financiamento-imobiliario-caixa-demora

Quanto tempo demora para a Caixa aprovar um financiamento?

7 MINUTOS DE LEITURA

Financiamento imobiliário na Caixa: quanto tempo demora para conseguir, afinal? A Caixa Econômica Federal é o banco que mais faz financiamentos para os brasileiros comprarem seu imóvel próprio. Não é à toa, então, surgem muitas dúvidas por parte de quem está interessado em aproveitar uma das diferentes linhas de crédito oferecidas pelo banco e realizar o sonho.

Neste artigo, a gente te mostra quanto tempo leva para passar pelo processo de financiamento na Caixa, o que você precisa saber sobre os trâmites ao financiar com ela, o que fazer em casos de possível atraso no andamento do seu crédito e como garantir que o processo corra da forma mais bem feita, tranquila e rápida possível.

Como é o processo de financiamento imobiliário na Caixa

O financiamento imobiliário na Caixa não é muito diferente do processo de outros bancos e instituições financeiras. Apesar de ser um banco público, com suas próprias regras, a forma de pedir crédito na Caixa para realizar o sonho do imóvel próprio segue passos em comum. 

Segundo a Caixa, essas são as principais etapas do financiamento nela: 

  1. Simulação: o comprador fornece alguns dados ao banco e descobre o valor da prestação, o prazo de pagamento e outras informações sobre a operação;
  2. Análise de crédito: o banco vai exigir documentos específicos para liberar seu crédito, e identificar oportunidades de usar recursos do FGTS na operação;
  3. Avaliação do imóvel: a Caixa vai analisar aspectos jurídicos da operação e, se tudo estiver correto, vai requisitar a avaliação do valor de venda do imóvel;
  4. Assinatura do contrato: é a hora em que as partes e o banco assinam o contrato de financiamento. Se você financiar diretamente com a Caixa, terá de ir a uma agência para cumprir esse trâmite;
  5. Registro da operação: depois de levar o contrato no Cartório de Registro de Imóveis competente e comprovar esse trâmite ao banco, o dinheiro é liberado ao vendedor.

E para dar início no pedido do financiamento, o importante é sempre ter em mãos os documentos necessários para o banco:

  • Documento oficial de identificação;
  • Comprovante de renda atualizado (emitido há dois meses, no máximo);
  • Última declaração do Imposto de Renda com recibo de entrega e carteira de trabalho ou extrato de FGTS;
  • Certidão atualizada da matrícula do imóvel.

Ah, aqui a gente te mostra as modalidades de financiamento disponíveis na Caixa e como ter mais facilidade para financiar com ela.

Quanto tempo demora o processo de financiamento na Caixa

Quando o assunto é financiamento imobiliário na Caixa, a pergunta “quanto tempo demora o processo” já vem de cara. Aqui, é importante lembrar que existem diferentes etapas, cada uma com seu tempo. E imprevistos acontecem! 

O prazo para aprovação do financiamento pela Caixa varia, mas a base mais rápida para aprovar tudo pode vir mesmo em 10 dias. Mas isso é apenas se toda a documentação já estiver em ordem, com o imóvel a ser avaliado também já tendo todos os documentos necessários. Assim, a análise de crédito e a avaliação ficam bem mais fáceis.

Mas de modo geral, quando a questão é quanto tempo leva para a Caixa liberar um financiamento, a média acaba sendo de 40 dias, de acordo com estimativas da Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). 

Saiba que às vezes pode demorar mais: às vezes, a demanda no banco está maior, o crédito pode ter sido condicionado ou podem faltar documentos ou liberação rápida de recursos do FGTS (se esse for o caso). Nos casos mais complexos, pode levar até 3 meses. Ah, aqui a gente te mostra o tempo estimado para financiar em outros bancos!

Veja no vídeo quanto tempo em média demora para a Caixa analisar o crédito em um financiamento.

Demora no financiamento da Caixa: e agora?

Como a gente viu, existem casos em que pode ocorrer demora no financiamento da Caixa – seja nas etapas mais iniciais, de análise de crédito e de avaliação do imóvel, quanto na liberação do dinheiro.

O atraso pode ocorrer se a demanda estiver muito alta, se você tiver o crédito condicionado ou se a avaliação do imóvel ou a entrevista com o gerente habitacional levar um tempo para acontecer. Quando os processos se acumularem, é de se esperar que demore um pouco. Mas se o financiamento tiver transcorrido bem, você termina tudo bem antes do prazo limite de 3 meses – na dúvida, pode perguntar ao banco em que pé está o processo!

Para garantir a maior rapidez possível para o banco, você deve estar sempre com a documentação sua e do imóvel atualizada (e sem pendências que criem o risco de crédito condicionado ou rejeitado!). Lembrando também que o dinheiro só é liberado depois que o contrato for registrado no Cartório de Registro de Imóveis competente, o que pode acrescentar algumas semanas no processo. 

Vale sempre se planejar para uma possível demora no financiamento da Caixa ou de outros bancos, assim evitando estipular prazos irreais e se complicar com outras partes envolvidas – seja o vendedor ou uma construtora/incorporadora!

“Você tem que ter pelo menos 60 dias a 70 dias de prazo para pagar os recursos do financiamento. Se você coloca um prazo que não vai atender, pode ter um custo de multa a pagar para o vendedor”, ressalta Rafael Godoi, especialista em crédito imobiliário da Loft.

Já sou cliente da Caixa. Tenho alguma facilidade a mais no financiamento imobiliário?

Como em outros bancos, ser cliente da Caixa te permite algumas vantagens – seja no financiamento imobiliário quanto ao conceder crédito pessoal. O banco sempre traz novidades à disposição dos clientes na própria página.

“Os clientes com relacionamento com a Caixa têm sempre juros menores. Quanto maior o relacionamento, menor a taxa de juros”, explicou recentemente o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, sobre diferentes linhas de crédito concedidas pelo banco.

Por outro lado, quando o assunto é financiamento, fica todo mundo em pé de igualdade – seus prazos seguem o mesmo cronograma dos outros.

Financiamento com agilidade e assessoria gratuita na Caixa? A equipe especializada da Loft te ajuda

Na hora de financiar um imóvel, tem muita coisa que deixa a gente preocupado, né? É por essas e outras que contar com uma assessoria de crédito é um passo fundamental na hora de dar esse salto – acelerando, barateando e facilitando tudo! 

Quando você financia um imóvel disponível na Loft, nossa equipe especializada te dá assessoria totalmente personalizada e resolve as pendências pelo caminho de forma muito mais rápida. E é a gente que centraliza toda a burocracia com os bancos! Tudo isso sem qualquer custo, e com você como nossa total prioridade. 

Ah, e mesmo se você ainda estiver sondando seu imóvel preferido, já sabe que, com a Loft, suas chances de ter o financiamento aprovado aumentam. A gente simula as possibilidades de crédito que o mercado oferece para seu perfil, submete as ofertas aos bancos parceiros e deixa o caminho pronto para você escolher a opção mais vantajosa para o que você estiver buscando. Ou seja…

  • Menos preocupações com burocracias, e mais rapidez e praticidade 
  • A possibilidade de financiar sem sair de casa e sem pagar a mais por isso
  • A orientação personalizada de especialistas no assunto
  • A certeza de que teve contato com todas as propostas disponíveis e fez o melhor negócio possível

Vem conhecer o apê ideal para você na Loft!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter