Como aproveitar a iluminação natural do seu apartamento

iluminacao-natural-loft
Tempo de leitura: 4 minutos

Descubra como dar novos ares ao seu lar usando o que a natureza tem de melhor e mais abundante – a luz solar, aposte e utilize a iluminação natural do seu apartamento.

Deixar que a luz natural entre dentro de casa pode ser a melhor atitude que você pode tomar para melhorar seu bem-estar este ano. Aprender a aproveitar a iluminação natural do seu apartamento tem tudo para trazer mais qualidade de vida e economia para o lar. Neste artigo, vamos explicar o que é luz natural e dar dicas de como tirar o máximo proveito dela.

A luz natural vem dos raios solares e possui diversas vantagens, como auxiliar na saúde e no bem-estar, na economia de energia elétrica e no controle da temperatura dos ambientes. “Nos projetos, é possível priorizar os grandes vãos de janelas e os espaços integrados, que conferem amplitude e luminosidade à residência”, explicou o arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris à Universa.

Um exemplo da influência da luz solar na saúde está na absorção de vitamina D, que é essencial para a saúde dos ossos por ser a responsável por metabolizar o cálcio e o fósforo no organismo. E aproximadamente 80% da necessidade diária da vitamina pode ser adquirida pela exposição diária ao sol. Nada que 15 minutos na sua varanda ou sala bem iluminada não possam resolver, certo?

7 dicas de como aproveitar a luz natural

Estudar a incidência de luz natural no seu apartamento e aprender a utilizá-la tem o potencial de mudar sua rotina para melhor. Além dos benefícios para a saúde, a iluminação natural dá vez a ambientes cheios de frescor e leveza, qualidades indispensáveis na maioria dos estilos de decoração. Confira nossas dicas para aproveitar ao máximo a luz natural!

1) Crie um jardim vertical 

A parede que mais recebe luz solar da sua varanda pode se tornar um bonito jardim vertical. Se tiver uma varanda gourmet, é também uma oportunidade para criar uma horta para apartamento. Assim, os almoços e jantares com os amigos sempre contarão com ingredientes frescos.

2) Instale portas de vidro

As divisórias entre salas ou entre a cozinha e a área de serviço, por exemplo, não precisam ser sempre de madeira. Apostar em portas de vidro, além de contribuir para uma decoração industrial ou minimalista, ajuda a iluminar os ambientes e gera grande economia de energia. Na cozinha, mesmo que feche a porta para a sala para não liberar cheiro ou gordura, você não terá ambientes escuros.

LEIA TAMBÉM: Sala de TV – como organizar e decorar esse espaço

portas-vidro-iluminacao-natural-loft
Portas de vidro e poucas paredes permitem que a luz caminhe de um ambiente para o outro

3) Elimine paredes quando possível

Seu sonho é ter uma cozinha integrada à sala? Ou uma sala de estar que se estende até a varanda? Essas são ótimas soluções para aproveitar a luz solar e garantir uma iluminação natural para a casa inteira.

4) Utilize espelhos e vidros na decoração

Espelhos e vidros transparentes são uma ótima alternativa para melhorar a iluminação. Quando instalados de forma estratégica, como em frente a uma janela, eles irão refletir mais luz, espalhando-a pelos cômodos, e ainda proporcionar uma sensação maior de espaço, recomenda a Casa Claudia.

5) Redistribua os móveis

Evite bloquear janelas e passagens de luz com móveis muito grandes e pesados. Para isso, a técnica do Feng Shui pode ajudar a trazer bem-estar. “Uma decoração mais clean ajuda a iluminar os ambientes. Muita mobília e objetos decorativos reduzem e escurecem os espaços. Tapetes escuros podem ser trocados por outros mais claros enquanto as cortinas pesadas podem ser substituídas por tecidos leves e translúcidos”, indicou o arquiteto Gilberto Belleza à Universa.

LEIA TAMBÉM: Como escolher móveis modernos para seu apartamento

6) Invista em iluminação natural no teto

Se seu apartamento tem uma sacada ou fica na cobertura, instalar um pergolado ou uma claraboia acima da área gourmet traz a iluminação natural para o espaço. Também é válido apostar em uma cobertura transparente para esses ambientes ou para a área de piscina ou ofurô, por exemplo.

7) Repense as cores das paredes

Cores fechadas e escuras absorvem mais luz solar, então o ideal é evitar pintar as paredes nesses tons se você deseja ter mais claridade nos ambientes. Os tons mais neutros e claros são uma melhor opção, como o branco, que reflete mais a luz do sol.

cores-parede-iluminacao-natural-loft
Cores claras nas paredes e nos móveis, além de espelhos, ajudam a distribuir a iluminação natural

Diferentes usos para iluminação natural e artificial

Estabelecer a melhor forma de trazer a luz natural na arquitetura é uma parte essencial do projeto de interiores. O arquiteto ou designer de interiores estuda as diferentes possibilidades de iluminação natural e artificial para conseguir a combinação ideal das duas.

Na sala de estar, é possível colocar spots de luz no teto ou no chão para criar uma iluminação direta e dramática para as obras de arte nas paredes, por exemplo. No mesmo ambiente, também pode ser instalado um muxarabi, espécie de treliça de madeira encaixada do chão ao teto para deixar entrar apenas certa quantidade de luz solar – o que cria bonitos desenhos de luz no chão ou nas paredes.

Além disso, posicionar uma poltrona próximo a uma janela ou porta de vidro garante momentos de leitura com iluminação natural. E para que se possa ler a qualquer hora do dia, uma luminária de piso completa a relação entre iluminação natural e artificial.

Encontre um apartamento com boa iluminação e ventilação natural

Ficou com vontade de ter um apartamento repleto de luz natural? A Loft tem apartamentos à venda nos melhores bairros de São Paulo. Os imóveis são entregues com opção de reforma, com projetos pensados para aproveitar a iluminação e ventilação natural.

Os apartamentos passam por uma renovação completa da infraestrutura elétrica e hidráulica e recebem um perfil de cores neutras nas paredes e acabamentos, que pode servir de base para a decoração com o seu estilo.

Conheça nossos apartamentos à venda e agende uma visita!