House flipping: como funciona essa modalidade de investimento imobiliário

Compartilhar a notícia

15 de novembro de 2021

Autor Time Loft
Atualizado: 29 de agosto de 2023 5 min de leitura
house-flipping

Investir no mercado imobiliário é uma ação cheia de escolhas. Você pode investir em unidades residenciais na planta, em apartamentos reformados, em salas comerciais, em fundos imobiliários, etc. É quase como se o céu fosse o limite!

Uma das modalidades que está ganhando força no Brasil é o house flipping, também chamado de flipping de casas. Preparamos esse artigo para explicar um pouco mais sobre como funciona essa tendência.

O que é house flipping?

Se fôssemos traduzir para o português, house flipping seria algo como “dar uma sacudida na casa”. A tradução não é perfeita, mas o significado é bem por aí: house flipping, ou flipping de casas, é a compra de um imóvel depreciado, seguida de uma reforma e da revenda.

O house flipping é uma modalidade de investimento imobiliário muito famosa nos Estados Unidos e que já tem diversos adeptos no Brasil. De acordo com especialistas do setor, é possível conseguir entre 40% e 50% de valorização na negociação de venda do imóvel.

Um estudo realizado pela Archademy mostrou que a busca por renovação de imóveis aumentou 68% desde o ano passado no Brasil. Já a compra com intenção de redecoração (house flipping) subiu 42%. E a tendência é de crescimento para os próximos anos.

Ok, mas qual é a diferença entre house flipping e IBuyer?

House flipping e IBuyer são modalidades de investimento no Brasil e em boa parte do mundo. O flipping de casas, como mencionamos, é a compra, reforma e revenda de imóveis. Em tese, essa negociação pode ser feita por qualquer investidor, seja ele pessoa física ou pessoa jurídica, e pode utilizar as técnicas de compra e venda tradicionais do mercado, como compra direto com o proprietário e em leilões de instituições financeiras. 

Os IBuyers são empresas que atuam dentro do mercado imobiliário e utilizam novas tecnologias e ciência de dados para avaliar e viabilizar propostas de compra de imóveis. A tecnologia aqui é utilizada para garantir a eficiência desde a primeira etapa do processo de negociação, em que são avaliados itens pré-definidos e não subjetivos através de algoritmos fixos, o que resulta em uma precificação justa. 

A Loft utiliza o modelo IBuyer nos apês de que é proprietária. No site, você pode ver os imóveis por bairro e número de quartos, por exemplo, ou refinar a busca para ver os apartamentos de propriedade da Loft. Nossos apartamentos podem ser comprados já reformados, o que aproxima a Loft do conceito de house flipping também.

venda-house-flipping
O house flipping exige um tempo mais curto entre a compra e a revenda para que seja lucrativo
Anúncios

Como fazer house flipping?

Para que seja um bom negócio, os investimentos em flip precisam de atenção. Os especialistas orientam que é na compra que está o lucro, ou seja, o ideal é conseguir comprar o imóvel por um valor bem abaixo do mercado. Assim, mesmo com os gastos da reforma, haverá lucro na revenda pelo valor de mercado.

Para não cometer deslizes ao tentar esse tipo de investimento, visite leilões de apartamentos (onde dá para conseguir ótimos preços) e vá aos imóveis para checar o estado das estruturas. Você precisa calcular bem quais seriam os custos da reforma antes de fechar a compra do apartamento – normalmente, uma reforma deve custar entre 10% e 15% do valor do imóvel.

Atenção ainda ao tempo de reforma. O ideal é ter uma equipe de confiança alinhada, que dê conta do serviço no menor tempo possível. Também é importante que o investidor consiga acompanhar esse processo de perto, para que não saia do controle.

Segundo o especialista Giuliano Milano, em entrevista à Exame, o tempo ideal entre a compra, a reforma e a venda é de 3 a 4 meses. Isso evita que o investidor precise arcar com os custos de manutenção do imóvel por muito tempo e garante o valor necessário para que ele parta para o próximo investimento em house flipping.

Encontre o melhor apartamento para seu investimento imobiliário

Cada pessoa tem seu motivo para investir no mercado imobiliário e a modalidade escolhida é muito particular. Em um ponto todo mundo vai concordar: queremos fechar o melhor negócio possível. O site da Loft tem ótimas opções de apartamento nos melhores bairros para investir. 

Você encontra apartamentos à venda em algumas das maiores cidades do Brasil, na localização de sua prefêrencia e do tipo que você acha mais interessante para começar a fazer o seu investimento. Você ainda pode visitar os apês de casa, por meio de videoconferências, tours virtuais e sessões online para tirar dúvidas sobre o apê ou sobre financiamento imobiliário.

Bateu aquela dúvida na matéria que você leu? Deixe nos comentários que o Time Loft responde!

Tags

Veja também

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.