Um guia para morar na Zona Sul do Rio de Janeiro

Compartilhar a notícia

Conheça os bairros que compõem a Zona Sul do Rio, as praias e os pontos turísticos imperdíveis pela região, a mais buscada da cidade.

17 de outubro de 2023

Autor Time Loft
Atualizado: 17 de outubro de 2023 8 min de leitura
guia-zona-sul-rio-de-janeiro

Ah, a Zona Sul do Rio de Janeiro… Cenário de tantas novelas e conhecida do imaginário brasileiro, vai das areias do Leblon ao Calçadão de Copacabana. Vale a pena conhecê-la melhor, então aproveite este post!

Situada entre as majestosas montanhas e o Oceano Atlântico, essa região encanta visitantes de todo o mundo com sua atmosfera única, oferecendo uma combinação perfeita de paisagens deslumbrantes, atrações turísticas icônicas, uma vida noturna agitada e uma deliciosa gastronomia.

Zona Sul do Rio de Janeiro: conheça as principais características

Além de sua beleza natural e atrações turísticas, a Zona Sul é conhecida por sua vida noturna vibrante, que atende a todos os gostos e estilos. Desde bares à beira-mar até casas de shows animadas, há opções para todos os amantes da diversão.

E não podemos deixar de mencionar os eventos e festivais que tomam conta das ruas e praias ao longo do ano, celebrando a cultura carioca em toda a sua glória.

A parte mais célebre do Rio de Janeiro é também uma das áreas mais famosas do Brasil: a Zona Sul. Repleta de bairros nobres e luxuosos, ela também tem bairros com públicos mais diversos.

Para resumir bem, o perfil dos moradores da Zona Sul do Rio é variado. Vai desde as celebridades que moram no metro quadrado mais caro do país (Leblon) até os jovens que vivem em apês compactos nos bairros mais em conta (Botafogo e Flamengo) e com ótimas opções de transporte.

Bairros da Zona Sul do Rio

Anúncios

Mobilidade

A Zona Sul tem as opções de mobilidade mais fartas do Rio de Janeiro: tem diversas estações de metrô, BRT, VLT e linhas de ônibus que funcionam constantemente. Para quem gosta de pedalar, também tem ciclofaixas que se estendem pela orla – aquela vista sensacional dos cartões postais cariocas está ali todos os dias para ser apreciada.

De forma geral, a infraestrutura da Zona Sul do Rio é a melhor da cidade.

Segurança

No Rio de Janeiro, a questão da segurança pública está na mente da maioria dos moradores. Na Zona Sul do Rio, a parte mais nobre da cidade, o policiamento é reforçado pela Operação Segurança Presente, que espalhou várias bases em lugares estratégicos.

Mapa da zona sul

A Zona Sul do Rio de Janeiro no mapa

Os melhores bairros da Zona do Sul do Rio

Descubra a essência cativante e a diversidade fascinante dos melhores bairros da Zona Sul do Rio de Janeiro. Com suas praias deslumbrantes, vida noturna animada, cultura rica e estilo de vida sofisticado, essas áreas são verdadeiros tesouros da cidade maravilhosa.

Botafogo

praia-de-botafogo

Em Botafogo, tem o Botafogo Praia Shopping, o Museu do Índio, o Museu Villa-Lobos e a Casa Rui Barbosa. Para comer e beber, tem o Comuna, o Marchezinho, o CoLAB, o Il Piati, o Canastra Rosé, o Colarinho, o Bukowski e vários outros, especialmente ali na despretensiosa Rua Nelson. Tem também dois shoppings (Botafogo Praia Shopping e o Shopping Rio Sul) e os points dos amantes do cinema (Espaço Itaú e Estação Net).

Copacabana

bairros-nobres-do-rj-copacabana-loft
A famosa praia de Copacabana com o Morro do Leme ao fundo

Copacabana tem mais coisa além do seu famosíssimo calçadão e suas estátuas de Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Dorival Caymmi. E vamos lá! Tem os sanduíches clássicos do Cervantes, o Parque da Chacrinha, os shows no Beco das Garrafas, o Forte de Copacabana e ali ao lado as delícias da Confeitaria Colombo. Vale conhecer também o Bar Pavão Azul, o almocinho completo do Galeto Sat’s, a Barraca da Chiquita, a Adega Pérola e, para ocasiões super especiais, os restaurantes do Hotel Copacabana Palace: MEE e Pérgula. Para completar, Copacabana é ponto fixo para muitos eventos grandes do Rio, como os fogos de artifício do Ano Novo e vários blocos de Carnaval.

Ipanema

bairros-nobres-do-rj-ipanema-loft
O famoso mosaico do calçadão da praia de Ipanema

Na luxuosa Ipanema, tem o Parque Garota de Ipanema, a feirinha de rua da Praça General Osório, os quiosques e o vôlei de praia no Posto 9 e muito mais. Nas ruas Garcia Dávila e Visconde de Pirajá ficam os hoteis e as grifes de luxo. Para quem quer vivenciar um pouco da história da bossa nova, é só visitar o Bar Garota de Ipanema, onde Tom e Vinícius compuseram a canção. Na Casa de Cultura Laura Alvim, é gostoso tomar um café e curtir uma exposição antes da sessão de cinema. Para buscar sua próxima leitura, aqui fica um clássico: a Livraria da Travessa. E para o público LGBTQIA+, a Rua Farme é certeira para a vida noturna!

Lagoa

lagoa-rj

Na Lagoa, que é considerada o coração do Rio, tem espaço para muito esporte ao ar livre e com uma vista incrível, com destaque para o Parque dos Patins e os 7 quilômetros de faixas para bicicleta. Além disso, vale conhecer restaurantes como Bar Lagoa, Picci e Pomodorino.

Leblon

leblon-rj

No Leblon, o bairro mais caro do Rio, tem mais coisa do que as celebridades que comem no Sushi Leblon. Há dois shoppings bem conhecidos (o Rio Design Leblon e o Shopping Leblon) e endereços tradicionais do Rio, como o Bar Jobi, o Bar Veloso e o BB Lanches. Tem também restaurantes premiados, como Oro, Ferro e Farinha Leblon, e acesso fácil à Barra da Tijuca. Para quem gosta de iguarias, na confeitaria Kurt, aberta desde 1940, tem docinhos europeus. E na padaria Talho Capixaba, talvez você tope com um ou dois globais no café da manhã!

Praias da Zona Sul

As praias da Zona Sul do Rio de Janeiro são verdadeiras joias do litoral brasileiro. Com sua beleza natural deslumbrante e atmosfera contagiante, essas praias cativam os visitantes com seu charme e vivacidade. Copacabana, Ipanema e Leblon são destinos obrigatórios para quem busca aproveitar o estilo de vida descontraído e ensolarado da cidade maravilhosa.

Copacabana, com sua famosa faixa de areia em forma de meia-lua, é um verdadeiro ícone. Lar do icônico calçadão preto e branco, a praia oferece um ambiente animado, repleto de quiosques, bares e restaurantes que servem deliciosos quitutes e bebidas refrescantes. Seja para caminhar à beira-mar ou se jogar nas ondas, Copacabana é um cenário vibrante que encanta moradores e turistas.

Ipanema é sinônimo de elegância e estilo descontraído. Com suas águas azuis, areia branca e coqueiros alinhados, a praia de Ipanema conquista os corações dos visitantes. Além do belo cenário, o bairro que a rodeia é conhecido por sua atmosfera sofisticada e moderna, com lojas de grife, cafés charmosos e restaurantes que oferecem o melhor da culinária carioca.

Já o Leblon é o lugar perfeito para quem busca tranquilidade e exclusividade. Com uma atmosfera mais reservada e sofisticada, a praia do Leblon é frequentada por aqueles que desejam desfrutar de momentos de paz e serenidade. Suas águas calmas e agradáveis convidam ao relaxamento, enquanto a paisagem das montanhas ao redor oferece um cenário encantador.

Além dessas praias famosas, a Zona Sul também abriga outras jóias escondidas, como a Praia Vermelha, no bairro da Urca, que possui uma vista privilegiada para o Pão de Açúcar, e a Praia do Arpoador, onde os amantes do surf se reúnem para pegar ondas emocionantes. Cada praia tem sua própria atmosfera e características únicas, proporcionando opções para todos os gostos e preferências.

Imóveis à venda na região

Agora que você já conhece melhor toda a Zona Sul do Rio de Janeiro, veja os imóveis à venda da Loft na região:

Preço médio do metro quadrado na Zona Sul do Rio

É nessa região que ficam vários dos metros quadrados mais caros da cidade e do país.

lagoa-rodrigo-de-freitas
Vista aérea de parte da Zona Sul do Rio, com a Lagoa Rodrigo de Freitas à esquerda

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.