sicoob

Financiamento imobiliário pelo Sicoob: como funciona?

5 MINUTOS DE LEITURA

O Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicoob) oferece muitas possibilidades de crédito a preços que prometem ser bem vantajosos. Na prática, funcionando como uma instituição financeira mais acessível para quem é associado às suas cooperativas. 

Dentre tantos produtos e serviços, e o financiamento imobiliário pelo Sicoob: como funciona? Existem muitas diferenças para outros bancos? Como simular e conseguir crédito imobiliário pelo Sicoob? Vamos te responder a cada uma dessas perguntas em detalhe. Confere só!

O que é o Sicoob

O Sistema de Cooperativas de Crédito (Sicoob) é o maior sistema financeiro cooperativo do país, funcionando na prática como uma instituição que oferece produtos e serviços financeiros a preços abaixo do valor de mercado. Funcionando como se fosse um banco, o Sicoob oferece financiamento imobiliário, conta corrente, crédito, consórcios, seguros, cartões e investimentos, por exemplo.

Fundado em 1997, o Sicoob garante financiamento de imóvel, empréstimos e outros produtos a preços mais atrativos com base em seu sistema de cooperativas de crédito. Ele permite a seus mais de 5,5 milhões de associados e cooperados ofertas a valores mais módicos – porque, por seu estatuto, as cooperativas não buscam lucro.

No geral, para fazer parte do Sicoob, é necessário ter algum vínculo profissional compatível com as categorias que o sistema permite e se juntar a uma de suas cooperativas. É claro que, para se juntar, você precisa passar por análises, como de crédito.

Como funcionam as cooperativas de crédito?

Financiamento pelo Sicoob: como funciona? Como fazer?

O financiamento pelo Sicoob (seja de imóvel ou de veículos) conta com diferentes linhas de crédito. Quando o assunto é crédito imobiliário, o Sicoob oferece possibilidades para:

  • Compra de imóvel novo ou usado pelo SFH e pelo SFI, financiando até 80% do valor de avaliação e com prazo de até 30 anos (360 meses);
  • Aquisição de terreno como pessoa física, financiando até 80% do valor de avaliação do projeto e com prazo de até 20 anos (240 meses);
  • Construção em terreno próprio, financiando até 80% do valor de avaliação e com prazo de até 10 anos (120 meses).

Dentre as possibilidades de financiamento pelo Sicoob, dá para escolher qual vai ser o indexador (TR, IPCA, Poupança, INCC) usado nesse crédito, além de você poder usar o FGTS na maior parte dos casos e ter à disposição a possibilidade de compor renda

O Sicoob também promete oferecer taxas abaixo do valor de mercado e com o empréstimo creditado direto na conta corrente – claro, como habitual, tudo isso é sujeito a análise e aprovação de crédito. Outras condições de crédito imobiliário e possibilidades podem ser encontradas diretamente no site do Sicoob.

Qual é a taxa de juros do financiamento imobiliário pelo Sicoob?

Como em todo caso de crédito, a taxa de juros do financiamento imobiliário pelo Sicoob varia. Atualmente (informação relativa a novembro de 2021), de acordo com o relatório de taxas de juros do Banco Central, o financiamento imobiliário Sicoob, em taxas de mercado, opera com taxas de 0,59% ao mês, e 7,28% ao ano.

Vale lembrar que a taxa de juros do financiamento imobiliário pelo Sicoob pode ser mais atrativa do que em muitos bancos comerciais, mas não necessariamente você pode conseguir se enquadrar nele, precisando ser de categorias específicas e esperar por uma análise para poder fazer parte do sistema de cooperativas. E, claro, ao financiar, deve estar sempre atento ao Custo Efetivo Total (CET)!

Simulador do Sicoob de financiamento imobiliário: como usar?

O Sicoob, em sua página de financiamento imobiliário, tem um simulador para você verificar as condições que conseguiria tentar seu crédito para comprar ou construir. Independente da sua escolha, pode ser interessante ver como ele funciona e que possibilidades oferece.

É fácil usar o simulador de financiamento imobiliário do Sicoob e dar um passo adiante:

  1. Escolha o tipo de imóvel que você quer financiar e coloque as informações pedidas (dá para escolher modalidades de crédito, valores, orçamento…);
  2. Estude as opções e escolha a seguradora que mais se encaixe no seu orçamento;
  3. Preencha e envie seus dados e documentos para poder solicitar a proposta;
  4. Com a solicitação recebida, é só aguardar e ver se você consegue o financiamento.

Para quem busca um financiamento, ter ajuda de quem entende é fundamental

Haja coisa para estudar quando o assunto é financiamento, né? Com um plano desses que vai durar muitos anos, é bastante importante chegar pronto e evitar erros que possam te atrapalhar mais para a frente. Então, se você está em busca de crédito para financiar sua nova casa ou apê, não deixe de procurar uma assessoria de crédito

A Loft disponibiliza atendimento totalmente gratuito e personalizado para você que quer comprar um dos apês do nosso catálogo, com uma das equipes mais preparadas do mercado! A gente te dá apoio e orientação integral ao longo de todo o processo de negociação e aprovação do seu financiamento. Sim: do início ao fim.

O serviço da Loft inclui a negociação direta do seu crédito com os principais bancos do país para te garantir as melhores taxas de juros do mercado. Depois desse passo inicial, você escolhe a instituição com a qual quer financiar, e a gente te assessora durante todo o caminho

Além de baratear os custos do seu apê, a Loft atende seus clientes online e gratuitamente – pensando sempre em como facilitar a vida de quem compra ou financia.

Garanta seu apê sem dor de cabeça nem gastos absurdos: compre e financie com a Loft!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter