Ficar em casa: saiba como tornar a experiência mais prazerosa

Tempo de leitura: 5 minutos

Se viu com dificuldades em estabelecer uma rotina ao ter que ficar mais tempo em casa? Confira maneiras de manter a saúde física e mental durante períodos de recolhimento no seu lar

A pandemia de COVID-19 causou espanto e gerou muitas incertezas em todo o mundo. Boa parte dos países estabeleceu a política de isolamento social como forma de diminuir o contágio pelo coronavírus. 

Isso significou ficar em casa de quarentena, o que é um desafio em diversos aspectos, especialmente para quem tem filhos em idade escolar que agora precisam fazer suas atividades em casa. A mudança na rotina provocada pela quarentena pode levar a ansiedade e dificuldade em manter a saúde física e mental

Neste artigo, reunimos um checklist de boas maneiras de permanecer saudável e ativo enquanto for preciso ficar em casa. Aprenda a balancear momentos de trabalho e de descanso e, quem sabe, inclua os novos hábitos na rotina pós-quarentena. A ideia é utilizar seu tempo com sabedoria e se permitir “fazer nada” também, algo muito benéfico para a saúde mental.

7 atitudes para ficar em casa sem estresse

Se fosse preciso escolher um conselho para tornar a experiência de ficar em casa menos estressante, os mandamentos da escrita de Henry Miller, escritor norte-americano, viriam a calhar. “Trabalhe em uma coisa só até terminá-la”, indicou ele lá na década de 1930. “”Pare no horário marcado e mantenha-se humano! Veja pessoas, vá a lugares, beba se sentir vontade. Não seja um burro de carga! Trabalhe apenas com prazer.”

É claro que Miller não fazia ideia de que mais de 90 anos depois o mundo viveria uma pandemia que colocaria países inteiros em regime de quarentena. Seus ensinamentos, no entanto, podem ser aplicados ao momento de recolhimento em casa para aliviar a ansiedade, a busca pela produtividade excessiva e a quebra da rotina.

Está pronto para colocar seu dia a dia em ordem? Confira, a seguir, dicas de como ficar em casa com mais tranquilidade e de como controlar a sua rotina! 

1) Estabeleça horários

Criar uma rotina e determinar horários para as principais atividades é o primeiro passo para tornar a experiência de ficar em casa mais prazerosa. Está trabalhando em home office? Procure manter seu horário de trabalho como sempre foi. Essa atitude é importante para enfrentar o período de trabalho em casa sem problemas na produtividade e mantém você afiado para a volta ao esquema de trabalho presencial. 

Separar períodos do dia para atividades de lazer também faz parte da rotina saudável em casa. Quem tem filhos provavelmente está correndo contra o tempo para equilibrar horas de dedicação ao trabalho, à família e a si mesmo. Montar um cronograma semanal de atividades para crianças pode ser a peça que faltava nesse quebra-cabeças.

2) Mantenha uma boa alimentação

Ter horários regrados ajuda também na alimentação. Comer nas horas certas, em quantidade adequada e com variedade de nutrientes é fundamental para se manter saudável física e psicologicamente. 

A tentação de aliviar a ansiedade nos doces, nas frituras e nos alimentos congelados é grande, por isso tente manter um cardápio variado, com ao menos duas porções de frutas por dia, além de vegetais. Com equilíbrio, dá para incluir uma pizza ou brigadeiro durante a semana sem culpa.

3) Coloque livros e séries em dia

É natural se sentir bombardeado com as sugestões de filmes e séries para assistir em casa, por indicação de amigos ou até de influenciadores. Uma dica é separar sua lista por assuntos ou objetivos

Por exemplo, você pode optar por filmes que se passam em um país ou época específicos durante a semana, como forma de estudo sobre acontecimentos históricos. Aos fins de semana, chega a hora de assistir filmes de comédia ou ação para se distrair e relaxar completamente.

ficar-em-casa-leitura-loft
Aproveite para retomar o hábito da leitura, tanto relacionada ao desenvolvimento profissional quanto por lazer

Muitas pessoas também aproveitam o tempo em casa para colocar as séries em dia. Novamente, pode ser uma oportunidade de aprender algo novo, como técnicas de negociação. Lembre-se ainda de tentar encaixar boas leituras na sua agenda – nada melhor do que um livro para nos transportar para outros universos.

4) Experimente novas receitas

Cansou de comer seu arroz e feijão no almoço? Às vezes, tudo o que se precisa é uma mudança no tempero. Além de pedir delivery dos seus restaurantes favoritos que estejam entregando em casa, outra opção é testar novas receitas na cozinha.

Programas culinários e influenciadores podem servir de fonte de inspiração. Separe os seus favoritos e experimente começar pelos pratos menos complexos. Assim, a chance dar certo é maior e você permanece estimulado a sempre tentar algo novo!

A chef e influenciadora Irina Cordeiro ensina a incrementar a tapioca do dia a dia

5) Separe tempo para hobbies

Além das aventuras na cozinha, é interessante aproveitar o tempo em casa para explorar um novo hobby ou para desenvolver mais algum que já tenha. Por exemplo, que tal acordar seu lado jardineiro e montar uma horta em apartamento? É possível também plantar flores, comestíveis ou não, além de podar e adubar as plantas que já moram na sua casa. 

Há ainda quem busque outros trabalhos manuais, como pintura, cerâmica e escultura em madeira. Gosta de escrever? Pode ser o momento de começar a registrar suas poesias ou quem sabe até um romance.

6) Busque aperfeiçoamento online

A modalidade de cursos online ganhou diversos adeptos durante a quarentena por causa da pandemia de COVID-19. Mais democráticas e, muitas vezes, mais baratas do que os cursos presenciais, as aulas online podem ser feitas do conforto de casa e abrangem os mais diversos temas, de marketing digital a confeitaria. Tudo depende do que você gostaria de aprender. 

Se é empreendedor e trabalha por conta própria, uma boa alternativa é procurar mentorias ou consultorias para o seu negócio. Há profissionais especializados em finanças, tecnologia ou redes sociais, por exemplo, que fornecem esses serviços para alavancar pequenas e médias empresas.

7) Dedique-se ao cuidado do lar

Ao ficar em casa mais tempo do que de costume, você provavelmente vai notar as coisas que estão fora do lugar, os reparos que precisa fazer e as mudanças que seriam bem-vindas na aparência do seu lar. Inovar na decoração utilizando espelhos ou papel de parede são algumas das opções para dar cara nova ao seu apartamento no estilo ‘faça você mesmo’. 

Encontre um novo apartamento e curta ficar em casa!

Para quem deseja decorar um apartamento do zero e curtir seu lar novo em folha, a Loft tem opções de imóveis em São Paulo e Rio de Janeiro que cabem no seu orçamento. Hoje, temos apartamentos de 25 m² a 323 m² à venda no nosso site e através do Loft Go

Os imóveis são entregues com opção de reforma, que inclui renovação de toda a infraestrutura elétrica e hidráulica e dos acabamentos. Conheça nossos apartamentos à venda e acompanhe as principais notícias sobre o mercado imobiliário no blog!