Vai financiar imóvel? Conheça os benefícios da parceria da Loft Cred com a Caixa

financiamento-imobiliario-loftcred-caixa
Tempo de leitura: 5 minutos

A Caixa é o principal banco que concede financiamentos imobiliários no país, seja no âmbito de programas habitacionais ou dentro das linhas de crédito disponíveis com recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE). O banco autorizou a contratação de R$ 116 bilhões em financiamentos ao longo de 2020, 42,4% a mais que nos últimos dois anos. Os dados são da própria Caixa

O que pouca gente sabe é que o serviço de uma assessoria de crédito facilita a operação de financiamento na Caixa. A Loft Cred tem parceria com o banco público, e pode tornar a vida do comprador mais tranquila sem gerar qualquer custo extra para o seu bolso. 

Neste texto, vamos mostrar como financiar com a Caixa pela Loft Cred pode fazer a diferença para o seu bolso e que outros benefícios estão envolvidos. Você verá os seguintes assuntos ao longo deste artigo:

  • O que é a Loft Cred?
  • Como funciona a parceria da Loft Cred com a Caixa?
  • Quais são as etapas de contratação de crédito com a Caixa?
  • Quais são as modalidades de financiamento disponíveis na Caixa?
  • Que documentos são necessários para financiar com a Caixa? 
  • Financie com a Caixa com o auxílio da Loft Cred

O que é a Loft Cred?

A Loft Cred é a assessoria de crédito da Loft. Ela te ajuda a contrair um financiamento com mais conforto e segurança. Como já mencionamos, seu serviço não tem custos para o cliente, e faz com que você não precise nem sair de casa para assinar um contrato com o banco e conseguir crédito para comprar seu imóvel. 

Nossa equipe cuida de todas as etapas de um financiamento imobiliário. Tudo começa com um contato inicial, no qual o cliente fornece algumas informações sobre seu perfil. Com essas informações, nosso time vai em busca das propostas de crédito de vários bancos parceiros. O cliente escolhe as condições que mais fazem sentido para a sua realidade, sempre orientado por uma equipe especializada. 

A Loft Cred negocia sua aprovação de crédito e se encarrega de todos os trâmites da análise jurídica empreendida pelo banco. Isso inclui o envio de documentos à instituição, solução de possíveis entraves e até a marcação da avaliação do imóvel. Depois que tudo der certo, nosso time facilita a assinatura do contrato de financiamento.

Mas o serviço não para por aí. Uma vez assinado o documento, a Loft Cred emite a guia do Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), um tributo obrigatório. E ainda se responsabiliza pelo registro do contrato no Cartório de Registro de Imóveis, última etapa para que os recursos sejam liberados pelo banco.

Tudo isso tende a tornar o processo de financiamento mais rápido e mais seguro, pois a todo momento você será amparado por especialistas. Também garante que você pode escolher, dentre as opções do mercado, a proposta de crédito que é mais vantajosa para o seu bolso a longo prazo. 

Como funciona a parceria da Loft Cred com a Caixa?

Em sua parceria com a Caixa, a Loft Cred atua auxiliando o comprador em todo o processo de financiamento, da aprovação inicial de crédito até a liberação do dinheiro ao vendedor. Nosso time tem experiência com as linhas de crédito da Caixa, e está apta a te orientar ao longo de todo esse trâmite. 

Sem ajuda especializada, você dependerá de idas à agência e das orientações do gerente responsável pelo seu atendimento. Já o serviço da Loft Cred é personalizado. Nosso time procura resolver eventuais pendências por você ou conseguir documentação complementar com maior rapidez. Dessa forma, eventuais problemas pontuais não atrasam a obtenção do seu crédito.

Além de verificar as condições oferecidas pela Caixa e receber orientação sobre as vantagens e desvantagens de cada modalidade de crédito, com a Loft Cred você tem acesso à oferta de outros bancos. Isso garante que você faça a melhor escolha entre todas as propostas de financiamento disponíveis para o seu perfil. 

“O que a gente faz de diferente é que, na agência, o comprador vai cotar com aquele banco apenas. Já nós vamos cotar todos os bancos para ele”, explica Roberta Oka, que atua na equipe de financiamentos da Loft Cred. “Ele vai conseguir comparar e ver qual é o melhor banco para ele sem precisar ir em vários. E vai ter a garantia de que, dentro do possível, está fazendo o melhor negócio”. 

Quais são as etapas de contratação de crédito com a Caixa?

Segundo a Caixa Econômica Federal, quem contrai crédito habitacional com a instituição passa pelas seguintes etapas: 

  1. Simulação: o comprador fornece alguns dados ao banco e descobre o valor da prestação, o prazo de pagamento e outras informações sobre a operação
  2. Análise de crédito: o banco vai exigir documentos específicos para liberar seu crédito, e identificar oportunidades de usar recursos do FGTS na operação
  3. Avaliação do imóvel: a Caixa vai analisar aspectos jurídicos da operação e, se tudo estiver correto, vai requisitar a avaliação do valor de venda do imóvel 
  4. Assinatura do contrato: é a hora em que as partes e o banco assinam o contrato de financiamento. Se você financiar diretamente com a Caixa, terá de ir a uma agência para cumprir esse trâmite
  5. Registro da operação: depois de levar o contrato no Cartório de Registro de Imóveis competente e comprovar esse trâmite ao banco, o dinheiro é liberado ao vendedor

Quais são as modalidades de financiamento disponíveis na Caixa?

Atualmente, a Caixa oferece crédito imobiliário para a habitação de quatro formas distintas: com correção pelo IPCA (ou seja, pela inflação), pela Taxa Referencial (TR), atrelada à poupança ou então com uma taxa de juros fixa, fixada em contrato e válida por todo o prazo de pagamento. 

A mais recente é a linha de crédito que vincula os juros do financiamento ao rendimento da poupança. Funciona da seguinte forma: a taxa total de juros será composta por um índice variável (o índice de poupança da Caixa) e mais uma taxa fixa entre 3,35% ao ano e 3,99% ao ano, conforme o perfil do cliente.

O índice da poupança pode equivaler a 70% da Taxa Selic, quando ela for menor que 8,5% ao ano, ou então ser fixado em 6,17% ao ano, quando a Selic subir a um patamar além de 8,5% ao ano.

Veja como funciona o financiamento da Caixa atrelado à poupança

A linha de crédito vinculada ao IPCA, por sua vez, tem uma parcela fixa menor. As taxas variam entre IPCA + 2,95% ao ano e IPCA + 4,95% ao ano. Apesar de ter prestações menores que as da modalidade atrelada à TR no início, esse tipo de financiamento tende a ter um custo maior a longo prazo, como mostramos neste artigo.

Você pode também optar pelo financiamento atrelado à Taxa Referencial (TR), atualmente zerada. Nesse caso, os juros variam entre 6,25% ao ano + TR e 8% ao ano + TR, de acordo com o perfil do comprador. 

A última opção é financiar com uma taxa de juros fixa, prevista em contrato e invariável ao longo do prazo de pagamento. Nesse caso, o índice será de 8% a 9,75% ao ano, a depender da análise de crédito.

Que documentos são necessários para financiar com a Caixa? 

A relação de documentos necessários para o financiamento imobiliário, segundo a Caixa, é a seguinte:

  • Documento oficial de identificação 
  • Comprovante de renda atualizado (emitido há dois meses, no máximo). Geralmente servem holerites e extratos bancários, por exemplo
  • Última declaração do Imposto de Renda com recibo de entrega e carteira de trabalho ou extrato de FGTS (caso utilize recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, o FGTS)
  • Certidão atualizada da matrícula do imóvel

É preciso ter em mente que o banco pode solicitar documentos complementares ao comprador antes de prosseguir para a assinatura do contrato.

Financie com a Caixa com o auxílio da Loft Cred

Contrair crédito imobiliário com a Caixa com o auxílio da Loft Cred traz uma série de vantagens sem custos para o comprador do imóvel. Entre elas:

  • Menos preocupações com burocracias
  • A possibilidade de financiar sem sair de casa
  • A orientação personalizada de especialistas no assunto
  • A certeza de que teve contato com todas as propostas e fez o melhor negócio possível

Se quiser tornar seu financiamento imobiliário mais fácil e seguro, comece por uma simulação gratuita, na qual você vai descobrir o valor das parcelas e seu potencial de compra. Depois, cadastre-se conosco e aproveite os benefícios de contar com a Loft Cred para comprar sua casa própria.