O que é granito e quais são os tipos?

Compartilhar a notícia

O granito é um tipo de rocha nobre muito utilizado na decoração para toda variedade de ambientes, formas e estilos. Conheça os diferentes tipos desse material e qual se adequa melhor às suas necessidades.

02 de setembro de 2019

Autor Time Loft
Atualizado: 30 de agosto de 2023 6 min de leitura

A palavra granito vem do latim “granum”, que significa grãos. Não tem palavra mais perfeita para exemplificar a aparência desse revestimento tão utilizado nos apartamentos. 

Nesse texto, você vai conferir tudo que precisa saber sobre o granito, desde sua composição, até as formas de limpeza. Acompanhe!

O que é granito?

O granito é uma rocha formada por um ou mais minerais. Os principais são o quartzo, feldspato e mica. É essa formação que dá ao revestimento o aspecto com vários pontos e cores diferentes. 

Por ser um produto natural, cada placa tem uma aparência única. O granito é formado no interior da crosta terrestre, resultado do resfriamento lento do local e da solidificação do magma.

O revestimento pode ser utilizado em vários ambientes do apartamento, como cozinha, banheiro, chão, paredes, bancadas, entre muitos outros. 

É comum encontrar o granito em tons de cinza, marrom, branco, bege e preto, mas existem diversas variações de cores para você escolher a que mais combina com a sua decoração.

Granito x Mármore

É comum acabar confundindo esses dois tipos de revestimento. Por isso, vamos explicar as diferenças entre eles. 

Como já explicamos, o granito é formado pela junção de três minerais, enquanto o mármore por apenas um misturado com a calcita. Comparando as duas pedras, o granito é mais duro e menos poroso. 

Ele também é mais resistente a riscos e agentes químicos. Sendo assim, é um dos revestimentos mais utilizados nas bancadas de cozinha e outros locais onde existem grandes chances desse tipo de acidente acontecer. 

O acabamento do mármore é mais uniforme, diferente do granito que apresenta pontos e mesclas de cores, devido sua composição. 

Anúncios

Quais são os tipos de granito?

O Brasil é agraciado com uma grande variedade de pedras naturais. Por conta disso, é fácil encontrar diferentes tipos de granito, com cores e pigmentações diversas. Enquanto algumas têm um acabamento mais uniforme, outras apresentam mais de uma cor em sua pigmentação, lembrando até mesmo algumas formas geométricas. 

Veja abaixo os principais tipos de granito:

Granito Amarelo Icaraí

granito-amarelo-icarai-loft

É um tipo de granito bem resistente e por isso, pode ser aplicado em diversos locais do apartamento, sendo utilizado principalmente nas bancadas das pias dos banheiros

Isso é possível porque esse revestimento faz parte do grupo de materiais branco amarelados. Sendo assim, possui alta uniformidade e baixa absorção. 

Granito Amarelo Ornamental 

granito-amarelo-ornamental-loft

Sua aparência apresenta uma granulação média e grossa. A cor do fundo vem do róseo amarelado, com alguns pontos castanhos. Outro nome comum para esse tipo de granito é Giallo Ornamental. Sua estrutura maciça é flexível ao corte, além de possuir baixa absorção a água e porosidade. 

Ele pode ser aplicado tanto em ambientes internos quanto externos. As possibilidades de acabamentos mais comuns são os pisos padronizados ou personalizados, cozinhas, banheiros, paredes, mesas e escadas. 

Granito Branco Dallas

granito-branco-dallas-loft

Os grãos que compõem esse tipo de granito são, em sua maioria, claros com alguns nas cores roxo e preto. Ele possui absorção e porosidade média e pode ser utilizado em ambientes internos e externos. 

O Granito Branco Dallas permite uma grande possibilidade de acabamentos, como o polido, levigato, flameado e apicoado. 

Granito Branco Fortaleza

granito-branco-fortaleza-loft

A textura desse revestimento é mais lisa, com pontos nas cores cinza e preto e fundo branco. Você pode aplicar esse tipo de granito em tampos de cozinha, bancadas, lavatórios e pias.

Granito Branco Itaúnas 

granito-branco-itaunas-loft

Com uma granulação média, esse tipo de granito apresenta fundo branco creme, com pequenas pintas rosadas, esverdeadas e acinzentadas. Ele possui baixa absorção de líquidos e alta resistência a impactos, permitindo que você use esse revestimento em ambientes internos ou externos.

Granito Branco Marfim

granito-branco-marfim-loft

A aparência desse granito é bem uniforme, com fundo claro esverdeado e pontos pretos. Ele combina muito bem com uma decoração mais clean e é aplicado principalmente em pisos e bancadas nos ambientes internos. 

Granito Branco Siena 

granito-branco-siena-loft

Por possuir absorção a líquidos e uniformidade média, esse revestimento pode ser aplicado em diversos cômodos do apartamento. Seu fundo é branco com pequenos pontos rosados. 

Granito Preto Absoluto 

granito-preto-absoluto-loft

Sabia que o Granito Preto Absoluto é o material natural mais escuro encontrado na natureza? Por possuir essa característica tão marcante, ele é ideal para compor a decoração de ambientes modernos e diferenciados. 

É bem comum encontrar esse revestimento em escadas e bancadas de cozinha, devido a alta uniformidade e absorção de líquidos. 

Granito Preto São Gabriel 

granito-preto-sao-gabriel-loft

Famosa por revestir a bancada da cozinha, a pedra pode ser aplicada em ambientes internos e externos. Sua estrutura é toda preta com granulação média. Se seu objetivo é trazer elegância e beleza para o cômodo, essa é a pedra certa para você. 

Granito Marrom Absoluto 

granito-marrom-absoluto-loft

A cor diferenciada dá um toque de elegância e sofisticação no ambiente. Sua alta uniformidade faz com que o revestimento seja bastante procurado para bancadas de cozinha. Além disso, esse tipo de granito é resistente a riscos, o que permite que ele seja aplicado em pias de banheiro e até em churrasqueiras. 

Granito Azul Norueguês

granito-azul noruegues-loft

Por ser bastante diferente dos outros tipos de granito, os modelos na cor azul são encantadores. Sua aparência é composta de pontos azuis, preto e marrons com o fundo acinzentado. Ele pode ser aplicado em ambientes internos e externos. Tem um baixo índice de absorção de líquidos e grande resistência, permitindo uma grande variedade de acabamentos. 

Como limpar e conservar o granito?

É bem simples limpar e conservar o granito, fazendo dele um revestimento com uma longa vida útil. 

Para fazer a limpeza dos pisos de granito é só utilizar uma vassoura com cerdas macias e pano úmido com sabão neutro. 

Se alguém derrubar algo nas bancadas de granito, é recomendado que a limpeza seja feita o mais rápido possível. Os grandes causadores de manchas nesses revestimentos são refrigerantes, suco de limão e vinagre. 

Para consertar esses acidentes, é só limpar com água e detergente neutro e secar com um pano ou papel toalha na sequência. 

Nas limpezas mais pesadas, é recomendado usar uma solução de uma parte de álcool com três de água e secar logo depois. Evite produtos abrasivos e produtos de limpeza com ingredientes ácidos. 

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.