financiamento-imobiliario-servidor-publico

Financiamento de imóvel para servidor público: conheça as vantagens

9 MINUTOS DE LEITURA

Servidores públicos têm bastante estabilidade em suas carreiras: não podem ser substituídos nem demitidos como em uma empresa privada. Isso faz com que muita gente sonhe em fazer parte dessa categoria de trabalhadores. Com o salário garantido todo mês, o financiamento imobiliário para quem é servidor público também fica mais fácil. Afinal, tudo o que um banco quer na hora de liberar crédito é evitar a inadimplência.

Ao longo deste texto, vamos explicar como funciona o financiamento de imóvel para servidor público, quais são as vantagens oferecidas para esse grupo e como você pode financiar um imóvel com as melhores taxas.  

Como funciona o financiamento de imóvel para servidor público?

O financiamento de um imóvel para servidor público funciona da mesma forma que para todas as outras pessoas que procuram crédito. A diferença é que, como os servidores têm estabilidade em seus empregos e muitas vezes bons salários, eles costumam levar vantagem na análise de crédito. Alguns bancos praticam algumas condições especiais, mas elas também estão condicionadas à aprovação do crédito desse cliente. 

Antes de aceitar financiar um imóvel, todo banco analisa a renda mensal do cliente. Ela não pode ser comprometida em mais de 30% pelas parcelas da operação. Também é preciso comprovar que existe alguma constância no recebimento desse dinheiro. 

É por isso que trabalhadores autônomos ou microempreendedores individuais precisam providenciar vários extratos bancários e comprovantes de rendimentos que cubram longos períodos (de um ano, por exemplo). 

Junto com a análise da renda, o banco verifica se aquele que quer comprar o imóvel tem um bom histórico de pagamento. Ou seja, se ele costuma pagar prestações e contas em dia, se tem o nome sujo em listas de entidades de proteção ao crédito, se consta em listas de restrições internas elaboradas pelos bancos.

Da mesma forma que todos aqueles que querem comprar uma casa, o servidor público precisa ser bem sucedido em uma série de etapas junto ao banco. Antes de assinar um contrato de financiamento, você precisa passar por:

  1. Análise de crédito: o banco vai verificar se você tem renda e bom histórico de pagador
  2. Análise jurídica: a instituição avalia se existem pendências nos nomes do comprador, do vendedor e na matrícula do imóvel que podem comprometer a operação
  3. Avaliação do imóvel: a estrutura física do apartamento é analisada por uma empresa de engenharia parceira do banco

Quais os benefícios de ser funcionário público?

Ser funcionário público oferece uma série de benefícios – não é por acaso que concursos públicos costumam ser bastante disputados. Algumas dessas vantagens são:

  • Estabilidade: depois de cumprir um estágio probatório, em que passa por avaliação de produtividade e aptidão para o cargo, o servidor ganha estabilidade. Isso quer dizer que é muito difícil que ele seja demitido: só em casos de processos administrativos ou judiciais
  • Aposentadoria integral: mesmo para os servidores que foram afetados pela mais recente Reforma da Previdência, é possível se aposentar com o salário integral em alguns casos. Servidores federais que entraram no cargo antes de 2003, por exemplo, têm esse direito
  • Prêmios: servidores públicos têm direito a alguns “prêmios” ao longo da carreira. A licença-prêmio é um deles, e consiste em um período de férias remuneradas de três meses para aqueles que completam cinco anos consecutivos e ininterruptos na função pública 
  • Progressão de carreira: Muitas funções têm planos de cargos e salários bem definidos, o que combate a estagnação e proporciona aos servidores aumentos salariais constantes e baseados em critérios claros. Em uma empresa, nada garante que você seja promovido ou que você receba um aumento de salário dentro de alguns anos
  • Facilidade com os bancos: com a garantia de que os servidores vão receber o mesmo dinheiro na conta ao fim de cada mês, os bancos acabam oferecendo empréstimos com melhores condições a eles. O caso clássico é do empréstimo consignado. Ele é descontado direto da folha de pagamento dos servidores e tem juros bem menores que os oferecidos para outros trabalhadores

Financiamento da casa própria para funcionário público: quais são as vantagens?

O financiamento da casa própria para funcionários públicos costuma ter taxas e condições gerais mais vantajosas que para o público comum. Alguns bancos oferecem a esses clientes um percentual maior de crédito em relação ao valor do imóvel. Lembre-se que é possível financiar, no máximo, de 80% a 90% do preço do imóvel pelas regras atuais. 

As taxas de juros costumam também ser mais vantajosas para essa categoria. Quando o banco prevê uma faixa de juros para determinada linha de crédito, é muito mais provável que o servidor consiga garantir as taxas mais baixas. 

Na Caixa e no Banco do Brasil, por exemplo, ser servidor é uma das condições que possibilitam a cobrança da taxa mínima de juros em cada linha de crédito. Em um financiamento da Caixa para funcionário público, o cliente pode conseguir juros de 8% ao ano para a taxa de juros prefixada (que vai até 9,75% ao ano) ou de 2,95% ao ano + IPCA na linha de crédito que é corrigida pela inflação (e tem juros de até 4,95% ao ano + IPCA). 

Veja como ter o crédito aprovado para comprar um imóvel

Qual é a melhor linha de crédito para servidor público?

A melhor linha de crédito para servidor público vai depender do perfil do comprador do imóvel. Fatores como a sua idade, o prazo de financiamento e o próprio resultado da análise de crédito do banco influenciam no custo total da operação. 

É preciso levar em conta também a particularidade de cada linha. Se ela tem juros prefixados ou variáveis, por exemplo. É importante saber também qual é o índice de correção monetária atrelado à linha de crédito (se a Taxa Referencial ou o IPCA). 

Assim, o ideal é que você compare todas as linhas de crédito existentes em diversos bancos, atrás das condições mais favoráveis para o seu perfil. Esse trabalho pode ser extremamente complicado se você financiar sozinho, mas é bastante simples se você contar com uma assessoria de crédito como a Loft Cred. Saiba aqui como esse serviço gratuito pode te ajudar. 

Como funciona a taxa de juros de empréstimo consignado para servidor público?

O empréstimo consignado é aquele em que a parcela devida ao banco, com juros, taxas e uma porção do seu saldo devedor, já vem descontada do seu contracheque. Esse tipo de empréstimo costuma garantir melhores taxas que o crédito pessoal. Isso porque o risco de inadimplência é bem menor. Afinal,  o pagamento ao banco vem da sua fonte de renda. 

O consignado para servidor público tem taxas de juros ainda menores. Isso porque, além de descontar da fonte, o banco tem uma garantia da sua estabilidade no emprego. E isso permite que ele se sinta ainda mais seguro em emprestar dinheiro. 

De acordo com dados do Banco Central, a taxa média de juros para empréstimo consignado destinado a trabalhadores do setor privado era de 30,26% ao ano em fevereiro de 2021. Já a taxa para o setor público era de 16,16% ao ano no mesmo mês. 

Simulação de financiamento de imóvel para servidor público: veja como fazer

O ideal é que, ao procurar um financiamento de imóvel para servidor público, você não deixe de fazer uma simulação. É através dela que você descobre se tem poder de compra para o imóvel que deseja, quanto seriam as parcelas e qual é o prazo de financiamento ideal para a operação caber no seu bolso. 

Você consegue simular seu financiamento no site de cada banco, inserindo informações sobre o valor do imóvel, sua renda e quanto pretende dar de entrada, entre outras. É possível também visualizar suas parcelas e seu poder de compra no simulador da Loft Cred. Ele é simples de preencher e gratuito. 

Consiga as melhores condições de crédito

Você viu ao longo deste artigo que o financiamento para servidores públicos costuma ser mais fácil e vantajoso. Mas você sabia que existe outro caminho para ter acesso às melhores condições possíveis para seu financiamento, sendo você servidor ou não?

A Loft Cred consegue simular seu financiamento imobiliário em vários bancos parceiros. Isso dá a você uma visão geral sobre as condições praticadas para seu perfil em diversas linhas de crédito. Com a orientação dos nossos especialistas, você consegue saber qual delas vale mais a pena para a sua realidade

O suporte da Loft Cred é gratuito, e inclui toda a comunicação necessária com o banco que você escolheu para financiar seu imóvel. Cuidamos de toda a burocracia que faz parte desse processo, do envio de documentação e formulários obrigatórios até o registro do seu contrato de financiamento no cartório. 

Descubra todas as vantagens de contar com a Loft Cred e não deixe de conferir os apartamentos à venda no site da Loft

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter