Como fazer Horta em apartamento e o que plantar

Compartilhar a notícia

Uma horta em seu apartamento pode além de ser um ótimo hobby, te reconectar com a natureza e melhorar o ambiente no seu lar. Conheça as melhores práticas

25 de julho de 2019

Autor Time Loft
Atualizado: 29 de dezembro de 2022 6 min de leitura

Plantas nos espaços internos da casa dão vida aos ambientes, purificam o ar e até auxiliam a combater o estresse. Melhor ainda é quando essas plantas são alimentícias e podem tornar nossas refeições mais saudáveis e saborosas. Ter horta em apartamento pode parecer mais difícil do que é na realidade.

Há formas de adaptar sua horta em vasos e garantir que as plantinhas recebam mais luminosidade durante o dia. Caso seu apartamento tenha Varanda gourmet ou janelas grandes, que permitem ampla entrada de luz natural, será ainda mais fácil manter uma horta. 

Separamos aqui as melhores dicas para quem pensa em montar uma horta para apartamento.

Horta em apartamento com Jardim Vertical

Por maiores que sejam os apartamentos, manter uma horta em posição horizontal pode tomar bastante espaço. Por pouparem espaço, as hortas verticais têm feito muito sucesso entre moradores de apartamentos. Há inúmeras formas de montá-las, que podem utilizar desde tábuas de madeira e caixas de madeira à armações de ferro e vasos de feltro.

Há vários tutoriais na internet mostrando diversas formas de montar uma do tamanho da sua casa. Também é possível comprar estruturas de ferro e suportes que podem ser pregados nas paredes ou no teto. Há, inclusive, opções de estruturas em formatos de escada que podem ser utilizadas para apoiar os vasinhos. As hortas verticais também podem ser utilizadas como parte da decoração e montadas de acordo com a varanda ou espaços externos da residência.

Principais cuidados com Horta em Apartamento

Separamos dicas para você ter a sua hortinha e não ter nenhuma surpresa.

Anúncios

Luminosidade

horta-para-apartamento-luminosidade-loft
Luz, o ingrediente primordial para qualquer tipo de cultivo de plantas

Plantas alimentícias precisam de luz natural. Na verdade, como já dissemos aqui no blog, todas as plantas para apartamento tem uma necessidade de quantidades de luz, mesmo que mínimas. Infelizmente, se sua casa recebe pouquíssima luminosidade durante o dia, é provável que as plantinhas não sobrevivam ou não cresçam suficientemente para poderem ser usadas nos alimentos.

Quando decidir o local da sua horta, o ideal é que o local receba cerca de 5h de sol durante o dia. Caso opte por construir uma horta de apartamento em formato tradicional, uma sugestão é colocá-la em cima de uma mesa que fique na varanda ou próxima à janela.

Cuidados com baixa luminosidade

Caso seu apartamento tenha pouca luminosidade mas você decidiu se arriscar no mundo das horas de apartamento, algumas opções são mais tolerantes à baixa luminosidade e podem ser plantadas em ambientes que recebem menos luz natural ao longo do dia: salsinha, alface, orégano, hortelã, espinafre e erva-cidreira.

Irrigação

Irrigação e adubação são os dois pilares do cultivo de hortas. Hortaliças e ervas são muito sensíveis ao excesso de água, que pode deixá-las murchas. Cheque a terra e verifique se não está molhada demais ou seca demais. Geralmente é necessário regar a horta uma vez por dia. 

A escassez de água interfere na turgidez e no sabor das plantas, já o excesso aumenta o risco da planta contrair doenças fúngicas e bacterianas que a fazem apodrecer. As hortaliças herbáceas costumam precisar de mais água, já as ervas tendem a precisar de menos. 

Adubação

Outro ponto fundamental para o sucesso de sua horta caseira é manter o solo bem adubado. Tente mantê-lo sempre coberto com matéria orgânica seca, como palha. Dessa forma a umidade permanece conservada. 

Para o adubo, é possível comprar bons compostos em lojas especializadas em plantas ou recorrer à opções caseiras, como borra de café, casca de banana, restos de grama e matérias de compostagem, como humus e chorume. 

O ideal é fazer a adubagem de 15 em 15 dias, alternando os tipos de compostos. 

O que plantar na sua horta de apartamento?

As plantas que deverão fazer parte da sua horta não poderão ser aquelas que exigem longos períodos de luz natural durante o dia. Há dois tipos principais que costumam ser cultivadas em hortas e podem se adaptar dentro de apartamentos. 

Hortaliças

horta-para-apartamento-hortalicas-loft
Exemplos mais tradicionais de hortaliças

Hortaliças são vegetais que podem ser consumidos por completo, raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes podem se tornar alimento humano. Elas são divididas em: tuberculosas, cujas partes consumíveis crescem dentro do solo, como cebola e mandioca; herbáceis, cujas partes consumíveis crescem acima do solo, como alface e brócolis; e as hortaliças-frutos, cujas partes consumíveis são os frutos, como as ervilhas e quiabo. 

As melhoras hortaliças para construir sua horta em vasos são: alface, couve, espinafre, cenoura beterraba, agrião e rabanete. 

Ervas

horta-para-apartamento-ervas-loft
Ervas cultivadas em casa são temperos para a vida

Ervas são plantas com propriedades de sabor ou aromáticas que podem ter diversas funções, como tempero, aromatizantes e medicinais. Ervas são as partes verdes ou floridas da planta que podem ser utilizadas. 

As melhores ervas para serem plantadas em hortas em vasos são: manjericão, cebolinha, hortelã, salsinha, coentro alecrim e orégano, tomilho, sálvia, pimenta e erva-cidreira.

Qual é a melhor forma de montar os vasinhos? 

Praticamente qualquer coisa pode servir de vaso: potes, latinha, vidro, plásticos, canos etc. Entretanto, independentemente do recipiente, é necessário adaptá-lo para receber a horta. É possível comprar vasos prontos em lojas de jardinagem ou montá-los na sua casa. Também é muito legal usar da criatividade. A Youtuber Marieli Mallmann, por exemplo, nos traz um exemplo muito interessante de como utilizar uma caixa inutilizada como base para vasos.

Respeite as exigências de cada planta

As diferentes herbáceas e ervas têm necessidades diferentes de água e velocidade de consumo dos nutrientes do solo. Por isso, plante-as em recipientes diferentes ou com espaço suficiente entre elas.

Furos na base

Por onde o excesso de água escorrerá, evitando que o excesso de água mate sua plantinha.

Camada de drenagem

Como uma espécie de filtro, essa camada manterá a terra no vaso quando você irrigar sua horta. Coloque-a no fundo do vaso. É possível utilizar feltro, pedras, fibras de coco, manto de drenagem etc.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.