Conviver com conforto e liberdade nos bairros Gay Friendly de São Paulo

Compartilhar a notícia

28 de junho de 2019

Autor Time Loft
Atualizado: 03 de outubro de 2023 6 min de leitura

A cidade da maior Parada do Orgulho LGBT do mundo tem ruas e bairros onde todas as sexualidades encontram espaço

No último dia 23 de junho, São Paulo reuniu 3 milhões de pessoas na Av. Paulista para a Parada do Orgulho LGBT paulistana. Considerada a maior do mundo, o evento contou com 19 trios elétricos que desfilaram pela região durante cerca de 7 horas. A ex-Spice Girl Mel B e as cantoras brasileiras IZA, Carol Konká e Glória Groove se apresentaram na tarde do domingo.

Sabemos que a aceitação das diferenças não é uma realidade que vivemos em regra em outros contextos no país, “Sempre fico com um certo receio de sofrer algum tipo de violência, seja ela física ou psicológica”, conta o dentista Guilherme Rodrigues Bizelli, que mora em São Paulo e vive o dia e a noite gay friendly paulistana.

Receber o maior encontro LGBT do mundo é um dos motivos pelos quais São Paulo é considerada uma das metrópoles mais gay friendly do mundo. Além da Parada LGBT, alguns bairros e comércios paulistanos se tornaram locais de referência para a comunidade e se destacam pelo público e qualidade de atendimento.

Além de, direta e indiretamente, serem ambientes de apoio e defesa dos direitos LGBTs, essas regiões costumam ser mais livres e menos opressivas em relação ao restante da cidade e do país. Em bairros gay friendly, “me sinto mais seguro em relação a outros bairros”, afirma Guilherme ao compará-los com outros bairros da cidade.

Selecionamos algumas das regiões mais Gay Friendly de São Paulo e o que eles têm para oferecer:

gay-friendly-cafe-loft
Casal passando a tarde em uma das diversas opções de café em São Paulo

1. Frei Caneca

Nos arredores da Av. Paulista está a mais famosa rua Gay Friendly da América Latina. A Frei Caneca começa no lado Consolação da Paulista, próximo ao Conjunto Nacional, e termina próximo à Praça Roosevelt, na região central. A rua integra o bairro Cerqueira César, um dos bairros mais nobres da capital.

Nela você encontra uma variedade de bares, restaurantes e apartamentos residenciais com forte presença da comunidade LGBT. No Shopping Frei Caneca, você pode assistir a um filme no Itaú Cultural, com uma programação de filmes voltadas para os amantes do cinema intelectual, ir ao Teatro Frei Caneca, ou ir a um evento no Centro de Convenções Frei Caneca.

Um dos primeiros e mais tradicionais bares LGBTs da cidade está localizado no coração da Frei Caneca. O Bar da Lôca, inaugurado em 1995, é bar e casa noturna que já recebeu celebridades, como o ator norte-americano James Franco. Para a noitada, o Bofetada Club é outra opção conhecida pelos frequentadores da região. São opções voltadas para um público mais jovem que costuma frequentar as faculdades da região. Existem também opções mais sofisticadas e para um público com o perfil mais adulto, como o Club Yacht, D-edge e Lions NightClub

Para comer, você encontra a praça de alimentação de food trucks Urbanoide, o bar com decoração praiana Tirrenos. Pode comer uma deliciosa croqueta no restaurante colombiano La Gorgona ou tomar um café no Frey Café.

2. República e Consolação

Pertinho da Frei Caneca, há uma diversidade de atrações gay friendly espalhadas na região que vai da parte mais alta da Consolação até o centro antigo próximo à República e Santa Cecília, incluindo o chamado Baixo Augusta.

Bares e Casas Noturnas

Próximo à Consolação está a mistura de bar e casa noturna Igrejinha, pequena, bem decorada e especializada em drinks, onde toca todas as variedades de rock e pop nacional e internacional. Na Haddock Lobo você pode comer um espetinho no colorido Espeto Bambu. Na rua Augusta você encontra o bar e restaurante Athenas Café e o Bar do Netão.

Bella Paulista

Na mesma região, fica localizada a padaria Bella Paulista, aberta 24h onde é possível tomar um bom café, sanduíche ou um delicioso sorvete de pistache em qualquer horário do dia. A padaria é ponto de encontro pós-balada dos frequentadores das casas noturnas da região e, por isso, é comum encontrá-la cheia durante toda a madrugada.

Praça Roosevelt

No fim do cruzamento da Frei Caneca, Augusta e Consolação está a Praça Roosevelt, envolta por um complexo de bares com os mais variados públicos. Por estar no coração da região mais boêmia da cidade e rodeada de bares, restaurantes e baladas, a própria praça se tornou ponto de encontro.

Museu da Diversidade

Na estação República do metrô está localizado o Museu da Diversidade Sexual, o primeiro equipamento cultural da América Latina relacionado à temática LGBT. Além de museu, o local é também um centro de cultura, memória e estudos da diversidade sexual, que promove exposições e conteúdos educativos.

Comprar um apartamento nas regiões gay friendly e conviver com a diversidade

Morar em um bairro onde a diversidade sexual está presente significa aprender diariamente com uma multiplicidade de histórias de vida. A Loft está presente em várias regiões gay friendly da cidade, como Jardins (Jardim América, Jardim Europa, Jardim Paulista) e Itaim Bibi, afinal todos tem direito a morar com conforto e liberdade. Confira nossos apartamentos a venda nas regiões com ampla comunidade LGBT no site da Loft e conheça mais sobre mercado imobiliário no nosso blog.

Extra: A Loft apoiando a Parada LGBT de 2019, nossa primeira como empresa

Nossa equipe tem muito orgulho em apoiar a diversidade e estivemos lá para prestigiar a festa da diversidade, alegria e sobretudo, luta por direitos no 23 de junho de 2019. Fizemos alguns registros desses momentos.

gay-friendly-maquiagem-loft
Para aproveitar a festa como se deve, tem que se montar
gay-friendly-parada-gay-loft
Viva a Alegria e os direitos a ser quem você é
gay-friendly-loft
Todas as cores da alegria

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.