Loft indica: 12 filmes que se passam no Rio de Janeiro

filmes-rio-de-janeiro-loft
Tempo de leitura: 5 minutos

O Rio de Janeiro tem encantos mil: Pão de Açúcar, Corcovado, praia de Copacabana, uma lista quase sem fim. Confira uma lista de filmes que se passam Rio de Janeiro para apreciar as belezas da cidade na TV e no conforto do seu lar! 

A pandemia de coronavírus atingiu a rotina de milhões de pessoas no mundo todo, inclusive no Brasil. A maior parte da população está vivendo em isolamento social, algo desconhecido por todos e difícil de lidar. Agora, além de pensar em como ser produtivo ao trabalhar em casa, quem tem filhos está quebrando a cabeça para encontrar atividades para as crianças durante a quarentena. 

Um programa que pode ser feito em família é o clássico cinema em casa. Para incrementar o momento, que tal montar uma semana com sessões especiais de filmes que se passam no Rio de Janeiro? 

Neste artigo, mostramos uma seleção de filmes que foram gravados na cidade ou que fazem referência ao Rio no roteiro, para que você só precise fazer a pipoca e dar o play. Escolha os seus favoritos e divirta-se!

Assista a um filme que a história se passa no Rio de Janeiro

Cenário de inúmeras novelas e séries brasileiras, a ‘cidade maravilhosa’ também ganhou as telonas de produções internacionais. Mesmo para quem não é carioca, é interessante se deparar com filmes que se passam no Rio de Janeiro, para conhecer melhor a cidade. 

A seguir, confira nossa seleção de longas-metragem que retratam um pouco das paisagens e histórias do Rio:

1) Rio (2011)

A animação dirigida por Carlos Saldanha conta a história da arara azul Blu, que nasceu no Rio de Janeiro, mas foi capturada e levada para Minnesota, nos Estados Unidos. Um dia, um ornitólogo revela à família de Blu que ele é o último macho da espécie e que deseja levá-lo ao Rio para que acasale com a única fêmea viva. Um filme bem-humorado e cheio de aventuras para ver com os filhos.



2) Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio (2011)

Com Vin Diesel, Paul Walker, Dwayne Johnson e Jordana Brewster no elenco, o filme acompanha mais uma fuga Dom e Brian da polícia. Desta vez, eles se escondem no Rio de Janeiro e montam um plano para roubar a fortuna de um bandido. Para isso, vão reunir uma equipe de superpilotos, garantindo muitas cenas de ação.



3) O Incrível Hulk (2008)

Um filme de super-herói baseado nas histórias em quadrinhos da Marvel, o longa acompanha o cientista Bruce Banner (Edward Norton) em seu esconderijo no Brasil. Ele busca desesperadamente a cura da mutação que o transforma em um monstro incontrolável, para que possa levar uma vida normal e ficar ao lado da mulher que ama. Ação e ficção científica para agradar à família inteira!



4) Os Mercenários (2010)

Um grupo de mercenários liderado por Barney Ross (Sylvester Stallone) é contratado para assassinar o ditador de uma ilha na América Latina. O filme teve cenas gravadas em Mangaratiba e outros lugares do Rio de Janeiro. No elenco, estão ainda Jason Statham, Jet Li, Dolph Lundgren e a atriz brasileira Giselle Itié.



5) NOTORIUS (INTERLÚDIO 1946)

Um filme de Alfred Hitchcock com Cary Grant e Ingrid Bergman no elenco já vale marcar a sessão de cinema em casa. O longa-metragem, filmado em preto e branco, é um romance policial. Após seu pai alemão ser condenado como espião, uma jovem mulher (Ingrid Bergman) se aproxima de um agente do governo (Cary Grant). 

Ele pergunta se ela concorda em ser uma espiã americana no Rio de Janeiro, onde nazistas amigos do pai dela estariam agindo. Apesar de as gravações não terem acontecido no Rio, há paisagens da cidade representadas no filme.



6) 007 Contra o Foguete da Morte (1979) 

O 11º filme da série de James Bond, com Roger Moore no papel do agente secreto, teve várias cenas filmadas no Rio de Janeiro. No roteiro, um avião carregando um foguete espacial sofre um acidente, mas o Serviço Secreto Britânico não encontra nenhum vestígio da aeronave. Cabe ao agente 007 investigar o caso na Cidade Maravilhosa, com direito a “tirolesa” no bondinho para o Pão de Açúcar.



7) Orfeu Negro (1959)

O Carnaval carioca é o pano de fundo de Orfeu Negro, que traz uma história de amor e tragédia inspirada na mitologia grega com Orfeu e Eurídice. O filme ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1960, representando a França, pois é uma produção franco-brasileira do diretor Marcel Camus.



Cinema nacional: veja filmes brasileiro que se passam no Rio de Janeiro

Como não poderia deixar de ser, a produção audiovisual do Brasil compreende também muitos filmes, alguns até indicados ao Oscar. Sendo assim, não faltam opções de filme brasileiro que se passa no Rio de Janeiro, mas separamos os que você precisa assistir (ou reassistir) assim que possível. O cinema em casa, com certeza, será o ponto alto da semana!

8) Central do Brasil (1998)

É improvável que você ainda não tenha assistido a Central do Brasil, um filme de Walter Salles. É o tipo de história, no entanto, que sempre vale a pena ver de novo e relembrar. Com Fernanda Montenegro no papel da ex-professora Dora, o longa acompanha a construção de sua relação com Josué, o filho de nove anos de idade de uma de suas clientes, acaba sozinho quando a mãe é morta em um acidente de ônibus. 



Até hoje, o filme é considerado um dos grandes sucessos do cinema brasileiro. Recebeu diversos prêmios e obteve indicações ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro e de Melhor Atriz para Fernanda Montenegro.

9) Flores Raras (2013)

Dirigido por Bruno Barreto, o filme narra o relacionamento da poetisa americana Elizabeth Bishop (interpretada por Miranda Otto, que atua na série Sabrina) e da arquiteta brasileira Lota de Macedo Soares (Glória Pires). A história se passa no período do golpe militar de 1964 e resgata como era o Rio de Janeiro naquela época.



10) Tropa de Elite (2007)

Protagonizado por Wagner Moura, Tropa de Elite acompanha o dia a dia do grupo de policiais e de um capitão do BOPE no Rio de Janeiro. O roteiro se desenrola com o treinamento de dois recrutas que são amigos de infância e se tornam policiais, destacando-se pela honestidade e por se indignarem com a corrupção no batalhão.



11) Madame Satã (2002)

Lázaro Ramos encarna João Francisco dos Santos, morador de uma das favelas do Rio da década de 1930. O protagonista é filho de escravos, ex-presidiário, bandido, homossexual e protetor de um grupo marginalizado pela sociedade. No palco de um cabaré, João se apresenta como Madame Satã. O longa tem direção de Karim Aïnouz, que também dirigiu O Céu de Suely, Praia do Futuro e A Vida Invisível.



12) Cidade de Deus (2002)

Também ambientado em uma favela do Rio, o filme nos transporta para a década de 1970 e retrata os caminhos de dois rapazes que moram na comunidade. Buscapé é um fotógrafo que registra o dia a dia violento e acaba construindo uma vida fora do tráfico, enquanto Zé Pequeno encontra seu destino como traficante. 



Procura um apartamento que caiba no seu orçamento?

A Loft quer revolucionar o mercado imobiliário através da compra e venda descomplicada de imóveis. Hoje, temos apartamentos em bairros de São Paulo e do Rio de Janeiro. Nossos imóveis são entregues com opção de reforma, para renovação completa da infraestrutura, e há opções para todos os perfis de famílias.

Conheça nossos apartamentos à venda e saiba mais sobre o mercado imobiliário no nosso blog!