imoveis-lindeiros

Imóveis lindeiros: o que são, e vantagens e desvantagens

6 MINUTOS DE LEITURA

Quem passa pela estrada e vê vários negócios pelo caminho, como postos de gasolina, restaurantes e lojas de conveniência, pode não ter parado para pensar – mas ali existem possibilidades interessantes de investimento. Estes são imóveis lindeiros: aqueles que ficam às margens das vias públicas, fora das cidades.

Mas quais as vantagens e desvantagens de se comprar um lote ou imóvel com esse fim? Vamos ver nesse artigo o que é um lote/imóvel lindeiro, suas características e como avaliar se vale a pena adquirir um, dependendo dos seus planos.

Mas o que é um lote lindeiro ou um imóvel lindeiro?

Para a gente entender o que é um imóvel ou um lote lindeiro, primeiro a gente vai na palavrinha “lindeiro”. Lindeiro significa “limítrofe”, ou “algo pertencente a um limite físico ou imaginário”. Dependendo do uso da palavra, isso pode valer para qualquer lote ou imóvel “situado ao longo das vias urbanas ou rurais e que com elas se limita”, segundo o artigo 216 do Código de Trânsito Brasileiro.

Quando a gente fala do mercado imobiliário, na prática o que é um lote lindeiro ou um imóvel lindeiro é aquele que está à beira de vias públicas fora da área urbana das cidades. Você pode pensar no uso deles em, por exemplo, postos de gasolina, lojas de conveniência, restaurantes e hotéis às margens de estradas e rodovias. Imóveis de logística e indústria também se encaixam aqui.

E se esse tipo de imóvel pode ser negócio, ele também pode ser usado como moradia. Ou seja: dependendo da situação, os imóveis lindeiros podem ser tanto uma fonte de renda estratégica para o proprietário que investe neles ou uma opção para quem circula entre duas cidades separadas por uma estrada e vê como vantajoso estar “no meio do caminho”.

Justamente por estarem fora de limites urbanos, esses imóveis e lotes têm características jurídicas específicas, não sendo classificados sob categorias urbana ou rural e nem estando sob cartórios de registros ligados a uma região específica. Vale sempre consultar a fundo com corretores como é a situação legal de um terreno lindeiro antes de fechar negócio.

imoveis-lindeiros-planejamento

Vantagens e desvantagens desse tipo de imóvel

Existem algumas vantagens interessantes quando a gente fala de investimento em imóveis lindeiros:

  • Preços atrativos: Fora dos centros urbanos, os imóveis lindeiros costumam ser vendidos por valores mais em conta;
  • Oportunidades de negócios: Quem mora perto de áreas rurais ou de zonas onde existe demanda por mercadorias tem no lote lindeiro uma área estratégica para instalar uma loja ou centro logístico – e até mesmo industrial. São inúmeras as possibilidades que surgem aqui!;
  • Vaivém: Especialmente para quem não é fã de morar em centros urbanos, o imóvel lindeiro garante um afastamento que pode ser útil para quem vai de uma cidade para outra com frequência.

Por outro lado, também existem desvantagens e pontos para se manter atenção ao cogitar adquirir seu lote ou imóvel lindeiro.

  • Distância: É um tipo de imóvel geralmente de acesso mais difícil para quem não tem um meio de transporte próprio;
  • Regras próprias: Imóveis lindeiros e lotes lindeiros têm uma ordenação jurídica própria, então qualquer investimento precisa ter uma consultoria prévia para tudo estar regularizado;
  • Instabilidade nos negócios: Por sua característica, um imóvel lindeiro usado no comércio, por exemplo, tem um fluxo de caixa nem sempre estável, dependendo de como está o tráfego pela região (altas e baixas temporadas também influenciam). Também não são muitas as possibilidades de aluguel.

Para garantir que está fazendo um bom negócio ao comprar um imóvel ou lote lindeiro, vale sempre estudar os motivos potenciais de problemas e avaliar: vale a pena? Se sim, boa escolha!

Possibilidades com a alienação aos proprietários de imóveis lindeiros

Outro ponto nesse tipo de lote é a possibilidade da alienação aos proprietários de imóveis lindeiros: pela investidura (definida pela lei 8.666/93), proprietários de imóveis lindeiros de áreas vizinhas a obras públicas têm direito a condições especiais para adquirir lotes vizinhos que ficaram improdutivos por causa dessa intervenção. 

Habitualmente, nesse cenário, existe a possibilidade de compra pelo preço de avaliação. Ou seja, se você já garantiu seu imóvel ou lote lindeiro, dependendo da situação, pode aproveitar uma condição inesperada que te permite ampliar os negócios ou sua área útil. 

Planejamento fica mais fácil com financiamento

Como em todo tipo de investimento em imóveis, planejamento antes do primeiro passo é fundamental. Seja para abrir seu negócio ou para garantir sua casa ou apê próprios, né? E uma das formas de garantir que o planejamento possa ser feito com calma e garantindo segurança para as finanças, você sempre pode procurar um financiamento imobiliário!

Na Loft, nosso time de profissionais garante que você obtenha as melhores condições de financiamento existentes no mercado quando você financia um imóvel do nosso catálogo. Nossa equipe qualificada – que atende de forma gratuita e digital – procura os melhores bancos parceiros, negocia a aprovação de crédito em seu nome e te orienta em todos os passos para fechar o melhor negócio que você poderia fazer. 

Conseguindo a melhor proposta para o seu perfil junto às principais instituições financeiras do país, você já fica com tudo orientado e encaminhado para assinar contrato com as taxas de juros e correção mais vantajosas do mercado. E nem precisa esquentar a cabeça: durante todas as etapas do financiamento, nossos especialistas se encarregam de toda a burocracia e tiram todas as suas dúvidas.

Conheça o portfólio de apês da Loft e realize o sonho de achar o seu cantinho!

Outros assuntos que podem lhe interessar

Assine nossa Newsletter
Assine nossa newsletter