Hygge: descubra o que é e como adotar esse novo estilo de vida

estilo-hygge
Tempo de leitura: 4 minutos

Desacelerar, cuidar de si e ter uma casa confortável são atitudes que compõem o hygge; saiba como aplicar esse estilo no seu lar e na sua rotina

Nesse artigo você encontrará:

  • Por que introduzir o estilo Hygge na sua vida?
  • Como aplicar a decoração Hygge em sua casa?

Viver em uma casa aconchegante, com ambientes que tragam sensação de bem-estar, é um conceito que pode ser resumido em uma palavra: hygge. O termo vem do dinamarquês (lê-se ‘ruga’), não tem tradução definida para o português e foi um dos verbetes finalistas do troféu “palavra do ano” do Dicionário Oxford em 2016.

Neste artigo, explicaremos como introduzir uma atitude hygge e mostraremos dicas para você adotar este estilo de vida no seu lar. Usar velas aromatizadas, decorar a casa com plantas e apostar em diferentes texturas são algumas das formas de deixar os ambientes da casa mais confortáveis para toda a família.

Mas não é só a parte física que o hygge trabalha. O conceito prega que você também se envolva nesta atmosfera. É preciso ter momentos especiais consigo mesmo. De que maneira? Você pode cozinhar algo especial para a família compartilhar ou fazer um chá e tomá-lo sentada em uma poltrona aconchegante, olhando o movimento de quem passa na rua, por exemplo.

Caso sinta-se animado com o estilo Hygge e precise de ajuda para reformar sua casa, você pode ter ajuda para personalizar sua casa com a reforma a Loft.

Hygge: por que introduzir este estilo de vida?

Ao adotar o hygge, você estará cuidando de si mesmo, o que por si só já é muito importante para ser mais feliz. Em artigo publicado no site da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a professora Luciana Angelo afirmou que “a frustração da semana estressante”, se não tratada e associada a outros fatores, pode levar à Síndrome do Esgotamento Profissional (Burnout).

O hygge pode ser adotado quando você está sozinho ou não. Por exemplo, hygge é quando você está só, enrolado em um cobertor com uma caneca de chá quente, ou aproveitando um momento com a família em uma atmosfera intimista, de acordo com a revista americana New Yorker

“Médicos dinamarqueses recomendam chá e hygge como cura para um resfriado comum”, afirma a publicação.

A busca por viver com tranquilidade passa também pela escolha do lugar onde se vai morar, tanto o bairro quanto o imóvel. A Loft  está constantemente expandindo sua área de atuação. Hoje também trabalhamos exclusivamente com reformas, inclusive para apartamentos próprios ou não comprados na nossa platafora. Saiba mais sobre a Reforma da Loft!

decoracao-hygge
Tomar café na cama e ler um livro pela manhã são formas de aplicar o hygge

Hygge decor: como aplicar o conceito no seu lar

Além da hygge estilo de vida desacelerado, existe também o hygge decor. Ou seja, cuidar da casa, decorar os interiores para que eles fiquem bem aconchegantes. A designer de interiores Karla Amadori afirmou, em vídeo publicado no Youtube, que um dos objetivos do hygge era  aproveitar ao máximo a luz natural para deixar os ambientes internos com um ar mais quente e acolhedor, não importa a estação do ano.

“O hygge não é alguma coisa que você compra, e, sim, que você cria dentro da sua casa com a sua personalidade, com as coisas que você gosta. Nem tudo aquilo que te deixa confortável vai me deixar confortável”, explicou.

Aprimore o estilo hygge com essas dicas para deixar os ambientes mais confortáveis

Existem, no entanto, alguns elementos usados para decoração que podem ser comuns a muitas pessoas que querem adotar o hygge. Confira 8 dicas para deixar sua casa mais confortável:

1) Velas 

A luz amarela traz conforto ao ambiente. Brinque com pontos de iluminação com velas no banheiro, no quarto e na sala, mas só deixe acesas enquanto estiver nos ambientes, para evitar acidentes.

hygge-janelas
Velas são relaxantes, mas não se esqueça de só acendê-las quando estiver no ambiente e apagá-las quando sair

2) Texturas

Tapetes, mantas e colchas são muito característicos da atmosfera hygge decor. Uma sugestão é sobrepor os objetos, para ganhar ainda mais textura.

3) Luz natural

Na hora de escolher seu apartamento, esteja atento à entrada de luz natural – isso vai fazer toda a diferença no seu bem-estar em casa. Opte por imóveis com grandes janelas e varandas por onde possa entrar a iluminação natural.

4) Cores suaves

Use cinza, branco e bege em paredes e objetos de decoração. Se quiser aprender a combinar cores, dê uma olhada neste artigo.

5) Madeiras e fibras naturais

Móveis e piso de madeira, junto a objetos de fibras naturais, como a cabeceira da cama, são essenciais para adotar o hygge em casa. Cestos e organizadores complementam a decoração.

hygge-quarto
Madeira no chão e uso de têxteis deixam o quarto mais aconchegante

6) Perfumar a casa

Aromatizadores, sachês e difusores auxiliam na sensação de relaxamento. Disponha no banheiro e no quarto para mais tranquilidade.

7) Plantas

Ter a natureza por perto é sinônimo de acolhimento. Aposte em plantas pelo chão, apoiadas em móveis e perto de janelas.

8) Almofadas

Karla Amadori recomenda almofadas em cima da cama, do futton, do sofá e de onde mais você achar que cabe. Invista em capas com tecidos diferentes e texturas, como macramê.

hygge-sala
É possível fazer um jogo de cores usando almofadas

Na hora de escolher peças que vão trazer conforto e bem-estar, lembre-se de que é possível fazer uma decoração sustentável. Não se trata apenas de reaproveitar materiais ou criar objetos com caixotes, pallets e garrafas PET, mas sim de focar em um projeto que se baseie na sustentabilidade, com uso de iluminação sustentável e medidas de economia de água.