hora-de-mudar-de-apartamento

Como saber que chegou a hora de mudar de apartamento?

8 MINUTOS DE LEITURA

Se tem algo lhe incomodando no seu imóvel ou localização atual, pode ser o momento de buscar um novo lar; veja dicas de como identificar os sinais 

O desejo de mudança nunca surge do nada. Geralmente, levamos um tempo até juntar todos os pontos de insatisfação com alguma situação, e mais outro tempo até encontrar uma solução.

No caso de uma mudança de apartamento, há ainda outros fatores que podem dificultar, como orçamento, oferta de imóveis melhores e, caso você more de aluguel, a possibilidade de ser obrigado a arcar com a multa de rescisão do contrato.

Se você está se sentindo incomodado com a mesma coisa há um tempo, é sinal de que o incômodo provavelmente não vai passar. Nesse momento, é importante se perguntar se você sabe nomear o que incomoda: é o tamanho do apartamento ou sua localização? Saber o motivo do incômodo vai ajudá-lo a realizar o desejo de mudança.

7 sinais que mostram que chegou a hora de mudar de apartamento

Como mencionamos, identificar onde está o problema no seu apartamento atual é a chave para se livrar do incômodo. Isso porque você naturalmente vai procurar um novo imóvel que não tenha aquele mesmo problema, certo?

Listamos aqui alguns motivos, que você pode se identificar ou ter atenção para ver se combinam com seu novo momento:

1) A localização não faz mais sentido

A pandemia do novo coronavírus fez com que muitas pessoas se questionassem sobre a localização dos seus imóveis. Ao passar mais tempo em casa, devido às recomendações de isolamento social, se pode perceber a necessidade de estar mais perto de alguns serviços e comodidades do que de outros, ou mesmo de ter aquele cômodo extra para trabalhar com mais conforto.

Morar próximo a áreas verdes onde você possa praticar atividades ao ar livre, por exemplo, pode ter se tornado uma prioridade. Ter mais farmácias e supermercados na vizinhança também. 

Você pode ainda ter decidido morar mais perto do trabalho, para não precisar se deslocar em transportes públicos quando tiver que ir ao escritório, ou optar por um lugar mais afastado da agitação das áreas centrais. Se a localização do seu apartamento já não faz sentido na sua rotina, é sinal de que você está pronto para se mudar.

2) O condomínio ou aluguel subiu muito

Pode acontecer de o prédio onde você mora não ser bem administrado, ou de o condomínio estar com dívidas. Esses são fatores que levam a um aumento na taxa mensal paga pelos condôminos, o que pode ser decisivo na sua vontade de se mudar para outro endereço. 

Uma dica é pesquisar o valor do condomínio em prédios similares na sua região, com as mesmas comodidades. Caso realmente note algo fora do padrão, pode ser a hora de planejar a mudança para um lugar mais adequado ao seu orçamento.

No primeiro semestre de 2021, vimos o aumento de aluguel ser uma questão recorrente nos portais de notícias. 

Se por um lado muita gente está tendo dificuldades de acompanhar essa alta de valores,  outros estão percebendo este momento como uma motivação extra para comprar um  imóvel próprio e investir melhor seu dinheiro.

3) Desejo ter mais contato com a natureza

Abrir a janela e se deparar com a copa de árvores à vista. Parece bem agradável, não? E é mesmo. Em grandes cidades, como São Paulo, a vontade de morar próximo a parques e praças é cada vez mais comum. Diante da agitação urbana, chegar em casa e respirar ar puro ouvindo os pássaros nas árvores não tem preço.

São Paulo tem mais de 5 mil áreas verdes espalhadas pela cidade. Mais de 500 espaços são mantidos pela iniciativa privada e 108 parques municipais são mantidos pela Prefeitura, de acordo com G1. Não é difícil morar rodeado de verde em SP, basta escolher sua região preferida e aproveitar mais momentos ao ar livre no seu dia a dia.

4) A vida financeira melhorou e busco um imóvel mais confortável

Você que já tem um imóvel próprio sabe que este é um sonho de boa parte dos brasileiros. Uma vez realizado, nasce o desejo de viver da melhor maneira possível, com conforto, e de acordo com o seu atual momento. 

Condomínio com espaço de lazer, apartamento com varanda e suítes e boa localização, de preferência em um dos melhores bairros da cidade, são alguns dos itens a buscar em um upgrade imobiliário.

Se a vida financeira melhorou e pode comportar o investimento em um apartamento melhor equipado, então você já tem motivo suficiente para mudar de apartamento. A tarefa agora é eleger as características que você gostaria no imóvel. 

Um primeiro passo pode ser avaliar quanto vale o seu imóvel atual, que pode ajudar muito na hora de trocar por um novo com as características que você deseja.

meio

5) O tamanho do apartamento não me atende

Seja porque a família cresceu ou porque deseja criar novos espaços em casa, como um escritório para trabalhar remotamente, pode ter chegado o momento de se mudar para um apartamento maior. Um imóvel com mais área disponível, assim como um condomínio com lazer completo, pode trazer mais tranquilidade e leveza para a rotina.

Da mesma forma, há quem queira fazer o caminho inverso. Os filhos saíram de casa ou você gostaria de ter uma vida mais prática e compacta, para favorecer viagens no futuro – em qualquer um dos casos, um apartamento pequeno pode ser a melhor solução. Descobrir que o tamanho do seu apartamento atual não lhe atende é um dos principais motivos para uma mudança.

Agora, pode ser que a sua mudança para um lugar mais confortável dependa exclusivamente da venda do seu apartamento atual, um caso bastante comum. Sendo assim, além de ajudar a vender mais rápido, a Loft permite que você use seu apê como forma de pagamento por um novo, mais próximo do que você deseja. Falamos mais sobre isso no último capítulo do artigo.

6) Quero morar próximo ao trabalho

Ainda é cedo para saber como será a rotina nas grandes cidades no “novo normal” trazido pela pandemia de covid-19. Uma das poucas certezas é que as pessoas passaram a valorizar mais seus lares e a qualidade de vida. As formas de trabalho foram afetadas e é possível que muitas empresas adotem um esquema híbrido, com a equipe trabalhando presencialmente em dias alternados, por exemplo.

Mesmo nesse cenário, morar perto do trabalho continua sendo vantajoso. Nos dias que precisar estar fisicamente na sede da empresa, você poderá se deslocar a pé ou de bicicleta, ampliando seu bem-estar e qualidade de vida. Sem falar que se evita a aglomeração dos transportes públicos ou o tempo preso no trânsito. 

7) Preciso do dinheiro para outra coisa

Pode ser que você esteja precisando de uma quantia de dinheiro para fazer outras coisas, como investir em um negócio próprio, pagar alguma dívida inesperada, fazer uma viagem ou comprar algo de maior valor. 

Nestes casos, a venda do apartamento pode ser uma boa opção, porém é preciso avaliar como você irá usar esse dinheiro. Outra coisa que é importante levar em conta é o tempo de venda, já que vender um imóvel pode levar poucas semanas até longos meses, dependendo da estratégia que você fizer.

Se preparando para vender o apartamento? A Loft te ajuda!

Se você avaliou a situação e parece que chegou a hora de vender o seu apartamento, a Loft te ajuda! No nosso site você pode anunciar seu apê gratuitamente para milhões de interessados. Uma outra opção que pode ser interessante e vem ganhando cada vez mais popularidade é a troca de imóveis. Se o seu plano é vender o apê para comprar outro, a troca pode ser uma boa opção. Cadastre seu apê na Loft e comece a pesquisa no site para encontrar outros apartamentos que podem te interessar. Além disso, em alguns casos a própria Loft pode se interessar em comprar seu apartamento dependendo da região e outros critérios.  

E não se esqueça que você também pode comprar o seu novo apê com a Loft! Seja seu primeiro apartamento ou não, escolher um imóvel é um processo que requer atenção e cuidado. Afinal, é importante que as suas necessidades sejam atendidas – e o apartamento ideal para você existe, sim. 

A Loft tem apartamentos à venda nos bairros mais procurados de São Paulo, Guarulhos, Rio de Janeiro e Belo Horizonte com opções para todos os perfis e orçamentos. O cliente conta com a ajuda de um corretor parceiro e do nosso time jurídico para finalizar a transação sem complicações.

Ao comprar um apartamento, lembre-se de questionar cada detalhe e tirar suas dúvidas, para evitar decepções ou qualquer prejuízo. Nossos parceiros se esforçam para ajudá-lo em todas as etapas do processo. Visite o site da Loft e agende uma visita presencial ou online!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter