imovel-pronto-ou-na-planta

Imóvel pronto ou na planta? Entenda as diferenças para tomar a melhor decisão

6 MINUTOS DE LEITURA

Boas negociações são resultado de planejamento e informação; conheça vantagens e desvantagens de comprar imóvel pronto ou na planta

Neste artigo, você vai encontrar:

  • Diferenças entre imóvel na planta e imóvel pronto
  • Vale mais a pena comprar apartamento pronto ou na planta?
  • O que saber antes de comprar um apartamento na planta
  • Dicas de como comprar um apartamento
  • Como a Loft pode auxiliar na busca por um imóvel

Qualquer que seja o tipo de apartamento que você compre, haverá vantagens e desvantagens no negócio. Mas estas últimas não precisam ser fonte de estresse, desde que você se prepare e já tenha um plano de ação para o momento em que se deparar com elas. Seja um imóvel pronto ou na planta, a regra para fazer uma boa compra é se planejar.

Ao longo deste artigo, vamos apresentar as diferenças do imóvel na planta para o pronto, além de dicas de como se preparar e fazer o melhor negócio para o seu perfil de comprador. Veja ainda algumas dicas para a compra do primeiro apartamento. 

Qual a diferença do imóvel na planta ou pronto?

Se perguntando qual a diferença do imóvel na planta ou pronto? O apartamento na planta é negociado por construtoras e incorporadoras antes mesmo de iniciar a construção do empreendimento imobiliário. O comprador adquire a unidade, geralmente com o pagamento de um sinal mais parcelas mensais. 

Quando as chaves forem entregues, o saldo que ainda não foi pago deverá ser quitado ou financiado junto a uma instituição financeira. Em condomínios novos, também há a chance de comprar um apartamento pronto depois que a obra for entregue – pode ser uma unidade que não foi comprada na planta ou pode ser um imóvel repassado de alguém que adquiriu lá atrás, quando não havia nada além do stand de vendas.

Há ainda a opção de apartamento pronto antigo, que já tenha passado por uma reforma ou não. Na Loft, por exemplo, temos imóveis reformados disponíveis para venda e também a possibilidade de fazer a reforma no apartamento que o cliente já possui. Saiba mais sobre a reforma da Loft aqui.

O que é melhor: comprar imóvel na planta ou pronto?

Para entender qual é o melhor investimento, se imóvel na planta ou pronto, você deve avaliar as suas preferências e necessidades. Por exemplo, se busca um imóvel para morar e pretende se mudar em um prazo curto, o apartamento pronto é a opção adequada.

Em termos financeiros, muita gente que a resposta para “é melhor comprar imóvel na planta ou pronto?” é apartamento na planta. Isso porque o valor de entrada costuma ser menor e as parcelas mensais e abatimentos do saldo são negociáveis, ou seja, pode haver mais flexibilidade de pagamento. 

É importante pesar os prós e contras de cada opção com calma, sempre de acordo com o que você precisa e pode realizar com os recursos que tem disponíveis. Ao comprar um imóvel pronto ou usado, procure saber se aquele bem possui alguma dívida atrelada e, de preferência, busque assessoria jurídica para ajudá-lo com a documentação.

No caso de um imóvel na planta, trata-se de uma transação de boa fé, uma vez que você acredita na idoneidade da construtora e na promessa de entrega da obra. O destino do seu futuro apartamento e a forma como o dinheiro que você está aplicando nele será distribuída na obra estará de acordo com o que a construtora decidir. 

Já publicamos um artigo no blog sobre os riscos de comprar apartamento na planta, acesse aqui.

O que saber antes de comprar um apartamento na planta

Dentro da lista do que saber antes de comprar um apartamento na planta está o histórico de negócios das empresas responsáveis, tanto a construtora quanto a incorporadora. Comprar um imóvel na planta significa assumir riscos, sendo o pior deles que a obra não seja entregue.

Para minimizar esses riscos, pesquise o passado da empresa e, caso seja possível, entre em contato com alguém que fechou negócio com ela. Depois, prepare-se emocionalmente e financeiramente para possíveis atrasos na entrega do seu apartamento. Há muita burocracia envolvida na construção de um empreendimento, o que pode atrasar ainda mais.

Dicas de como comprar um apartamento

A primeira coisa a fazer se deseja comprar um imóvel é um planejamento financeiro. Organizar suas dívidas e ganhos, além de quanto já tem guardado, é fundamental para definir o tipo de imóvel que cabe no seu orçamento atual.

Depois, faça uma lista de preferências sobre o apartamento ideal. Não abre mão de uma varanda? Quer ter uma área de lazer no condomínio? Prefere um apartamento mais antigo, com boa metragem, para reformar do seu jeito? Deseja morar perto do trabalho ou próximo a parques? As respostas para essas perguntas serão seu guia rumo ao imóvel perfeito.

Planejamento financeiro em ordem e apartamento escolhido, é hora de negociar o pagamento. Você pode fazer o pagamento à vista, solicitar um financiamento imobiliário ou realizar a permuta de imóveis. A Loft possui um time de assistência imobiliária para auxiliar na compra e venda de apartamentos. Saiba mais sobre o Compra e Venda Segura aqui.

Encontre o apartamento ideal com a ajuda da Loft

Quer começar a busca pelo seu primeiro apartamento ou por um novo lar? A Loft tem apartamentos à venda disponíveis nos bairros mais procurados de São Paulo e do Rio de Janeiro, com opções para todos os perfis e orçamentos. O cliente conta com a ajuda de um corretor parceiro e do nosso time jurídico para finalizar a transação sem complicações.

Agende uma visita presencial ou online!

Outros assuntos que podem lhe interessar