Como funciona o financiamento de um imóvel comercial?

Compartilhar a notícia

25 de julho de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 28 de agosto de 2023 8 min de leitura
financiar-imovel-comercial

Muitos brasileiros procuram fazer o financiamento de imóvel comercial para poder tocar o próprio negócio. Ao contratar crédito, é mais fácil quitar o valor total ao longo do tempo. Mas quais são as diferenças entre financiar um imóvel comercial e um residencial? Muda algo? E qual a documentação necessária? A negociação tem alguma vantagem específica?

Aqui a gente te mostra o que tem de específico em comprar ou construir um imóvel comercial com financiamento – mostrando os documentos, etapas e diferenças em relação a financiar um imóvel residencial.

Como comprar um imóvel comercial? 

Comprar um imóvel comercial é parecido com comprar um imóvel residencial. Vale sempre considerar alguns pontos nesse momento:

  • Definir um orçamento
  • Planejar com visão de futuro, sabendo escolher uma opção bem localizada e que se valorize com o tempo (é muito útil se você estiver de olho em alugar o imóvel!)
  • Pesquisar opções que sejam adaptadas ao tipo de negócio que você quer ter (se for abrir negócio!), e que estejam em boas condições ou sejam de fácil manutenção
  • Procurar muito, muito mesmo! Comparar bastante é sempre bom.

Mas para comprar um imóvel comercial existe outro fator muito importante: atenção redobrada com a documentação! Para fazer seu negócio sair do papel no imóvel que você comprou ou for comprar, é sempre necessário estar com questões burocráticas resolvidas, como registro, alvará e outras questões de funcionamento.

Como um imóvel comercial é um investimento mais caro do que, por exemplo, um carro, pode ser interessante para você fazer um financiamento para facilitar sua vida e ir pagando aos poucos. Vamos ver abaixo como financiar seu imóvel comercial.

Banco financia imóvel comercial?

Sim, o banco financia seu imóvel comercial – seja você pessoa física (PF) ou pessoa jurídica (PJ). Significa que você pode financiar tanto no seu nome quanto no nome da sua empresa, diretamente com os principais bancos do país. 

Aqui está o você precisar para que um banco ou instituição financeira financie um imóvel comercial para você como pessoa física:

  • ser brasileiro ou de outra nacionalidade, desde que seja naturalizado no Brasil;
  • possuir mais de 18 anos, ter idoneidade cadastral e capacidade civil;
  • ter renda suficiente para pagar as parcelas do financiamento ao longo de todo o período;
  • não ter mais de 80 anos (muitos credores não concedem o crédito após essa idade);
  • ter contratado os seguros necessários.

Já o financiamento para pessoa jurídica é oferecido por alguns bancos. A diferença é que o comprador do imóvel será uma empresa, e essa firma deve providenciar a documentação condizente com seu faturamento e registro. É possível comprar imóveis novos, usados, e construir um imóvel com financiamento para empresas. Aqui a gente te ensina como funciona o financiamento por CNPJ!

Agora que você já sabe que o banco financia seu imóvel comercial, dá para começar a estudar e se organizar melhor. Vamos então conhecer as diferenças entre financiar um imóvel comercial e um residencial?

Anúncios

Diferenças entre financiar imóvel comercial e residencial 

É importante saber algumas diferenças entre financiar um imóvel comercial e um imóvel residencial. 

No financiamento de um imóvel comercial, não é possível utilizar o Sistema Financeiro de Habitação (SFH), tipo de financiamento que tem taxas reguladas pelo governo. Este sistema serve apenas para financiar imóveis residenciais, e nele, existe um limite máximo de valores e de parcela da renda mensal que pode ser usada para quitar sua dívida.

Para os imóveis comerciais, você pode usar o Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI), que permite financiar qualquer tipo de propriedade imobiliária pelo prazo máximo de 35 anos e sem restrições de venda. Como este sistema não tem taxas reguladas, as ofertas que você pode receber para financiar podem variar bastante. Pelo SFI, também não há teto do quanto você pode comprometer da sua renda mensal.

 

Fonte: kzas.ai

Uma desvantagem no financiamento de um imóvel comercial é que não é possível usar saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), algo que é possível para imóveis residenciais. Entre imóveis comerciais, também é mais comum que os bancos só liberem crédito para até 70% do preço da propriedade – geralmente também com taxas de juros mais altas do que para imóveis residenciais.

Vamos ver agora as etapas para financiar seu imóvel comercial.

As etapas principais de como financiar seu imóvel comercial

Agora que você já aprendeu o que precisa para financiar e entendeu as diferenças básicas no financiamento de um imóvel comercial e o de um residencial, já tem tudo mais claro para começar. Confira algumas das etapas principais que você encontrará ao longo do caminho:

  • Análise de crédito do tomador do crédito/financiamento;
  • Avaliação do imóvel contratada pelo banco ou instituição financeira 
  • Análise jurídica do tomador do crédito/financiamento;
  • Oferta formal de crédito/financiamento;
  • Avaliação da documentação submetida pelo comprador e pelo vendedor;
  • Assinatura do contrato pelo vendedor e comprador;
  • Recolhimento dos impostos necessários;
  • Registro do contrato no cartório de imóveis;
  • Pagamento do imóvel ao vendedor pelo banco ou instituição financeira.

E se quiser saber mais, aqui você tira as dúvidas mais importantes para começar a estudar seu financiamento.

SUGESTÃO: SE HOUVER DISPONÍVEL ALGUM INFOGRÁFICO PERSONALIZADO COM ETAPAS DO FINANCIAMENTO, INCLUIR AQUI 

Como financiar a construção de um imóvel comercial

Você já aprendeu aqui o que é necessário para o financiamento de um imóvel comercial já usado. Mas e como financiar a construção de imóvel comercial?

Diferentes bancos oferecem linhas de crédito mesmo para empresas que não são tão grandes. Por exemplo, com o financiamento de um imóvel comercial na Caixa Econômica Federal, empresas do setor de construção civil de todos os portes que queiram construir rapidamente conseguem ofertas de linha de crédito. O mesmo vale para o financiamento para construção de um prédio residencial, em que o banco aproveita e também oferece financiamento para potenciais compradores de apartamentos.

Para conseguir o financiamento de uma construção comercial do tipo, é preciso passar por uma análise de crédito do banco que leva em conta “a viabilidade econômico-financeira e negocial do empreendimento e também da empresa”, segundo a Caixa.

Mas e como financiar a construção de um imóvel comercial sem ser pela Caixa?

Outros bancos também ajudam a financiar a construção de um imóvel comercial. O Banco do Brasil tem uma linha de crédito parecida, na qual uma empresa pode financiar empreendimentos residenciais ou comerciais urbanos. As unidades, posteriormente, também podem ser financiadas pelo banco ainda durante a construção.

Já o Plano Empresário do Bradesco também prevê crédito para empresas de construção civil ou incorporadoras que precisam se capitalizar para construir empreendimentos comerciais ou residenciais. O serviço atende empreendimentos com até 240 unidades e cobre até 80% dos custos da construção, com liberação da primeira parcela com pelo menos 15% da obra executada e 30% das unidades do empreendimento vendidas. O banco oferece até 36 meses como prazo para a obra ser concluída.

Financiamento fácil, prático e econômico? A gente te ajuda.

Estar munido de uma assessoria de crédito é sempre uma escolha inteligente na hora de financiar seu imóvel, seja ele residencial ou comercial! 

O time de especialistas da Loft consegue as melhores taxas graças ao contato com vários bancos parceiros, garantindo a melhor proposta de crédito possível. A gente cuida de toda a burocracia envolvida na operação do financiamento: da recolha de documentos à assinatura do contrato, passando pelo registro da operação em cartório. Tudo é simples, feito gratuitamente e online – seja para compra ou construção.

Ah, se estiver financiando seu imóvel próprio, também te damos uma mão. Confira o apê dos seus sonhos com a Loft!

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.