Feliz Dia do Corretor de Imóveis!

Loft Corretores
Tempo de leitura: 5 minutos

Entenda porque profissionais brasileiros celebram o 27 de agosto, os desafios e a origem da profissão e o que a Loft planejou para essa data especial.

Sobre A origem da profissão de corretor de imóveis

Como se pode imaginar, a prestação de serviços de assessoria e consultoria para compra, locação e venda de imóveis mundo afora é antiga e se popularizou com o crescimento dos centros urbanos. 

O que pode ser novidade para você é que a organização de profissionais com esse título e em volta de um objetivo comum, com práticas, treinamentos e códigos de ética específicos, também é centenária!

Foi nos Estados Unidos – onde há cerca de 1,3 milhões de corretores de imóveis ativos atualmente – que essa história começou, em idos de 1880. Na virada do século, após algumas tentativas frustradas, surgiram as primeiras associações e licenças de atuação para corretores.

Em 1908, por exemplo, quando foi criada a National Association of Real Estate Exchanges, a associação nacional estadunidense, seu propósito era “unir os homens do mercado imobiliário dos EUA para efetivamente exercer uma influência combinada sobre assuntos que afetam seus interesses”. Desde então, claro, as mulheres também entraram na área.

No Brasil, os corretores começaram a se organizar em sindicatos e associações profissionais ainda nos anos 1930, no Rio de Janeiro e em São Paulo, cidades de grande porte já naquela época.

Muito aconteceu até 27 de agosto de 1962, data da primeira regulamentação governamental da profissão no Brasil através da lei nº 4.116, que exigia registro nos Conselhos Regionais (Creci). Uma nova legislação, a lei nº 6.530, foi aprovada em 1978 com os pré-requisitos de atuação vigentes, como a conclusão de um curso técnico na área.

O que a Loft preparou para essa data tão importante?

Visto que a parceria com corretores de imóveis, sejam eles autônomos ou ligados a imobiliárias, é essencial para o sucesso da Loft, o Dia do Corretor de Imóveis não poderia passar em branco por aqui.

Em agosto de 2019, comemoramos com grande festa a primeira edição do Loft Awards, que premiou diversos profissionais em categorias como como número de visitas realizadas, fechamento mais rápido e história de sucesso no atendimento ao cliente.

Em 2020, por conta da pandemia, a celebração do Loft Awards aconteceu online, em 13 de agosto, em uma transmissão exclusiva para convidados. A cerimônia de gala teve Nathalia Monteiro como Mestre de Cerimônias e João Vianna e Thiago Porrio, do time da Loft, como apresentadores.

Mesmo a distância, a Loft fez questão de transformar o #LoftAwards2020 em um momento especial. Antes da premiação começar, 130 corretores de São Paulo e Rio de Janeiro receberam um kit com uma garrafa de espumante, taças e chocolates para aproveitar a festa. O som ficou a cargo do DJ Zé Pedro e da banda Anna Lu & Eles

Veja mais sobre o evento no Instagram @corretoresloft!

Assista acima à homenagem da Loft no Dia do Corretor de Imóveis

+ sobre O que faz um corretor de imóveis

Segundo a definição legal, o corretor de imóveis exerce “a intermediação na compra, venda, permuta e locação de imóveis, podendo, ainda, opinar quanto à comercialização imobiliária”. Por esses serviços, ele recebe comissões.

Na prática, o corretor de imóveis auxilia as pessoas nesse processo a se localizarem em meio às tantas opções, regras e informações do mercado imobiliário. 

Muitos profissionais brincam que se consideram “um pouco psicólogos” dos clientes, visto que os ajudam a entender o que querem e a realizar algumas das maiores (se não a maior!) operações financeiras de suas vidas. 
Quer saber mais sobre a profissão e o dia a dia do corretor de imóveis? Confira o blog post especial!

A parceria entre a Loft e os corretores de imóveis

Há mais de 10 mil corretores de imóveis parceiros da Loft que aproveitam benefícios e diferenciais, como:

  • Participação no programa Top Brokers, que distribui leads qualificados e oferece incentivos (inclusive financeiros) aos corretores com alta performance
  • Acesso a treinamentos e convenções 
  • Política clara de vínculo entre cliente e corretor
  • Assistência jurídica para fechar negócios
  • Kit de divulgação completo para cada imóvel à venda, incluindo plantas e imagens 
  • Portfólio de apartamentos em São Paulo e Rio de Janeiro
  • Comissão de até 6% pela venda de imóveis da Loft

Além disso, há diversos materiais gratuitos produzidos para ajudar corretores imobiliários a se capacitarem mais e mais, como e-books para download, bate-papos com especialistas (Loft Talks) e webséries especiais, como “Corretor Vem na Frente”. Confira um episódio abaixo:

Quer saber mais histórias de corretores de imóveis bem sucedidos? Assista às webséries da Loft!

A parceria Loft + corretores na prática

Em meados de 2019, ao colocar seu apartamento à venda, Renato Maia teve experiências tão negativas com malabarismos de agenda e uma dúzia de corretores que enxergou um nicho para trabalhar. Decidiu tornar-se, ele mesmo, corretor.

Logo no começo, encantou-se com a proposta tecnológica da Loft e foi conhecer a empresa em pessoa. Após um bate-papo na sede paulista, conquistou um estágio em uma imobiliária boutique indicada por um membro da equipe e pegou gosto pelo negócio. 

Quando chegou o Loft Market, permitindo anúncio de imóveis de terceiros, Renato fez as contas e viu que seria favorável virar corretor autônomo. Após iniciar o ano trabalhando intensamente, em março de 2020 ele se tornou Top Broker, o que permite também ganhar novos leads da Loft. Hoje, tem 25 imóveis cadastrados na plataforma.

“As dores que a Loft busca curar são as que travavam o mercado imobiliário antes: ela ajuda na precificação e a fazer avaliações profissionais. E o tour virtual, principalmente na pandemia, é algo incrível que ajudou a gente a não parar de vender”, fala. 

Para ele, esse momento histórico também forçou muitas áreas a inovarem, colocando corretores e empresas que apostam na tecnologia em vantagem. “Agora estamos indo para a escrituração digital, uma virada no mercado. O investidor que está fora do Brasil, por exemplo, não precisará mais de procurador”, explica ele, que recentemente vendeu apartamentos a distância para investidoras em Dubai. 

Prestes a comemorar seu primeiro Dia do Corretor de Imóveis, Renato está feliz com a profissão: “Estou super satisfeito em fazer parte dessa história“.

Seja um corretor parceiro da Loft

Aproveite o Dia do Corretor de Imóveis para se tornar um parceiro da Loft e entrar de vez na revolução do mercado imobiliário

Cadastre-se aqui!