imobiliaria-digital

O que é e quais serviços presta uma imobiliária digital?

5 MINUTOS DE LEITURA

Com o poder da tecnologia, as imobiliárias digitais transformam, ampliam e aceleram a experiência de compra, venda e aluguel de imóveis.

É verdade: em 2021, todo mundo tem uma presença na internet. Mas não faz uma enorme diferença quando a experiência online flui bem e abre caminhos que você nem imaginava? Eis aí o trunfo das imobiliárias digitais e outras empreitadas digitais no setor imobiliário: a tecnologia nasceu com elas e descomplica o fluxo.

Afinal, como funciona uma imobiliária?

Uma imobiliária é uma empresa que intermedia a transação imobiliária, seja através de compra, venda, aluguel ou administração de um bem comercial ou residencial que esteja nessa categoria. Sobrado, apartamento, prédio inteiro, galpão, terreno… Tudo cabe aqui. 

Por lidar com algo tão importante como as casas das pessoas, esse tipo de negócio segue regras bem claras e que estão dispostas no Código Civil brasileiro. Um exemplo: para atuar legalmente, a imobiliária precisa ser registrada junto ao CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) do estado em que atua.

Vale lembrar que quem quer comprar ou alugar um apê não é obrigado a passar por uma imobiliária, assim como quem tem um imóvel à venda também pode fazer tudo por conta própria se quiser. 

Então, para conquistar a clientela (e o pagamento da sua comissão), uma imobiliária tem que agregar valor a todo esse processo. E faz isso cuidando do dia a dia da gestão do locatário, por exemplo, conduzindo as visitas interessadas ou facilitando toda a papelada burocrática dos contratos, entre várias outras possibilidades.

E o profissional mais conhecido das imobiliárias você já sabe quem é, mas vamos apresentá-lo mesmo assim: o corretor de imóveis! É ele quem encontra os novos imóveis para vender ou alugar no mercado, empolga os clientes nas visitas, concilia as agendas, media os conflitos, decora os detalhes e, enfim, fecha os negócios. 

Imobiliária comum e imobiliária digital: tem diferença?

Na era da Internet, em que tudo e todos têm algum tipo de presença online, uma imobiliária digital é simplesmente uma imobiliária que divulga seus serviços e conduz seus negócios também pela internet. Ou seja, qualquer imobiliária tradicional que se preze já tem pelo menos um site ou uma página nas redes sociais com seus imóveis, né? 

Mas tem aquelas imobiliárias que vão além e investem em uma presença digital bem caprichada. Oferecem plataformas disponíveis dia e noite, buscas filtradas, processos informatizados, atendimento online, assinaturas a distância e outras facilidades. Para uma imobiliária que surge já digital, a tecnologia faz parte do DNA do negócio.

Hoje em dia, em parte por conta das mudanças impostas pela pandemia de COVID-19, uma imobiliária digital consegue conduzir boa parte do processo (e às vezes 100% dele) online – da busca pelo imóvel até a assinatura da escritura. Isso seria impensável poucos anos atrás, especialmente num setor tão cheio de detalhes burocráticos. Agora é pura realidade.

A Loft é uma imobiliária digital?

Na verdade, a Loft é mais do que isso! Apesar de termos vários apês à venda em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, entre Propriedades Loft (que são vendidas já reformadas 😉 e imóveis de outros proprietários, a Loft não é uma imobiliária digital. É uma plataforma digital. 

O modelo que a gente usa por aqui é o iBuyer, que são empresas que atuam no setor imobiliário usando tecnologia e ciência de dados para avaliar e viabilizar as propostas de compra e venda de um jeito mais rápido e preciso.

E vale lembrar que todos os apês à venda no site, sejam da Loft ou de terceiros, passam pelo nosso crivo Loft. Nosso time analisa as documentações, sugere os preços com base no nosso algoritmo de inteligência artificial e intermedia a compra e venda de forma segura para todos. Legal, né?

??Como a Loft te ajuda a negociar imóveis de um jeito rápido e prático

Aqui na Loft, você pode iniciar o processo de compra ou venda de um apê de forma totalmente online. Nosso site traz oportunidades incríveis em SP, RJ e BH e permite que você compare preços, faça seus primeiros tours virtuais e agende as visitas por ali mesmo.

Para quem tem um apê e quer colocar no mercado, tudo começa com o preenchimento de um cadastro simples. Em poucos passos, você já terá acesso ao Painel de Vendas e logo vai poder agendar a visita do fotógrafo profissional que a gente oferece. Saiba mais aqui!


Além disso, venda ou compre, você conta com o apoio de milhares de corretores de imóveis parceiros da Loft e do nosso time jurídico, especializadíssimo em direito imobiliário. Tudo para tornar esse momento mais tranquilo, simples – e substancialmente mais rápido. Vale a pena conhecer. 😉

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter