funcao-do-zelador-condominio

Entenda a função do zelador no condomínio

5 MINUTOS DE LEITURA

Em um prédio ou condomínio, a função do zelador é muito importante, e inclui fiscalizar e cuidar das áreas comuns, além de ser a ponte entre o síndico e os outros funcionários

Em um edifício que tenha portaria, as chances são altas de que haja um zelador para cuidar e fiscalizar as áreas do prédio ou do condomínio. Na maioria das vezes, a função do zelador é ser o braço-direito do síndico, responsável por passar as ordens para os outros funcionários, receber reclamações e lembrar as regras de convivência aos moradores.

Na hora de investir, é preciso ir além das características utilitárias do imóvel e prestar atenção nas questões de zeladoria do prédio. Ter um profissional como esse no local onde você mora facilita a administração do prédio. Mostraremos, neste artigo, quais as funções do zelador e a diferença entre ele e o síndico.

O que é zelador e o que faz um zelador de condomínio

Muita gente se pergunta qual a função do zelador e até “o que é zelador”. Zelador é aquele profissional contratado por um condomínio para fiscalizar o edifício e manter um funcionamento harmonioso do local.

O zelador atua como líder dos outros funcionários do prédio. O que faz um zelador de prédio além disso? Ele também repassa ordens do síndico e recebe informações sobre o funcionamento dos elevadores, das áreas comuns e do prédio, vindas de moradores, porteiros e vigias.

Qual a função do zelador?

Em reportagem sobre qual a função do zelador, a revista Casa Vogue explicou que este profissional deve saber gerenciar pessoas, uma vez que atua como líder dos outros funcionários. É importante ainda que o zelador seja uma pessoa organizada, caso precise, por exemplo, fazer listas de tarefas para o dia, a semana ou o mês. 

Se o profissional tiver noções de hidráulica e de informática, ele tem mais chances de se destacar na função de zelador. Isso porque ele poderá ajudar na supervisão de pequenos reparos no edifício e também na manutenção preventiva.

Quais são as atribuições do zelador de condomínio residencial?

As atribuições do zelador de condomínio residencial estão previstas na convenção coletiva da categoria. O Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios de São Paulo define como zelador aquele profissional que:

– Fica em contato direto com a administração do prédio e age como braço-direito do síndico ou da administradora do edifício;

– Passa as tarefas aos outros funcionários do condomínio e supervisiona se elas estão sendo cumpridas;

– Administra o funcionamento das instalações elétricas e hidráulicas do edifício, assim como os aparelhos de uso comum, além de zelar pelo sossego e pela observância da disciplina no edifício, de acordo com o seu regimento interno ou com as normas afixadas na portaria e nos corredores.

Entenda as diferenças entre síndico e zelador

Agora que você sabe o que faz um zelador, vamos à próxima etapa: a diferença entre síndico e zelador. De acordo com o portal SíndicoNet, o síndico tem nove atribuições legais estabelecidas pelo Código Civil. Dentre elas, estão: 

– Convocar a assembleia dos condôminos; 

– Cumprir e fazer cumprir a convenção, o regimento interno e as determinações da assembleia;

– Diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores; elaborar o orçamento da receita e da despesa relativa a cada ano.

Quanto ganha um zelador?

A convenção coletiva do Sindicato dos Trabalhadores em Edifícios e Condomínios de São Paulo estabelece o quanto ganha um zelador. No período de 2020/2021, o salário de um zelador, em SP, ficou em R$ 1.557,07. A quantia corresponde a um valor de R$ 7,07 por hora.

A Loft tem apartamentos em edifícios nos bairros mais seguros de SP e RJ

A busca um imóvel para aumentar o conforto de sua família sempre passa por questões de segurança e qualidade de vida. Um imóvel com responsáveis por facilitar as demandas dos moradores, é um imóvel mais valorizado.

A Loft tem diversos apartamentos à venda em São Paulo e no Rio de Janeiro. Escolha o que melhor se adapta à sua família e garanta mais conforto e comodidade em um condomínio com zelador e portaria. 

Para ficar por dentro das novidades do mercado imobiliário, acesse o blog da Loft!

Outros assuntos que podem lhe interessar