrasco no fogão, a dica do site Sociedade da Carne é usar uma panela de ferro fundido, com pelo menos 25 cm de diâmetro e que seja funda. A ideia é dispor o carvão dentro e apoiar a grelha do topo da panela. Ligue a boca do fogão e, quando o carvão estiver incandescente, pode assar a carne na grelha.

Qual a melhor churrasqueira para apartamento?

Para definir qual a melhor churrasqueira para apartamento, você deve avaliar a planta do seu imóvel e as regras do condomínio. Como mencionamos, existem os modelos tradicionais, que são churrasqueiras fixas alimentadas a carvão, além da churrasqueira portátil e da churrasqueira elétrica.

A instalação depende de cada modelo e vale a pena se informar na loja antes mesmo de adquirir o produto. Isso porque, caso seu apartamento não possua varanda gourmet, provavelmente não será permitido que você instale uma churrasqueira fixa, já que alteraria a fachada do prédio.

Busca um apartamento com varanda ou terraço? Conheça os apartamentos da Loft!

Se procura um imóvel que dê a possibilidade de realizar bons churrascos em casa para amigos e familiares, há opções no mercado para atender à sua necessidade e preferências. A Loft pode auxiliar você na busca pelo novo lar, com imóveis à venda em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Belo Horizonte. 

No site, é possível comprar, vender com o auxílio jurídico e financeiro do nosso time. Dê uma olhadinha no site da Loft!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.