Procurando um apê? Veja 6 dicas para fazer uma proposta de compra de imóvel irrecusável

fazer-proposta-de-compra-de-imovel
Tempo de leitura: 4 minutos

Entender o motivo pelo qual o imóvel está sendo vendido e estudar o mercado estão entre as medidas que você deve seguir para fechar um excelente negócio

Neste artigo, você vai encontrar:

  • Dicas sobre como fazer uma boa proposta de compra de imóvel
  • Quando e como negociar o valor
  • Como melhorar sua primeira proposta caso ela seja recusada

Quanto vale aquele imóvel pelo qual você se apaixonou e já está fazendo planos para morar? Depois de muitas visitas, você achou um apartamento funcional e com baixo custo de condomínio e agora é hora de negociar o valor. Você quer pagar o mínimo possível, mas do outro lado, o vendedor deseja obter o melhor valor para ele. 

Para solucionar essa equação, vamos dar dicas para você fazer uma proposta de compra de imóvel irrecusável. Neste artigo, vamos ensinar quando pedir desconto na negociação e, ao final, mostraremos porque você não deve desistir do imóvel caso sua proposta seja recusada. Sempre é possível tentar novamente e adquirir o imóvel que vai provocar uma mudança de patamar de vida.

Como fazer uma proposta de compra de imóvel?

Como fazer uma proposta de compra de imóvel considerada irrecusável? Para isso, é preciso entender como é precificado um imóvel. A Loft, por exemplo, chega ao preço de um imóvel por meio de um algoritmo alimentado com dados exclusivos e históricos do mercado e desenvolvido pela própria empresa. Entenda melhor clicando aqui.

Portanto, quando você vir o preço de um imóvel, não pense apenas sobre as funcionalidades dele. Ele é bem localizado, fica em um local seguro? Há escolas, academias, shoppings ou estações de metrô por perto? Isso, certamente, vai influenciar no valor.

Para acertar na proposta, você pode seguir essas dicas:

1) Entenda o motivo de o imóvel estar sendo vendido. Se o vendedor precisa negociá-lo às pressas, suas chances de ter a proposta aceita aumentam.

2) Estude a realidade do mercado imobiliário da região onde você quer comprar o imóvel. Compare o preço pelo qual o imóvel está sendo anunciado com outros semelhantes a ele para escolher o valor que você vai oferecer.

3) Apresente seu histórico de bom comprador ao vendedor. Mostre a ele que você sempre honrou seus compromissos e aumente suas chances de ter sua proposta aceita.

4) Se você financiar uma parte do valor do imóvel, procure instituições financeiras confiáveis.

5) Ao estruturar a proposta de compra de imóvel com sinal, aumente a fatia de pagamento à vista. Ofereça um bom valor ao vendedor de imediato.

6) Envie sua proposta por e-mail, não faça acordos verbais. Não se esqueça de que o que vale é o que está escrito e isso vai trazer credibilidade à negociação.

Quanto pedir de desconto no imóvel

O valor da negociação sempre pode ser discutido. Mas quanto pedir de desconto no imóvel? Entenda o porquê de o bem estar à venda e repare nos problemas do imóvel na hora da visita. Se os proprietários precisarem negociar rapidamente, se o imóvel estiver com algum vazamento ou problemas elétricos, isso pode ser um motivo para barganhar o preço.

Outra dica para negociar uma diminuição no preço é fazer uma boa proposta para pagamento à vista. A conversa sobre o desconto pode ser introduzida já na visita ao imóvel e consolidada na proposta de compra.

Não esqueça de um importante detalhe: peça um desconto razoável, como recomenda a Exame. Dificilmente, você vai conseguir diminuir o valor em 50%, por exemplo. E se isso lhe for oferecido, desconfie. A média de descontos na compra de imóveis é de 6,5%.

Segundo a revista, um levantamento do site Zap com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) apontou que 44% dos entrevistados conseguiram diminuir preços de 1% a 10% após negociar; 11% economizaram de 11% a 20% e 7% tiveram descontos de mais de 21%.

Leia também: Como funciona o produto de compra e venda segura da Loft?

Existe um modelo de proposta de compra de imóvel?

Também conhecido como carta de intenção de compra de imóvel, o modelo de proposta de compra de imóvel é um documento que pode variar de uma negociação para outra. Um bom formato para todas as ocasiões, no entanto, deve ser conciso, objetivo e claro. 

Os termos da proposta imobiliária devem conter informações básicas como: 

– Nome, identidade, número de CPF, data de nascimento, estado civil e contatos pessoais do comprador;

– Nome, identidade, número de CPF, data de nascimento, estado civil e contatos pessoais do vendedor;

– Endereço, tamanho (em metros) e outras especificações do imóvel;

– Informações sobre o corretor de imóveis e/ou imobiliária que estão na negociação;

– Valor que o comprador deseja pagar;

– As condições de pagamento (o quanto será à vista e como o resto será pago);

– A data da proposta e o local onde está o comprador;

– Assinatura do comprador.

Como redigir uma boa proposta de compra de imóvel

Proposta recusada: como fazer uma contraproposta de compra de imóvel?

A proposta de compra de imóvel pode ser aceita de imediato pela outra parte, recusada ou ainda negociada. Por isso, é importante entender como fazer uma contraproposta de compra de imóvel. Na maioria das vezes, a negociação fica parada por discrepância no valor total da venda ou nas condições de pagamento.

Se você não consegue chegar ao valor total proposto pelo vendedor, tente subir o montante do sinal, pago à vista. Se o seu problema for a fatia imediata do pagamento, uma sugestão é aumentar o valor total da compra. 

Encontre o melhor negócio com o auxílio da Loft

Para quem busca independência e está interessado em investimentos e patrimônio, acertar na proposta de compra de imóvel é um ótimo começo. Obter conhecimento sobre mercado imobiliário é muito importante para diminuir os riscos no negócio.

Se você precisar de ajuda em qualquer etapa da compra e venda de um imóvel, o time jurídico da Loft está a postos para conduzir o processo com segurança. A Loft também pode te ajudar em outras frentes: a nossa equipe cria roteiros de visitas agrupando imóveis de interesse em um mesmo dia.

Devido à pandemia, a Loft já implementou inclusive a inovação da visita virtual: você pode marcar uma visita online, por videoconferência, com um corretor de imóveis apresentando o local para você. Conheça nossos apartamentos à venda  e encontre seu novo lar!