Para que serve a ficha de captação de imóveis?

ficha-de-captacao-de-imoveis-loft
Tempo de leitura: 3 minutos

O uso da ficha de captação de imóveis não é obrigatório, mas pode ajudar o corretor a manter suas informações seguras e organizadas. Entenda!

De forma sucinta, a ficha de captação de imóveis é um formulário preenchido com informações relevantes para o corretor de imóveis que vai representá-lo no mercado, tais como endereço, metragem, contatos do proprietário e os horários de visita que ele disponibilizou, entre muitas outras.

Para que serve a ficha de captação de imóveis

Trata-se de um documento opcional para corretores de imóveis (autônomos ou filiados a imobiliárias) e que pode ser útil tanto para manter seu portfólio organizado quanto para facilitar a criação de anúncios

Também é possível pensar na ficha como um checklist. Você pode usá-la para evitar esquecer algum item importante (e assim não precisar ligar para o proprietário de maneira envergonhada para checar alguma informação básica) e acelerar seu próprio trabalho, visto que sabe exatamente o que precisa fazer, olhar e anotar. 

Utilizar algum tipo de padronização na hora de captar informações é especialmente útil caso mais de uma pessoa esteja envolvida no cadastro deste imóvel em um dado sistema. Afinal, ler uma ficha de captação de imóveis é muito mais simples do que tentar decifrar o que foi escrito em uma folha de papel. 

Leia também: Perguntas que um corretor de imóveis deve fazer ao cliente

As informações da ficha de captação de imóveis

Não há um modelo oficial de ficha e o corretor de imóveis pode adicionar ou eliminar campos conforme suas necessidades de trabalho. As informações mais comuns que constam em uma ficha de captação de imóveis são:

  • Dados pessoais do(s) proprietário(s): nome, RG, CPF, filiação, endereço, etc. 
  • Dados do imóvel: endereço, metragem, distribuição de cômodos, valor de venda, posição do sol, IPTU, condomínio, etc. 
  • Detalhes do imóvel: armários embutidos e/ou mobília inclusos
  • Detalhes da visitação: com quem ficará a chave, quais são os horários permitidos, detalhes importantes
  • Meios de venda do imóvel: à vista, parcelado, permuta de imóveis
  • Situação do imóvel: desocupado, ocupado, locado 
  • Infraestrutura do prédio: áreas de lazer disponíveis, número de vagas

Leia também: Aumente seu poder de persuasão e venda com essas 7 orientações

Tutorial para fazer uma ficha de captação de imóveis

O corretor Ricardo Silvério Junior explicou o passo a passo para criar sua ficha de captação de imóveis no YouTube. Assista ao tutorial abaixo:

A ficha de captação de imóveis tem validade jurídica?

Quando uma ficha de captação de imóveis traz cláusulas contratuais sobre a transação (como valor da comissão e/ou autorização para venda) e é assinada pelas duas partes, o documento pode ter validade jurídica. 

Na prática, é possível unir a ficha de captação de imóveis e o Termo de Autorização de Comercialização/Venda do Imóvel (este, sim, um documento fundamental no cotidiano do corretor), como mostra este exemplo no site do CRECI-DF

No entanto, é recomendável ter um contrato específico para comprovar a autorização de comercialização do imóvel e assim cimentar o vínculo entre proprietário e corretor. Para auxiliar os corretores nesses momentos, diversos Conselhos Regionais da categoria oferecem páginas com modelos de contratos, caso do CRECI-CE.

A Loft usa ficha de captação de imóveis?

A Loft – que adquire, reforma e vende apartamentos residenciais em São Paulo – busca facilitar ao máximo o trabalho de corretores, que são essenciais para o sucesso do negócio. Aqui, não é preciso ter a ficha de captação de imóveis em mãos. 

Para apresentar um imóvel que você pretende vender para a Loft, basta preencher um cadastro online e aguardar o contato de alguém do time. (Clique aqui para saber quais são os pré-requisitos de aquisição!)

As documentações que a Loft pode exigir a qualquer momento do processo são: 

  • Termo de Autorização para Venda de Imóvel
  • Termo de Autorização para Venda de Imóvel com Exclusividade (quando houver)

Atenção: mesmo que a Loft não peça o termo logo, é preciso tê-lo no momento do cadastro do imóvel. Não deixe para depois!

Por fim, a divulgação no site dos apartamentos para comprar da Loft é livre e gratuita. Caso a imobiliária do corretor de imóveis exija uma documentação que a autorize, sem problemas: basta requerer um Termo de Autorização de Divulgação e Comercialização através do e-mail tenhointeresse@loft.com.br

As vantagens de trabalhar com a Loft

Com ou sem ficha de captação de imóveis, você pode se tornar corretor parceiro da Loft! Conheça os destaques dessa parceria e junte-se a mais de 5,5 mil profissionais: 

  • Fim do porta a porta: centralização do trabalho de vendas em um só canal
  • Pagamento à vista na aquisição de um imóvel por parte da Loft
  • Entre 6% e 7% comissão pela venda de imóveis da Loft
  • Time jurídico disponível para conduzir todo o processo de compra e venda
  • Política de vínculo entre cliente e corretor que garante recebimento da corretagem
  • Portfólio constantemente atualizado com imóveis de alto padrão nos bairros mais nobres de São Paulo
  • Apresentações detalhadas sobre cada imóvel com plantas, projetos arquitetônicos, fotos, perspectivas e acabamentos 
  • Agendamento de visitas rápido e equipe acessível (online ou por telefone)

Confira aqui a política de corretores completa da Loft !